Richa sacrifica ensino médio em Pato Branco para reduzir gastos

O tradicional colégio La Salle, que funciona há mais de 40 anos e oferta ensino médio noturno para mais de cem estudantes, vai encerrar as atividades no noturno em 2015. E o fim da oferta não será gradual como se costuma fazer nesse tipo de alteração, será simultâneo. Ou seja: os estudantes terão que ir atrás de outro colégio para continuarem estudando.

O tradicional colégio La Salle, que funciona há mais de 40 anos e oferta ensino médio noturno para mais de cem estudantes, vai encerrar as atividades no noturno em 2015. E o fim da oferta não será gradual como se costuma fazer nesse tipo de alteração, será simultâneo. Ou seja: os estudantes terão que ir atrás de outro colégio para continuarem estudando.

Um comunicado de março, mas que foi mantido em sigilo até agora, da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do governo do Paraná determina o fechamento das turmas de ensino médio noturno no tradicional Colégio La Salle de Pato Branco. A justificativa seria de que a demanda é reduzida, visto que há somente! 100 alunos divididos em três turmas. Qualquer profissional de educação sabe que uma turma com mais de 30 alunos não pode ser considerada pequena.

O Blog do Esmael vem noticiando há tempos o abandono da educação pública no governo Beto Richa. O tucano enfrentou uma greve e diversos protestos pela maneira como a área vem sendo administrada. Já houve até falta de merenda em escolas. Trata-se mais um desdobramento do “choque de gestão” do governo Beto Richa, ou seja, com o fechamento das salas de aula reduz-se o quadro de professores. No comunicado há também a orientação para que o valor do aluguel seja renegociado e reduzido. ! Dessa forma, o governo tenta cumprir o limite prudencial (gasto em folha) previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, sem o qual fica impedido de obter empréstimos.

O Colégio La Salle Pato Branco é fruto de parceria, na qual a Associação de Pais e Mestres é responsável pelo corpo docente e pela manutenção da escola e a Rede La Salle contribui, cedendo o edifício e prestando apoio pedagógico e formativo à  comunidade educativa.

Leia aqui o fac símile do comunicado da SEED:

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. os alunos nao serao prejudicados.

  2. Eu conheço bem esta escola e se estão fechando é porque realmente não deve ter muito aluno nas turmas. Conheço a professora Ana que é chefe do NRE e sei do comprometimento dela com a educação, alias, uma das precursoras do ensino em tempo integral, sei que ela jamais deixaria fechar um turno se existisse demanda. Vamos nos inteirar dos fatos para depois fazer comentários tolos.

    • Meu amigo, se não existe procura é incompetência do governo. Se existisse vontade política esse espaço (escola), seria usado com inteligência, criando cursos profissionalizantes por exemplo.

  3. choque de gestão, queimou o transformador da escola. aulas noturnas não mais….

  4. Com EDUCAÇÃO NÃO existe GASTOS e SIM INVESTIMENTOS, quando fechamos uma escola decretamos a INCOMPETÊNCIA de um governo.

  5. Que informação mais mal repassada, sou morador de Pato Branco, e não é bem por ai essa história, a outros colégios na cidade que também possuem aulas durante a noite, por sinal a um a um pouco mais de duas quadras do La salle que também oferta aulas a noite, o La Salle só será fechado por questões de corte de gastos, e com a economia dos gastos, serão aplicados no próprio colégio, para usufruto dos alunos da manhã e tarde, que são a maioria do colégio, então antes de falar merda vão se informar melhor bando de repórterzinho sensacionalista, o governo não está nem um pouco bom, mas inventar história, ai já demais!!!

    • Alexandre,
      a verdade é que Educação, Saúde e Segurança não são prioridades no desgoverno RICHA, afinal: nesse desgoverno a avaliação no ENEM do Paraná despencou, na área de saúde esse desgoverno investiu menos do mínimo imposto por Lei, em relação a segurança aconteceram fatos que mais parecem piadas de mal gosto: o telefone da PM foi cortado por falta de pagamento, viaturas sem manutenção e combustível, delegacias locadas da Polícia Civil desalojadas por falta do pagamento do aluguel, racionamento do alimento dos cães e dos cavalos da PM por falta de ração, retroativos e quinquênios que não foram pagos, entre outros absurdos.

