Incompetência deixa população de Matinhos sem pediatra de plantão

A RPC TV exibiu na quinta-feira passada (03) uma matéria exibindo a falta de médico pediatra de plantão na rede pública em Matinhos, Litoral do Paraná. Segundo a reportagem, as crianças só se consultam com clínicos gerais. O prefeito Eduardo Dalmora (PDT) falou à  reportagem que a situação estaria resolvida em 48 horas; mas, passados quatro dias, o problema continua, agora sem previsão de solução; abaixo, assista ao vídeo.

A RPC TV exibiu na quinta-feira passada (03) uma matéria exibindo a falta de médico pediatra de plantão na rede pública em Matinhos, Litoral do Paraná. Segundo a reportagem, as crianças só se consultam com clínicos gerais. O prefeito Eduardo Dalmora (PDT) falou à ! reportagem que a situação estaria resolvida em 48 horas; mas, passados quatro dias, o problema continua, agora sem previsão de solução; abaixo, assista ao vídeo.

Em tempos de Mais Médicos! em que o Governo Federal trouxe profissionais da medicina do exterior para garantir o atendimento básico da população, moradores de Matinhos, no litoral do Paraná, ainda convivem com a falta de pediatras para atender as crianças do município. Foi o que mostrou uma matéria da RPC TV exibida na última quinta-feira (03), em que pais de crianças adoentadas figuravam preocupados e impotentes com a situação.

O diretor do hospital e o próprio prefeito aparecem para minimizar o problema, dizendo que o pediatra estaria de sobreaviso e a culpa seria da empresa! que venceu a licitação. Na semana passada, o prefeito Eduardo Dalmora (PDT) falou em 48 para resolver a situação. Hoje a reportagem da TV voltou a Matinhos e tudo está na mesma; ou pior, desta vez a secretária municipal de Saúde, Maria da Graça Viganó, admitiu que o problema pode demorar semanas para ser resolvido.

Ao colocar a culpa na empresa! o prefeito expõe a pior opção possível feita por um gestor público para atender a população, que é a terceirização. Qualquer especialista na área sabe que neste caso a solução seria a realização de concurso público com salário digno e plano de carreira para atrair os profissionais. Caso isso! seja dificultado pelo tamanho do município, a opção seria investir num consórcio regional junto com os municípios vizinhos, como já existe no Litoral. E por que os profissionais não são contratados por esse consórcio?

Os médicos fogem! das empresas! que terceirizam esse tipo de mão de obra, pois elas são conhecidas pelos frequentes calotes nos profissionais; além de não assinarem contrato de trabalho, realizarem pagamento sem comprovantes, entre outras artimanhas para sonegar os direitos trabalhistas dos médicos.

Os estudiosos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério Público Estadual e Federal e outras autoridades no assunto apontam as terceirizações como a principal forma de corrupção, um verdadeiro ralo por onde escoa boa parte dos recursos investidos na saúde pública brasileira.

Assista ao vídeo com a reportagem da RPC TV:

 

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Manipulação … fiz três comentários ,sobre a situação de medico Pediatra em Matinhos .. cade os meus comentários ????

  2. tenho 33 anos, esta cidade conhecemos e muito bem, e este hospital nunca funcionou dignamente, sempre esta ladainha de sempre, sem medicos, atendimento medio ou pequeno porte, falta tudo, salarios minoritarios, ou seja o municipio nao tem condiçoes de cuidar administrar…
    entregue para o governo estadual ou federal.

  3. Quero ver nas próximas eleições se vão votar no candidato dele o Gentil e ele mandando, a hora de votar em candidatos sem estar amarrado, daebinvestigar , por que os vereadores rezan na carrilha delectodosbo temem. Socorro Matinhos , vamos cuidar de nossos filhos, quero ter netos nascidos em Matinhos, Requião neles

  4. Meu amigo CARLOS,não conheço o prefeito de Matinhos.não conheço o Secretário Municipal de Saúde.Nem resido em Matinhos,minhas colocações foram no sentido de que a imprensa muitas vezes não ve todo lado das coisas.Volto a repetir resido muito longe daí,apenas digo fui SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE,fui membro do COSEMS-Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná por vários anos.Tenho números e dados de pediatras que existem no Paraná hoje.Não ganho e não perco nada.Só quem está criticando,ligue para um PEDIATRA já,tem ali na esquina,bem fácil,fácil……

  5. Sou contribuinte no município de Matinhos,local onde tenho um pequeno apartamento e lá tenho passado as minhas temporadas de verão. É difícil entender o desinteresse com que o Prefeito, Sr. Eduardo Dalmora, administra aquele município. Esse senhor é dono de uma infinita lista de propriedades naquela cidade, local onde também domina diversas atividades comerciais. De formas que, a prosperidade do município configura o seu progresso pessoal e de sua família. Eu não sei se ele é mal cercado ou mal intencionado, mas eu sinto que por lá a coisa está a cada dia pior. Um pequeno exemplo: A principal atividade econômica do município de Matinhos é o turismo. O evento turístico que mais atraí visitantes a Matinhos é o carnaval. Agora pasmem . . . Esse ano em Matinhos não houve carnaval.

