EUA deslocam caças. Rússia não cede. Vem aí a 3!ª Guerra Mundial?

do Brasil 247

Barack Obama faz o que se esperava dele; com a Otan declarando apoio à  Ucrânia, presidente norte-americano desloca 12 jatos de guerra para a fronteira com a Polônia; com tropas nas ruas, dentro da Crimeia, Vladmir Putin prossegue cruzada diplomática pelo direito da região à  autonomia; ao levar a sério movimentação das tropas ocidentais, guerra entre as duas maiores potências militares do mundo estaria sendo armada; você acredita em uma 3!ª Guerra Mundial?

Barack Obama faz o que se esperava dele; com a Otan declarando apoio à  Ucrânia, presidente norte-americano desloca 12 jatos de guerra para a fronteira com a Polônia; com tropas nas ruas, dentro da Crimeia, Vladmir Putin prossegue cruzada diplomática pelo direito da região à  autonomia; ao levar a sério movimentação das tropas ocidentais, guerra entre as duas maiores potências militares do mundo estaria sendo armada; você acredita em uma 3!ª Guerra Mundial?

As pressões sobre o tabuleiro da Ucrânia só aumentam. Enquanto o comando da Otan declara apoiar o governo do país e a Rússia fixa seu exército dentro da Crimeia, os Estados Unidos realizam seu primeiro movimento militar. Um esquadrão com uma dúzia de caças F-16 foi deslocada para a fronteira da Polônia com a Ucrânia. A clara intenção é mostrar mobilização militar para impedir a conexão da Crimeia, península autônoma da Ucrânia, à  Federação Russa.

Será preciso, porém, mais do que o deslocamento de F-16 para levar a Rússia a um recuo. Após dar sua posição ao presidente dos EUA, Barack Obama, em dois longos telefonemas, Putin procurou a chanceler alemã à‚ngela Merkel para repetir seus argumentos de que o plebiscito marcada para o próximo final de semana na Ucrânia é legítimo. O parlamento do país aprovou por unanimidade a ligação à  Federação Russa.

Os grandes movimentos militares são acompanhados, até aqui, com relativa calma dentro da Ucrânia. Vai ficando claro, agora, que pelos menos duas dezenas de grupos organizados de neonazistas e fascistas estavam entre a massa que levou à  queda do presidente Viktor Yanukovich.

Abaixo, notícia da Agência Reuters a respeito:

EUA não reconhecerão anexação da Crimeia, diz autoridade

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos não vão reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia se residentes votarem em referendo na próxima semana pela integração da região ao território russo, afirmou o oficial de segurança nacional dos EUA Tony Blinken, neste domingo.

Autoridades da Crimeia convocaram para 16 de março um referendo para confirmar que a região, que tem maioria formada por russos étnicos, é parte da Rússia. A votação foi marcada depois da deposição do presidente ucraniano, aliado de Moscou, no mês passado.

Tony Blinken, vice-conselheiro de segurança nacional do presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou em entrevista à  CNN que a Rússia ficará sob pressão internacional cada vez maior como consequência do referendo.

“Primeiro, se houver uma anexação da Crimeia, um referendo que transfira a Crimeia da Ucrânia para a Rússia, não vamos reconhecê-lo nem a maior parte do mundo vai”, disse Blinken.

“Segundo, a pressão que já exercemos em coordenação com nossos parceiros e aliados vai crescer. O presidente deixou muito claro ao anunciar nossas sanções, assim como fizeram os europeus outro dia. Isso é o primeiro passo e colocamos em ação um mecanismo muito flexível para aumentar a pressão, aumentar as sanções”, afirmou.

Obama afirma que um referendo na Crimeia viola a lei internacional e a Constituição da Ucrânia. Na semana passada ele anunciou sanções que incluíram proibição de viagens e congelamento de ativos de indivíduos tidos como responsáveis pela intervenção da Rússia na Crimeia. O presidente russo, Vladimir Putin, não estava entre os indivíduos.

Forças russas tomaram o controle da península da Crimeia, crucial para Moscou como porto de águas quentes que abriga sua frota naval no Mar Negro. A ocupação não foi marcada por confrontos violentos, mas elevou as tensões com o Ocidente para o maior nível desde a Guerra Fria.

(Por Bill Trott)

127 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Só hoje dei com este site, para dizer apenas três coisas:
    1º os USA não estão a dormir, vocês acreditam mesmo que ficaram parados? Agora é a altura para investir na qualidade não na quantidade.

