Turismo: Richa promove farra com dinheiro da Educação para chefes de NREs e diretores de escolas

O governador Beto Richa, que reclama da falta de empréstimos da União, promove farra turística com recurso da Educação aos comissionados dos 32 Núcleos de Educação (NREs) e diretores das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná; visitantes são recebidos para conhecer instalações do Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa; coincidentemente turistas são recebidos pelo trio Richa-Arns-Rossoni, candidatos à  reeleição, à  Assembleia e à  Câmara, respectivamente; por outro lado, professores e funcionários são submetidos a humilhantes parcelamentos de direitos salariais e trabalhistas.

O governador Beto Richa, que reclama da falta de empréstimos da União, promove farra turística com recurso da Educação aos comissionados dos 32 Núcleos de Educação (NREs) e diretores das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná; visitantes são recebidos para conhecer instalações do Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa; coincidentemente turistas são recebidos pelo trio Richa-Arns-Rossoni, candidatos à  reeleição, à  Assembleia e à  Câmara, respectivamente; por outro lado, professores e funcionários são submetidos a humilhantes parcelamentos de direitos salariais e trabalhistas.

O governador Beto Richa (PSDB), em campanha pela reeleição, abriu as portas do Palácio Iguaçu a visitações de chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e diretores de escolas do Paraná. Nesta terça-feira (3), conforme registro da própria Agência Estadual de Notícias, 28 diretores e demais servidores comissionados foram recebidos na sede do executivo estadual e também fizeram um tour pela Assembleia Legislativa. Tudo pago com dinheiro público, é claro.

Os diretores-turistas são recebidos pelo ex-secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), pré-candidato a deputado estadual, pelo atual titular da Secretaria de Educação (SEED), Paulo Schmidt, e pelo presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), pré-candidato a deputado federal.

Na semana passada, o trio Richa-Arns-Rossoni já havia levado à  capital paranaense — com tudo pago pelo erário — uma expedição de 100 (cem) escolas do NRE de Pato Branco, da região Sudoeste. Foram 350 pessoas que passearam pelos corredores do Palácio Iguaçu e Assembleia (clique aqui).

A SEED possui 32 NREs, que cobrem administrativamente as 2,1 mil escolas da rede pública estadual. Ou seja, faltam trinta grupos virem a Curitiba para a sessão beija-mão dos tucanos que se destacaram nos últimos 3 anos pela destruição da educação — outrora a melhor do país.

Richa fica choramingando que não tem dinheiro porque o governo federal boicota empréstimo de R$ 817 milhões do Proinveste, mas tem recurso de sobra para patrocinar turismo de diretores de escolas e servidores comissionados dos NREs? Enquanto isso, os salários dos professores “óhhh…”.

73 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Queridos Educadores! Quando tratamos de educação temos que manter o nível, afinal somos ou deveríamos ser os protagonistas. Porém, o que está em pauta não é o Partia A ou B. Nem o Fulano de tal ou sicrano. É um Direito vital de milhares de Educadores, sendo jogado no lixo. E o pior, abrindo precedente perigoso nos Direitos dos Educadores do Paraná.

  2. Acho muito grave fazer uma denúncia como esta colocando todos no mesmo patamar. Trabalho em duas escolas estaduais, cujas colegas diretoras trabalham seriamente, lutam diariamente para melhoria da educação em nossa escola e nunca participaram dessas tais “farras” a que o blogueiro mencionou. |São pessoas honestas e não merecem que sua conduta seja questionada dessa maneira. Moderem seus comentários para que não se cometam injustiças, por favor. Posso com certeza incluir vários colegas diretores de cidades vizinhas que conheço e que também trabalham seriamente.

  3. esse monte de denuncias de ajudas a diretores é o descaro do desespero desse pseudo governador….

    tem escola que está o caos, com direção cagando e andando para seus alunos e funcionários… e ainda cogita-se manter por mais 1 ano???? hahaha esse cara eh uma piada mesmo… de muito mau gosto…

    honre tuas calças e cumpra o que deve ser feito.. eleição para direção esse ano… meu voto é Requião sempreeeeee

  4. Sou professor do Estado por muitos anos, também ex diretor, já trabalhei em NRE.
    fico triste em imaginar que alguns que aqui postam possam ser realmente professores..
    Pois quem está realmente atuando no trabalho escolar possui de forma nítida o horrível contexto educional atual. Que o IDEB, índice educacional, seja verificado para ser constatado.
    Neste mês de junho sairá o novo índice, e possivelmente será mais uma vergonha da atual gestão. Triste pque quem ficará com o ônus deste desgoverno seremos nós, o povo.
    Abcos a todos.

  5. Parabéns ao Governador Beto Richa por mais essa iniciativa ..é bom que os professores conheçam bem as estruturas do nosso estado para melhor passar aos alunos parabéns,, pena que tem muita gente do mau e só fala ao contrario do que queria ser ou estar.