  6. Existe outro colégio estadual, Augustinho Pereira que é muito próximo ao La Salle, ninguém ficará prejudicado com o fechamento desse turno.

    • Willian,
      você acredita no que postou? É óbvio que NÃO!

    • O Colégio Estadual professor AGOSTINHO Pereira, vai continuar como está, porque nossos alunos do LA SALLE irão estudar em outra escola….entendeu? E EUZINHA VOU SER PREJUDICADA, SIM. Quem é Willian na ordem do dia que responde pelo corpo docente?

  7. Isso não é novidade. Aqui em Curitiba diversos colégios que ofertam Ensino Médio em Blocos estão sendo obrigados a fechar turmas e, por consequência, interromper a formação dos alunos por seis meses. É ilegal, imoral, contraproducente, mas a SEED obriga.

  8. E AGORA GOVERNADOR DO CHOQUE DE GESTÃO, QUEM TRABALHA DURANTE O DIA E PRECISA ESTUDAR A NOITE EM PATO BRANCO, TERÁ QUE ESTUDAR EM FRANCISCO BELTRÃO? E O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ QUE DESAPARECEU, NÃO VAI RESPONDER ESSA?

  9. REAJUSTE é o que determina a Lei(índices);
    REFORMA é manutenção,não é construção;
    HORA ATIVIDADE é o que determina a Lei(1/3);
    ESCOLAS DA APAE se assumiu compromisso, o tratamento por obrigação deve ser igual.
    Obs.:governo do cafezinho,nunca cumpriu um prazo com a categoria dos professores – atrasos, pgtos. parcelados,saúde, etc…
    E sobre TRAIÇÃO não PROFESSORES que devem se preocupar e sim aqueles que vão em algumas regiões do estado como visitante oficial e promovem suas festinhas em ambientes restritos, esses sim tem interesse

  10. Pelo comentário do Walmir, 90% dos professores devem ser petistas, porque tem poucos servidores dentro das escolas que ainda acreditam no (des) governador. Meu avanço na carreira, que deveria ter acontecido em outubro/2013 só foi efetivado em março/14. Dos atrasados, recebi somente 20%. Deve ser o tal xoque de jestão. Quanto ao salário, devemos agradecer ao beto richa ou ao Lula, que criou a lei do piso? Ou ao Requião, que instituiu o reajuste por data base? Aff, cada uma que a gente lê… será que são psdbostas que postam?

    • O Paraná ta mal de professores imigine os alunos, xoque de jestão kkkkkkkkkkk SEUS ANALFAS.

      • Além de gramática, na disciplina de língua portuguesa existe o ensino da interpretação e produção de textos. O uso do erro de grafia das palavras “choque” e “gestão” no comentário da professora Vivi visa o efeito da ironia, sua mula paralítica. Já se vê que largou a escola pra cheirar cola.

  11. e quem paga o pato sempre é povo pela incompetência do betinho

  12. Educação no governo Richa.

    – Reajuste de mais de 50% no salário dos professores. Nenhum governo atingiu esse índice em 3 anos e meio.

    – Resolveu o problema deixado pelo Requião dos professores da Vizivale.

    – O maior programa de reformas de escolas já visto. Alguns estabelecimentos, como é o casa do Colégio Santo Inácio de Loyola, de Fênix, esperava reformas há mais de 20 anos. Pergunte à diretora Marisa o que ela acha do governo Requião e do Richa.

    – Aumento da hora-atividade, antiga reivindicação dos professores.

    – As escolas da Apae têm o mesmo tratamento de escolas convencionais, assistidas pelos programas de governo, como a merenda escolar, por exemplo.