    2º Os profetas falharam todos os Prognósticos

    3º Guerra nunca é bom para ninguém, pedem luta, na hora do vamos ver tiram o pé.

  2. I cannot thank you enough for the blog post.Really looking forward to read more. Want more.
    replique cartier ballon bleu hommes http://www.montrecartier.com/

  3. SE A CRIMEIA FAZ PARTE DA UCRANIA, A RUSSIA NAO PODE TOM´-LA DE VOLTA.

    O TEMPO DE GUERRAS POR INVASAO DE TERRITORIO JA PASSOU.

    FOI PORQUE A ALEMANHA INVADIU A AUSTRIA QUE A SEGUNDA GUERRA COMECOU.

  4. A grande verdade sobre ugivas nuclear é Rússia até tem mais que os Estados Unidos . Porém os Estados Unidos com seus aviões furtivos não teriam problemas em atingi o território russo , jÁ os russos dificilmente conseguiriam atingi o território americano pois sabemos que os russos não tem caças furtivos e a história nos ensina que os americanos tem os melhores radares do mundo um muitos mais muitos navios , carros e armas , anti misseis (menos em peal harbor que os radares eram um lixo)

  5. Estados unidos e Russia medrosos , em vez de pensarem em diferenças ,e alguns poucos motivos tolos para causar guerras , porque não pensam em coisas que nos unem ? uma coisa que o mundo inteiro gosta ! pokemon !

  6. O importante é que o sao paulo é tricampeao!!!!!!!

  7. Eu tenho minha opinião seria que o poderoso que provocasse e o que aceitasse fosse na frente dos combatentes nunca teria guerra, pois só os soldados e civis que morrem, ex. putim e obama deveriam ir na frente dos batalhoes.

  8. Eu acho que cada pais tem que cuidar da sua vida, os americanos sem pre se entrometeram nos outros paizes pra roubarsuas riquezas, eles estao endividados ate o pescoco com os banqueiros globais, os americanos sao muito odiados pelospaises que eles pisaram e aameaçaram, se os eua atacar a russia os tigres asiaticos se unirao juntamente com ira siria iraque e outros paises os americanos e aliados serao destroçados, eles estao querendo provocar guerras porque estao perdendo o dominio economico para os brics e so uma guerra poderia acabar comos brics.

  9. Americanos se acham os fortes SQñ ,, Se travarem guerra com a russia ,, os russo vão tacale um mec missil feliz no cu desses americano metido ,, e Obama vai ter que xupa essa manga !!! kkkkk

  10. saiba que nos não passamos de marionetes dessa potencia mundial e a cada potencia mundial que toma a frente vai dita ou seja sera um ditador da da economia e outro
    vcs sabem pq não enriquecemos urânio, e desenvolvemos ogiva nuclear, adivinha quem nos empata disso sabem porque o nos ainda não enviamos um satélite para o espaços adivinha sabem pq ninguém entra em conflito com nós que samos a maior reserva natural de tudo mundo, se encontra qualquer minèrio aqui e quem esta querendo nos toma vcs acha que seria diferente se force outros países de maior potencia e os outro são apenas marionete para quando seus recursos se esgotarem usam as marionete

  11. A Crimeia já era da Russia e parece que foi Krushov que a cedeu, sem onus, a Ucrania (o Alasca foi vendido aos EUA) – mas aí era tudo URSS. Então, o retorno a Russia não é nada de mais, em especial por ter maioria de moradores de origem russa.A condição dos EUA de ter maior sistema militar de superficie, com bases em varias partes do Mundo, não funciona muito no mundo moderno. Isto porque hoje em dia mandam os misseis, em especial os nucleares – e isso a Russia tem de sobra. O proprio EUA vem preferindo os misseis, como os Tomahoky e os Drones. Mesmo a China, com poucos misseis nucleares intercontinentais, pode fazer um estrago nos EUA. Imaginem um ou dois deles caindo em Nova Iorque e Chicago, por exemplo. Estrago fisico e economico. Sem falar nas armas quimicas e biologicas. Aliás, se uma ogiva nuclear apenas explodisse proxima do litoral dos EUA, o abalo economico mundial seria enorme.Ademais, os territorios da Russia e China são enormes, com vastas areas desertas e semi desertas, aguentando muito mais impactos nucleares do que os EUA. Nos EUA os estragos seriam muito maiores.