  6. Professores do Estado…Pelo amor de Deus…estudem política…Vejam o que é o projeto tucano para educação …não fiquem na superficialidade…Sou diretor de escola e professor a mais de 20 anos,Projeto Lerner/richa, farinha do mesmo saco destruiu projetos educacionais…Fale com qualquer funcionário e veja a diferença …Só algumas palavras chave:PDE, FERA ,VIVA-ESCOLA, PCCS PROFES E FUNCIONÁRIOS…PESQUISEM PARA NÃO FALAR BESTEIRA…

    • Caro nobre diretor colega de profissao, percebo que o requiao foi um bom governador para a educacao()bem melhor que o lerner) mas por gentileza nao tire os méritos do atual governador beto richa, pois ele e sua equipe atendem mto bem aos anseios dessa classe desorganizada, falo isso por que vejo muitos adeptos a gleise inseridos na APP sindicato querendo sempre problematizar as coisas para promover a sua candidatura e com isso se promoverem, se nao bastasse isso faça um comparativo entre o sistema educacional do parana e sao paulo que tem o hadad e depois me diga que ganha melhor como quem faz a folha de pagamentos dos professores como é a forma de progressao enfim em todos os pontos nos estamos melhor. Agora pra quem esta se derretendo pela gleise cuidado e veja bem como esta o nosso país

  7. E pra piorar tudo, temos aí uma funcionária do NRE – Pato Bco fazendo “chifrinho” na cabeça do sub chefe que está logo atrás da chefe, um ótimo exemplo de desrespeito; E enquanto os diretores passeiam e se divertem nessa farra…com o dinheiro público, as escolas se deterioram, a merenda não chega, e eles estão lá sorrindo na esperança de ter seu mandato estendido!!! kkkkkk como ele cumpre suas promessas… essa “puxação de saco” será em vão… kkkkkkk

  8. Não me surpreende essa vergonha do Desgoverno Richa, só liberou grana pras escola no ano eleitoral, aprendeu direitinho com o Titio Requião!
    Que saia essa vergonha do Richa e volte a vergonha do Requião!!!

  9. Isso mostra que Richa ouve a categoria!! Que está do lado dos professores, que coisa chata, que o governador não recebe os professores é porque ele não dá bola, se ele recebe é gasto de dinheiro!

  10. Morro e não vejo tudo. Gastar dinheiro público para passear em vez de trabalhar é o fim do mundo. Para piorar, tem gente que concorda. Ah, se o governador fosse do pt…

    • Minha nossa mais esse NRE de Pato Branco vive na mídia, vem cá, vamos fazer uma limpa geral começando pelo governador, chefia dos nres, seus “chupas”, esses diretores que pensam que o cargo é vitalício. Professores do sudoeste, vamos acordar, tá feio hein!!!

  11. Kkkk vergonha, comissionados se passando por funcionários e professores. Decadência do governo Richa. Quem realmente é funcionário sabe de nossa situação.

  12. RICHA SIMPLESMENTE ESTA FAZENDO O QUE OUTROS GOVERNADORES PODERIAM TER FEITO. ABRIR AS PORTAS DO PALACIO IGUAÇU, PARA VISITAÇAO DOS NOSSOS EDUCADORES. E ISSO VAI SERVIR DE APRENDIZADO A MUITOS, BEM COMO LEVA-LOS A VISITAR VARIOS ORGAOS PUBLICO ONDE TALVEZ MUITOS NAO SABIAM COMO FUNCIONAVAM, SE ISSO E FARRA , VC ESTA CERTO

  13. Como já dizia o Padre Quemedo, “iztó nón ékziste!”
    É mais uma tentativa frustrada de ressuscitar a fraude do Ferreirinha, que o Mamona usou em 1990 e que pelas regras dos dias de hoje daria cassação e cadeia. Agora burlam a lei com mentirinhas e maldadezinhas…

  14. ESSE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ E UMA MENTIRA SÓ. POR ISSO QUE OS CARAS ESTÃO DESESPERADOS EM REELEIÇÃO. AINDA BEM QUE ESTÁ ACABANDO. SINTO PENA DOS COMISSIONADOS.

  15. “Farra”… como esse portal é pejorativo e infame. Farra é o que o Governo Federal está fazendo com nosso dinheiro.

  16. É por esse motivo que diretores de escola e de núcleo de educação se tornam alheios as verdadeiras demandas da educação e também esse é mais um dos motivos pelo qual as vezes a categoria é desunida!!!

  17. E o jantar que vai ser oferecido hoje para os chefes de núcleo numa casa em Curitiba alugada pelo rossoni para ser seu comite central?????

  18. Eu não sou simpatizante com nenhum partido, apenas olhos os fatos e analiso o que é melhor pro meu país, estado, cidade e logico minha familia….mais eu fico envergonhado com pessoas que não enxergam os fatos que estão a um palmo da sua cara por simplesmente não gostar do outro candidato…Galera, a coisa é simples, o Beto era pra ser o grande governador…eu disse “era”, porque ate agora não foi, e não sera….independente de quem seja os outros nomes…

    • Esse teu papo de rufião só engana vagabundas burras, Marcelo. Tu é Mamona! Tu é TV laranja! Tu é dólar no armário! Tu é da turma do coice nos companheiros e da traição! Assuma!