  6. O que posso dizer , vergonha , vergonha e vergonha nossa querida Matinhos nos noticiários com a noticia de falta de médicos pediatra

  7. Joaquinzao ai deve ser o secretário de comunicação de Matinhos…rsrsrsrsrsr
    se não tem condição responsabilidade e capacidade de assumir as demandas do Município por que se candidata , so para satisfazer o ego e enriquecer mais ainda , nosso Litoral precisa melhorar de políticos , de secretários, de gente mais interessada em melhorar nosso litoral. Se não cuidar,os de nossa saúde , nao adianta em nada. As outras por que não existira vida nao concordam ?

  8. Desde 1900eAntigamente que eu frequentava Matinhos a cidade sofre com essa gentalha irresponsável, mas o povo caiçara gosta de votar em cara xerozzo, se bem que já teve até um Peixeiro no comando da city e a merda sempre foi a mesma, acorda Matinhos.

  9. Belo trabalho este da RPC TV.
    E ainda tem gente que chama-a de velha-mídia, vê se pode!
    kkkk sabem de nada inocentes kkkk

  10. Apenas umas colocações.Em primeiro lugar,o programa mais médicos “são clinicos gerais”,raros são os pediatras.Em segundo lugar,não se encontra pediatras em qualquer esquina.Não quero aqui ser,o advogado de ninguém,apenas dizer que qualquer BOM clínico geral,substitui pediatra.A imprensa deveria se informar mais,antes de falar certos fatos de saúde pública.Façam uma pesquisa,quantos municipios médios e pequenos tem pediatra ? Em cada 100 formandos de medicina,apenas 4 ou 5 fazem Pediatria,isso a população deveria saber.Muitas vezes,o prefeito e o Secretário Municipal de Saúde,fazem muitos esforços,e não conseguem.Então a dona RPC com certeza,não está tendo boquinha,aí resolve fazer essas matérias demagógicas.Falo com conhecimento de causqa,fui SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE,e sei o quão é díficil conseguir profissionais na área médica,e principalmente especialistas.

  11. O PDT do Dalmora o mesmo do Baka de Paranaguá, nossa se deixar Matinhos como Paranaguá com os rombos públicos, pena Matinhos não merece , e andava com o casal Gleyse e Paulo Bernardes e Angelo Vanhoni agora com playboy Beto Richa e deputados , então como acreditar num homen desse , e pior votamos nele. vamos tomar cuidado esse ano nessas eleições

  12. O Litoral agradece esmael pela matéria, aonde em nossa Cidade não tem médios para nossas crianças e lembrar que o atual Prefeito já esta no segundo mandato vai criticar como a antiga gestão kkkkk, pois nas suas duas campanhas falava e mostrava vários postos de saúde 24varias fotos dos médicos com crianças e a esposa dele é Eunice Viganó a secretaria é irmã dela , veio do interior do Paraná super ricos e trabalham por um salário em Matinhos kkkk quanta caridade, lembrando Esmael quero Prefeito é dono dos maiores mercados da Cidade , postos de Gasolina, Hoteis , loja de material de construção , e em todas abriu ruas mudou o transito , sempre pensando no seu mega projeto, e o povo que sempre tentou questionar todos sabem foram ameaçados com capangas milícias e todos se calaram com medo, e agora o povo assistindo a cidade suja so recolhem o lixo nas ruas principais e em Caiobá , nossos filho e idosos sem saúde , segurança , importante a gde midia como vc dando espaço para ver se chamamos a atenção das autoridades competentes.

  13. o prefeito de matinhos deve estar seguindo a cartilha do fruet do pdt no quesito falta de médicos nas unidades de saúde

  14. Que vergonha!!! A terceirização pode ser interessante para municípios próximos à grandes centros, jamais há 100km de Curitiba. Essa empresa nunca conseguirá fechar a escala de plantonistas pediatras. Até onde sei, o CRM exige que um serviço de emergencia tenha pediatras à disposição por 24 horas. Administração hospitalar pífia, gestão sem o mínimo preparo para abrir serviço de emergencia.