  12. Eu sou contra o comunismo,prefiro apoiar o caputalismo opressor do que esses comuna fdp…os americanos podem ser oq vcs imagaginarem mas pelo menis nao sao comunistas como a russia,cuba e china e agora indefinidos ainda e infelizmente venezuela e o proximo sera o Brasil…procurem saber sobre o comunismo e tenho certeza q irao mudar de ideia sobre a russia…”só existe comunismo enquanto huver dinheiro.”

  13. Já está na hora de dizimar mais da metade da população mundial! eu estarei de prontidão com uma pá na mão para cavar a minha própria cova e ponto final!

  14. Acho isso uma grande bobagem. galerinha vamos pensar o seguinte quantas e quantas vidas no mundo são perdidas todos os dias.

  15. Meus queridos o seguinte esse que os Estados Unidos e a Russia São os maiores líderes mudiais isso eu concordo. mais eu penso que maior potência mudial do que Deus ñ existe, diante dele esses paises com essas discurçoes sobre guerra e por causa de disputa por território são fichinha diante dele. utir quem irá começar uma possível terceira guerra mundial onde várias são perdidas.

  16. ALGUEM ACHA MESMO QUE OS EUA IRÃO SE METER COM A RÚSSIA? É RUIM!! NEM MESO EM ESTADO DE LOUCURA FARÃO ISSO.

  17. Bom meus caros oque posso afirmar com toda certeza é que ambos os lados EUA e Russia não iram ceder tão cedo mas em meu ponto de vista a Russia violou uma lei mundial que é contra a anexação de qualquer pais ao seu. Mas creio que os EUA não deviam interferir tanto como interferirão , mas por serem uma potencia mundial devem manter a ordem e não deixar que as coisas extrapolem a Temos total consciência que tanto EUA quanto Russia são fortemente armados com bombas atômicas e os sábios sabem que uma guerra entre eles é totalmente FORA DE COGITAÇÃO ! essa guerra não vai acontecer pelo simples fato de um temer o outro , eles sabem do poder que ambos tem nas mãos e sabem o mu que isso traria para a população mundial . Mas se a guerra vim eu posso dizer que vencera. Serão a UE e os EUA sim , a Russia pode ter bom aliados ao seu lado como china e irã ( contendo bombas nucleares ) mas os EUA tem a Europa toda em seu favor fora o Canada e israel então se contarmos a potencia bélica de cada pais eu afirmo que a vitoria seria dos EUA a Russia pode ter um armamento nuclear muito forte mas os EUA também tem. no fim das contas o mundo ficaria devastado pela guerra e esse é o motivo dessa guerra não acontecer Obama e Putin sabem o risco que correm então isso sera resolvido.

  18. morrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmm chinesessssssssssssssssssssssss

  19. O brasil óbvio ficaria do lado da usa porque e aliado e irmão
    Más tem uma coisa a se pensar o brasil faz parte do grupo brics.
    Parceiro da Rússia.

  20. quem esta por tras de tudo isso? eu cei, que vai acontecer coisas monstuosa! e so tenho do dos inocentes,eu nao queria cer terraque, pq, sao maliginos…jcc.

  21. até que fim …….só assim diminui a populaçao ,,,,espero logo ;;;;

  22. Sim galerinha… E nós brasileiros , como ficamos? O Brasil vai defender os EUA ou vai virar comunista , será que o EUA junto com o Canadá e seus aliados seram derrotados? Como fica o nosso pais nessa “briguinha de super potências”?

    • meu caro espero que o Brasil faça o melhor que ele sabe, ficar em cima do muro, em briga de gente grande pequeno não se mete!!

  23. infelizmente so assim que o povo russo vai se livrar deste tirano comunista”¦.

  24. minha esposa e polonesa e temos varios amigos russos que sofrem em um pais
    que nao te da o direito de se espressar”¦
    em uma palavra via skype, ele tinha medo de comentar sobre o assunto”¦
    COMUNISMO
    os proprio cidadao russo nao ve a hora de a guerra comecar”¦.
    so assim conseguirao liberdade”¦
    acredito que se acontecer uma guerra, o povo russo apoia o EUA”¦

  25. o mundo quer uma terceira guerra, ter arma em punho os Estados Unidos não deveria provocar e nem russia não tem o direito de tirar vidas e pelo jeito isso vai acontecer.