  19. Ô Esmael, então uma visita a um edifício histórico, o principal componente do Centro Cívico da capital de todos os paranaenses, é uma farra?
    E a visita ao Palácio Iguaçu foi um complemento secundário à reunião de trabalho dos professores dos nossos núcleos.
    Urge revisão de conceito.

  20. O atual governo adora fazer farra com o dinheiro público. Quem está se doendo deve ter o rabo preso!

  21. Olha aí o povo comissionado do passeio defendendo o governo!!!kkkkkkkkkkk

  22. Comissionados não fazem e nem contribuem em nada ao Paraná. Portanto aproveitem a festa porque estão com os dias contados.

  23. Enquanto isso o NRE de Guarapuava oferece curso de maquiagem….

  24. Atenção, rapazes e moças que moram em prédios. Os blogueiros dos times Requião e Gleici, detestam vocês. Uma estúpida intolerância que bem mostra a cabeça de cada um.

    • Atenção rapazes, moças, crianças, idosos,senhores e senhoras que moram em casas, mocambos, alagados, casebres, favelas, cortiços e conjuntos populares os blogueiros do time do Beto detestam vocês!Intolerância tucana incurável contra pobres e remediados!

      • Toooooooooma baba ovo imbecil é melhor calar a boca, quem fala o que quer ouve o que não quer.
        Parreira chupa saco do playboy e sua turma da oligarquia só amam seu bolso

      • Aline levou por trás.
        nunca nesse blogue alguém mostrou intolerância para com categoria social ou econômica alguma.
        Mas, diariamente pinta analfabeto funcional tascando “piá de prédio”, desrespeitando rapazes e moças que trabalham, estudam, como todo mundo.
        E a sua resposta, é bem mesmo a mostra da prática da disseminação da luta entre classes, uma das premissas do leninismo, alardeadas costumeiramente por Lula, remedado por Dilma.

      • Bobagem, Aline. Nunca vi blog algum com esse perfil. E ainda mais de um governador como o Beto, eleito pelo voto popular.

        • Baiano, querido, cortês como sempre. O problema de alguns colaboradores desse blog nos remete aquele velho ditado: quem fala o que quer ouve o que não quer (No caso quem escreve o que quer etc…. O seu Parreiras é um desse…ainda mais se usar um pouquinho de ironia, como fiz, o “véio” fica mais “enervado”. Óbvio que os blogueiros tucanos não detestam todos os que moram em sub-habitações, assim como blogueiros requigleicistas não detestam todas os moços e moças que moram em prédios (até mesmo porque a maioria desses devem habitar nesse tipo de domicílio…). Exageros de retórica política a parte, tenham todxs um bom dia!

  25. Este fantoche que se diz governador o Paraná, Beto, está torrando o dinheiro dos contribuintes em festas, mas daqui a uns minutos os Comissionados Rola-bostas já estarão comentando aqui e defendendo o Piá ded Prédio.

  26. Leia-se – mantivemos.

  27. Como educador, sempre mentivenos um bom diálogo com todos os governos, contudo o atual mantém uma linha direta com a educação.

  28. Sou muito mais Richa que Requião/Gleisi e sindicato corrupto. Estamos muito felizes com governo Richa. O que se vê hoje é que os outros partidos estão batendo cabeça. Requião quase expulso do PMDB ( na minha região dizem que dá 80% de apoia a Richa a convenção do PMDB e no PT nem eles se entendem.. Em Toledo, vereador do PT lidera protesto contra a Petrobras. Vamos continuar Richa, e ganhar mais essa no primeiro turno. Beto recebe os professores, ao contrário de outros malucos que nem perco meu tempo falando. Voltar ao passado jamais. O choro é livre…

  29. A educação sempre foi destaque de qualidade no estado, a greve motivada politicamente por sindicato petista, perdeu credibilidade e força,sendo rapidamente resolvida. A interatividade e respeito com os educadores é mantido em todos os momentos. A farra comentida pelo governador é de respeito a classe, e ponto final.

    • Então fala para seu governador pagar o que nos deve. Melhorar as condiçoes de trabalho e muito mais. É um desrespeito a atitude do governador, estamos a mais dr dois anos esperando, desde que esse cara foi eleito vivemos numa miséria.

  30. O governador mantendo a educação e a relação com os professores e esse vendido pro requião vem falar merda

  31. Sem contar que o dinheiro pago de cargo comissionado para esses chefes de NRE é dinheiro jogado fora, porque não servem para nada, somente para a politicagem mesmo!

  32. São funcionários do governo, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM.
    Problema é ser funcionário do senado e ficar durante a semana fazendo caravana pra tentar ser alguma coisa num partido falido, e ter blog pago com dinheiro publico fazendo campanha…Há, porque vai ter blog que vai ser ferrar sabia? Bj no ombro