    – E por fim, o Beto Richa não tem interesse em saber se alguma professora trai o marido.

    É, sr. Esmael. Não será a meia dúzia de professores militantes do PT que vão enganar o restante dos educadores do Estado que têm senso crítico e capacidade para analisar e comparar a educação em cada govenro.

    • Walmir,
      será que alguém acrewdita nisso? Tenho certeza absoluta, que até você, tem consciência, que é propaganda enganosa do governo!

    • Vc esqueceu de alguns detalhes:
      – Richa não aumentou nada, nem hora atividade nem salário dos professores nem dos funcionários. O que ele fez foi cumprir com uma LEI FEDERAL, a lei do piso, que por sinal só aconteceu graças a pressão da categoria. Quanto aos funcionários todo aumento se deu por conta da lei de reajuste dos servidores, que tambem tem pressão todo ano.
      – calotes e mais calotes. Ele foi obrigado, graças a greve, a acertar as promoções e progressoes atrasadas desde 2012.
      – a dívida não acaba. Mais promoções e progressões de 2014 se acumulam.
      – Reforma de colégios é para inglês ver, passe em todos os colégios que foram reformados, não somente aqueles que eles usam de modelo pq esses sim estão ótimos mas o restante haha triste situação.
      – programas e projetos o Requião tem inúmeros, um dos melhores foi a inclusão digital nas escolas que por sinal precisa urgentemente de manutenção e melhorias que não acontece e nunca vai acontecer no PSDB, diga um projeto do desgoverno que fez alguma diferença para a educação?
      -Você não é educador, se fosse não estaria falando uma asneira dessas. A grande maioria 80% ou é são Requião.
      -Se tem uma coisa que vai matar o relincha é o funcionalismo público, esses sabem a péssima administração desse desgoverno.
      – se preparem, os comissionados vão cair fora…

      • Correção – 80% ou mais é Requião.

      • Ednei, você decorou a cartilha da APP/Marlei Sindicato?! Então quer dizer que o RequiNão não cumpria a lei e até entrou na justiça contra todos esses direitos.

        • Beto Relincha, vai pastar!!!

        • Tem uma coisa que as pessoas tem que aprender é dizer a verdade, não preciso decorar nada, sei do que estou falando, não sou puxa como os comissa do relincha, vc é? Se fosse puxa dessa pessoa que vc citou votaria na candidata dela. DIGA EM PONTO EU ESTOU ERRADO? MAS PROVE O QUE DISSER.

        • O desgoverno é a incompetência em pessoa e a tatica dos comissa é tantar tirar o foco. Todas as conquistas foram graças a luta sim dos servidores. QUANDO QUE EU DISSE EM SINDICATO?

    • Ahh se quiser eu falo mais, tem a EJA, SAUDE DO SERVIDOR, CALOTES DE FORNECEDORES E ALUGUÉIS, COMISSIONADOS INÚTEIS SOBRECARREGANDO A MÁQUINA PÚBLICA E POR AÍ VAI, tem muito pra falar einnn. Mas tudo isso vai resumir em gritao em outubro FORA RICHA ATÉ NUNCA MAIS, LEVA OS COMISSIONADOS PARA LIMPAR SUA PELA NO TEU AP DE LUXO.

    • Sou professora do Estado do Paraná por quase 25 anos.Não sou militante do PT, mas não quero NUNCA MAIS governos do PSDB e seu “choque de gestão”. Como eu somos milhares!!!

  13. Pois é, a tempos se fala dessas questões de fechamento e nosso glorioso sindicato pouco faz.

  14. TAMBEM ESTÃO FALTANDO MEDICAMENTOS PRESCRITOS PARA PACIENTES COM DETERMINAÇÃO JUDICIAL.ALGUEM ACABARA PRESO POR DESOBEDIENCIA ÀS DETERMINAÇÕES.
    NA CAMPANHA TUDO ISTO VIRÁ A TONA.

  15. O PSDB sempre sacrificou o ensino médio.