  26. Quer saber esses caras DONOS do Mundo divia mesmo tacar bomba no c deles. enquanto tamo aqui ralando pra ter o nosso pao de cada dia eles tão la fazendo brinde por ganhar a vida fazendo briguinha de quem perde mais gente….

  27. OBAMA FAZ EUA PARECER FRACO: AMERICANOS CONSIDERAM PUTIN MAIS FORTE.

    22 de março de 2014
    3 Votes

    A revista britânica Economist e a agência internacional de análise YouGov propuseram aos americanos comparar as qualidades de líder dos presidentes dos EUA e da Federação Russa, Barack Obama e Vladimir Putin.

    A maioria esmagadora dos interrogados, ““ concretamente, 78%, ““ deram a vitória ao presidente da Rússia Putin.

    Apenas 45% dos respondentes consideram Obama um político forte e 55% referiram o seu presidente como “bastante fraco”.

    50% dos interrogados estão convencidos de que os EUA não devem intervir nos eventos que ocorrem na Ucrânia e apenas 24% aprovam a ação de Obama na atual situação.1

    Obama faz os americanos parecerem fracos.

    Presidente deve garantir êxito da Ucrânia; só assim russos notarão que seu país é um posto de combustível gerido por uma autocracia corrupta.

    Obama deveria ser responsabilizado pela invasão e iminente anexação da Crimeia? Naturalmente não, como também não pode ser acusado no tocante à Otan, à guerra do Iraque ou às intervenções ocidentais para conter as atrocidades em massa nos Bálcãs e na Líbia. A culpa é precisamente de Vladimir Putin, um imperialista retrógrado e um “apparatchik” da KGB. Em sentido mais amplo, a Crimeia expôs a perturbadora ausência de realismo da política externa do governo Obama. A sua visão do mundo, ou a falta dela, precisa mudar.

    Nos últimos cinco anos, os americanos vêm ouvindo que “a maré da guerra está recuando”, que podem se afastar do mundo sem que seus valores e interesses sejam prejudicados. Isso alimenta um sentimento de que os EUA são um país fraco. Para pessoas como Putin, a fraqueza é provocativa.

    Os planos do escudo antimíssil dos EUA foram reduzidos. Aliados na Europa Oriental e Geórgia foram menosprezados. A ampliação da Otan foi adiada. Um novo tratado para redução de armas estratégicas exigiu cortes importantes dos EUA, mas não da Rússia. Putin cedeu muito pouco. Obama prometeu “mais flexibilidade”.

    Putin observou falta de determinação nas ações de Obama além da Europa. No Afeganistão e Iraque, as decisões militares parecem ter sido adotadas mais pelo desejo de retirada do que ter sucesso. O orçamento para a defesa foi reduzido com base na esperança, não na estratégia. Irã e China intimidaram aliados dos EUA sem nenhum custo perceptível. Talvez o pior seja o fato de Bashar Assad ter cruzado a “linha vermelha” estabelecida por Obama no uso de armas químicas na Síria e nada ter ocorrido com ele.

    Para Putin, vacilo é um convite à agressão. Seu mundo é um lugar hipócrita, tosco, onde o poder é venerado e a fraqueza desprezada e todas as rivalidades são de soma zero. Para ele o colapso da União Soviética foi “a maior catástrofe geopolítica do século”. Ele não aceita que os vizinhos da Rússia, especialmente a Ucrânia, sejam independentes. A agressão de Putin na Crimeia reflete um crescente desrespeito à credibilidade dos EUA no mundo. Que tem estimulado outros protagonistas agressivos ““ desde os nacionalistas chineses aos terroristas da Al-Qaeda e os teocratas iranianos.

    Pela Crimeia, Obama deve começar a restaurar a credibilidade dos EUA como líder mundial. Isso exigirá dois tipos de resposta. A primeira, e mais urgente, é a administração da crise. É preciso trabalhar com os aliados para escorar a Ucrânia, tranquilizar os amigos sobressaltados na Europa Oriental e nos Estados Bálticos e mostrar a Putin uma frente forte. Isso não significa uma ação militar contra a Rússia. Mas sanções devem ser impostas contra autoridades russas. Exercícios da Otan devem ser reforçados na sua fronteira oriental. A cúpula do G-8 em Sochi deve ser boicotada e a reunião do G-7, ir para outro lugar. E é preciso apoiar os patriotas ucranianos, soldados e civis, que defendem seu espaço nas repartições governamentais na Crimeia.

    A Crimeia pode estar caindo sob controle russo, mas a Ucrânia tem mais uma chance de liberdade, de um estado de direito, de um futuro europeu. Os líderes ucranianos precisam unir a nação e realizar reformas. O Ocidente deve fornecer ajuda financeira significativa e outras necessárias. A legislação bipartidária hoje no Congresso americano contribuirá para isso.

    Numa perspectiva mais ampla, os EUA precisam se rearmar moral e intelectualmente para impedir que as trevas do mundo de Putin se alastrem. Os EUA precisam enxergar além de Putin. Seu regime pode parecer imponente, mas está corroído por dentro. Sua Rússia não é a grande potência à altura dos EUA. Mas um posto de combustível administrado por um regime autocrático e corrupto. E no final os russos destituirão Putin da mesma maneira e pelas mesmas razões que os ucranianos depuseram Viktor Yanukovich.

    Os EUA precisam se preparar para esse dia. Devem mostrar à população russa que apoiam seus direitos humanos ampliando a Lei Magnitzki para estabelecer novas sanções contra os que abusam deles. Não devem mais permitir que as autoridades mais corruptas do seu país depositem ganhos ilícitos em economias ocidentais. Devem provar que países como Ucrânia, Geórgia e Moldávia têm um futuro na comunidade Euro-Atlântica, e a Rússia também.

    Devem fazer todo o possível para demonstrar que a maré da história é favorável à Ucrânia ““ que os valores políticos do Ocidente, e não aqueles de uma cleptocracia imperial, são a esperança de todas as nações. Se a Ucrânia sair dessa crise independente, próspera e ancorada na Europa, quanto tempo levará para os russos começarem a perguntar, “Por que não nós?”. Isso não só extinguirá os sonhos imperiais de Putin, mas removerá todas as mentiras que sustentam seu domínio.

    A maior força dos EUA sempre foi sua visão esperançosa do progresso humano. Mas esperanças não vão muito longe se o país continuar ignorando o mundo como ele é. Isso exige realismo, força e liderança. Se a Crimeia não acordar Washington para esse fato, temo pensar no que o fará.2

    • o espaço é da Russia ! nós brasileiros sabemos perfeitamente disso !diplomaticamente EUA já perdeu essa guerra ! pois Russia não vai recuar ! pelo contrario só vai avançar ! E aumentar seu espaço territorial o que vai levar mais vantagem ! Acabou a moleza ! nós fechamos com Russia nesse caso ! E não em guerra ! E sim diplomaticamente

  28. Pode alguem me dizer o qual o significado da arcterra. para chegar la as forcas ocupantes tem que passar pela ucrania, por isso esta cobfusao todas. e sabem onde esta a tal dita arcterra, esta na siberia agora pensem bem sobre o problema da ucrania

  29. Os Russos São uma classe voltada a uma doutrina de vida em que o governo cala a boca da população e manipula todos os resultados que deveriam ser diplomaticos.
    Entao Que fiquem os americanos simbolo da liberdade!
    voces so comentam o que a midia inserta em suas cabeças!
    Embora eu ame o brasil , sei que e um pais de modismo quer acompanhar um ou outro.
    Não tem que acompanhar nada, temos apenas que nos armar e se preocupar somente conosco e esquecer o mundo la fora…
    que se comam e esqueçam de nos!

  30. Nunca li tanta babaquice juntas,todos estão mau informados,pois se os Estados Unidos não fossem assim já teria havido a terceira guerra mundial.Eles têm o poder de policiar o Mundo e são nossos aliados.Nunca tomaram nosso território e usam o capitalismo e sua democracia para serem respeitados.Têm sim o maior poderio bélico do planeta e detém tecnologias nunca antes usadas em guerras,mas claro,vão preferir a guerra convencional,pra evitar o holocausto nuclear e o fim da raça humana.E se os russos tivessem esse papel seria pra dominar o mundo,com crueldade que nem queiram imaginar,tipo guerra biológica,química,com intúito de dizimar pra ocupar territórios.

    • até que vc falou com propriedade freire; mas classificar de babaquice não foi inteligente!!!
      quem iniciar a guerra com mísseis intercontinentais nucleares ganharão sem dar tempo ao inimigo de responder a altura; portanto se focarem no extermínio da Rússia, China e Coréia do Norte(afetará a CS tbm) mas os efeitos colaterais não serão tão abrangentes assim!!!

    • TamU junto patrick ta na hora de resolver essa parada de uma vez … Vamos BRICs! Tomara que eles dizimem o território norte americano kkkkkkkkk

  31. infelizmente estamos no mundo onde, quem manda sao os mas fortes. e estamos com duas potencias em atrito por dominios. infelizmente EUA acham que sao donos de tudo e de todos e quando a outra super potencia toma a mesma atitude a outra nao gosta.mas so para lenbrar eu nunca vi o EUA participar de qualquer guerra sem apoio de aliados.quando isso aconteceuperderam vergonhosamente que foi a guerra do vietina.e pra refrescar a memoria de alguns, na 2 guerra praticamente os russos venceram sozinhos as batalhas, enquanto os EUA vieram com os aliados pela normandia.mas vamos torcer pra que nao haja guerra, pois eu que poder criar os meus filhostodos juntinhos de mim, senao quem vai pra luta sou eu, abraços.

    • kkkkkkkkkkk vdd andré; mas havendo uma guerra mundial, com certeza, sobrará o Brasil e mais alguns para reconstruir o mundo kkkkkkkkkkkkk

      • o brasil esta ferrado meus queridos, se uma bomba H pega aqui é melhor vocês darem adeus a internet as comidas deliciosas, as musicas legais as punhetinha kkkkkk, se fode tuuuuudooooooo, diga se é mintira!!!!!!! verdade verdadeira, e outra esse povo não tem o que fazer não é velho poxa vão jogar ddtank politicos, só querem fazer guerra só querem encrencar, em partes foi bom termos evoluido em tecnologia mas por outro lado não. Só tem bagasera nesse mundo era melhor o homen ter evoluido só na medicina mesmo afff.

  32. Enquanto não cair nenhum caco dessa guerra aqui no meu quintal eu tô tranquilo. Vou até colocar umas cervejas pra gelar.

  33. Os usa e a otan deveriam intervir logo na crimeia e mostrar aos russos que o planeta tem leis e tratados que devem ser respeitados. Alem do mais os russos nao são um bixo papao tao grande assim, tudo bem eles tem armas nucleares sabe se la si funcionam ainda, mais tem, mais os usa tambem tem, se eles usarem voces acham que o oa otan vai pensar duas vezes em usar tbm, os russos sabem perfeitamente que tem misseis intercontinentais apontados para eles,sem contar os que estao na europa bem embaixo do nariz deles!

  34. O Que faria os EUA se os russos colocassem misseis nucleares no Mexico?, ou se o Panama se aliasse a CEI?
    É isso que estão fazendo com a Russia.

  35. A Russian tem armas nucleares para abrir uma cratera na terra, EUA deve entender que nao esta mexendo com Iraque, Libia, Sirian iran, e tambem impor sançoes nao faz diferença nenhuma para a Russian, sera uma grande Guerra e a queda do EUA (ISTO A QUEDA DA BABI politica)

  36. uma guerra hoje teria proporçoes catastroficas , por envolver potencias nucleares. EUA sempre querem interferir no assunto dos outros,se considera donos do mundo vao pra PQPariu! Se a russia quer ela vai fazer , nao pensar em um possivel desencadeamento de uma guerra e burrice! se acontecer concerteza vai morrer muita gente.

  37. Finais dos tempos a Besta e seus sinais estão se declarando e seus aliados o mundo já esta tendo dores de parto muito breve a besta se levantara já e o esperado.

  38. Pessoal, acalmem os animos. Nao havera guerra , pelo menos por enquanto.Apesar de os estadunidenses( esta deve ser, segundo a NGB, a forma correta de nos referirmos aqueles habitantes entre o canada e o mexico) estarem querendo aumentar o tom, o cenario geopolitico economico atual e bem desfavoravel. Vejam, a russia tem interesse, na minha insignificante opiniao, legitima, em anexar a crimeia. Alem de area extremamente estrategica, tem nacionais russos la.Se eu fosse o putin, tambem nao abriria mao de 1 cm sequer daquela regiao, so por esses 2argumentos.Por outro lado, tanto a rssia quanto os eua estao com as econimias extremamente frageis, alem da falta de apoio de ambas as populacoes para investidas militares de ambos. A russia, em virtude da tao decantada dilaceracao do seu poderoso imperio sovietico, tem enfrentado dificuldades nas ultimas decadas em equacionar a manutencao de um numeroso exercito( em sentido amplo, claro, as forcas armadas no geral) em termos de folha , treinamento, etc, e ao mesmo tempo dispor de equipamentos operacionais para pronto atendimento. Apenas para citar um exemplo, nao recordo bem o numero exato, mas lembro de ter lido que no auge da guerra fria os russos tinham um arsenal de muitos milhares de ogivas nucleares plenamente operacionais. Hoje, nao devem passar de 1000. Bom, sempre ha a ressalva de que esses dados sao levantados por ”especialistas” estadunidenses.Por outro lado, os eua estao com um puta rombo na economia. Todos temos visto que eles estao reduzindo ao maximo os gastos militares. Tem uma divida dantesca com a china( que, diga-se, aliar-se-ia a russia numa hipotetecia e remota ofensiva yankee ). Tambem poriam em risco a europa ao induzir os russos ao corte do fornecimento de gas. Os argumentos sao abundantes e dariam pra escrever um livro. Entao, nada de panico: o apocalipse AINDA nao e agora. Ca pra nos, o que vai acontecer( sinceramente creio nisso) e que a crimeia vai dizer que a partir de hoje ( 16/03/2014) e russa , os eua vao latir, latir,mas nao vai se meter. No fim, a diplomacia do deixa disso vai esfriar as cucas nervosas.

    • parabenz unica opiniao sensata ,,,, apesar que gostaria muito de ver russia acabar com usa nao vai rola nada e outra povo bomba “sujas” nao e jogado assim nao pq vc inutiliza o local entao vc nao vai ter lucro e todo mundo sabe que em uma guerra a coisa mais visada e lucro

  39. Se acontecessem uma guerra entre usa e rússia , será que o brasil saberia administrar alguma vantagem econômica , eu nao tô nem ai pra essa guerra antes europa e russia e usa se lasquem o bom é que o Brasil saibam tirar proveitos e enriquecer o seu povo como eles sempre fizeram com o deles

    • joéliton; com certeza o Brasil vai tirar proveito desta guerra bom se o mundo não for fulminado com bombas nuclear,
      outra coisa o Brasil tem costume de entra na guerra bem no finalzinho e da apoio para quem esta vencendo

  40. ole amingos cristo falava guerra fome tudo a acontecer mundo

  41. a russia pode ser uma pontencia, mais na segunda guerra mundial eles ate falar que ganharo a guerra, nao foi asim, sei a pedeu 24 milhoes de vida, e 4.5 milhoes que morrerao, entao perdeu muito mais gent, na epoca no grande frio atacarao a russia comm tres frentes, se use uma frente chegar se a moscou ganharia da russia, os alemao ai teve grande ataque contra eles formado pelo eua, reino unido e frança. a russia recuou tanto, o povo se aliou.

    • eles nao so ganharam a guerra, mas se submeteram aos canalhas do ocidente que inventaram a porra do dia D para impedir que os russos anexassem toda a alemanha. voce precisa estudar mais….

    • negativo cidadão,na URSS ,Hitler conheceu o que era derrota, a maré vermelha o fez recuar e o exercito vermelho chegou em Berlim com 160 km de vantagem para os wilsons e cia,sendo que vieram de um ataque massivo em seu próprio território!chupa essa manga!

    • Realmente amigo tem que estudar mais!!! incluindo: história e gramática bási
      ca!!! rsrs

  42. … É BOM NÃO CONFUNDIR A RUSSIA COM O IRAQUE…

    • perfeito marcos… eles nao vao se meter a bestas dessa vez… o canalha do Bush disse que a america nao precisava de apoio da ONU para invadir o iraque… dessa vez, mesmo com o apoio da ONU eles nao tem peito… e se foram vao se fuder….

      • Não é o Iraque nem o pobre do Vietnã! Vá em frente ô Barak, vai se meter em quintal que está minado com armas nucleares. Quero que ver duas coisas: se tens o peito daquele canalha do Kennedy e se Putin não tem os fracos “colhões” do Nikita, em 62. Vamos ver essa luta, embora não deva sobrar quase nada desse “fud…. planeta. Mas, de forma alguma não ceda um milímetro para a “canalha” militarista americana. Vamos nessa, quero ver!!

  43. Os Estados Unidos oprimiram o mundo da mesma forma que a Rússia, na época da união soviética e se tivesse chance o Brasil também faria com outros países,um exemplo foi o que tentaram fazer na Bolívia e no Paraguai,não tem essa de que a Rússia salvou ou vai salvar o mundo. Todos sao farinha do mesmo saco, e a exploração na história da humanidade começou no dia em que um homem disse para os outros que eles deveriam trabalhar enquanto ele administraria e colheria tributos.

  44. Estar nas mãos da Rússia ou dos Estados Unidos e união europeia não faz a menor diferença. A ucrânia “tá na m” de qualquer forma.

  45. É simples ver que quem esta em desvantagens é UEA …
    sim apoio a Rússia.
    morte aos americanos.

    • morte aos russos, so surgiram com um propósito no mundo que era fuder com tudo, russos bando de fdp querem tudo do jeito deles nem dignidade eles tem, precisam violar um tratado pra fazer as coisas aff tomara que a rrussia se foda caso aconteça essa guerra ela vai sumikr do mapa russos bando de putos

      • moral que o nazismo vai voltar com tudo dentro de 20 anos no maximo, o nacional socialismo tomará conta de tudo outra vez. morte ao judeus negros e todas as raças inferiores e ao americanos e russos também, os alemães não são tão idiotas ao ponto de desistir ou esquecer o heroismo de hitler só porque ja se passaram decadas do fim da guerra, como foi dito acima em 20 anos a alemanha vai voltar a reinar sobre o mundo NAZISMO É A SOLUÇÃO os alemães vao se reerguer

      • “Amigo”,para de escrever besteiras…por favor!

    • e isso ai morte aos americanos e o presidente Obama

  46. Vixi…O Henrique mais uns e outros ai em riba, botam Henry kissinger debaixo do braço.

    Como entendem de política internacional a rapaziada.

    Tem gente que usa termos como argentária – Eça de Queiróz arregala os olhos. Machado de Assis estupefacto, exclama: Essa eu ignoro! Macaco Simão traduz: gente ordinária da Argentina.

  47. Uma ideia

    Os ESTADOS UNIDOS PAGA A DIVIDA À RÚSSIA OU A RÚSSIA PERDOA A DIVIDA DA UCRÂNIA.

    Resumo

    São 2 grandes países brigando por dinheiro? ou estão no vermelho mais que a própria devedora.

  48. poxa, brigar nesse caso é única solução equivocada, ninguém tem de atacar ninguém

  49. Só a Russia mesmo pra peitar os Yankess, será que vamos ver o exército Vermelho salvar o mundo mais uma vez! YANKESS GO HOME!

  50. na ucrânia o buraco é mais embaixo os yankees não são bobos de enfrentar a rússia

    • Quanto a Ucrânia acredito que a Rússia poderia ter tomado um caminho diferente(votação sem invasão)o plebiscito ilegal pós invasão irrita os aliados da Ucrânia; agora se juntarem Rússia, China, Coréia do Norte e Irã vai dar trabalho para os EUA/Reino Unido/Canadá e outros. Mas acredito que o primeiro grupo que mencionei perderão feio.

  51. O Putin já mostrou determinação ao invadir a Georgia, aliada dos EUA, Israel e Grã-Bretanha, em defesa da Ossétia do Sul. Neste caso da Criméia a situação é mais grave ainda: são cidadãos russos que estão na península e a Rússia tem uma base naval no local que jamais vai entregá-la aos EUA (porque entregar à Ucrânia com esse governo é o mesmo que entregar aos USA). Esses aviões americanos na Polônia são apenas fogos de artifício provando que a Polônia (do antigo Tratado de Varsóvia) se entregou aos EUA e colaboram com a OTAN na tentativa de cercar a Rússia. Evidentemente que Putin monitora os passos dos EUA e OTAN, quando chegar determinado momento crítico desse cerco vai reagir. Por exemplo: quando a 6.ª Frota Americana se aproximou da Síria, Putin interpôs alguma naves tendo seu comandante afirmado que qualquer ato hostil contra seus navios seria uma declaração de guerra. Conclusão: três navios russos seguraram toda a 6.ª Frota americana. O Presidente Obama sabe perfeitamente que está lidando com uma superpotência nuclear e agiu de acordo com isso na Geórgia e na Síria, e vai continuar agindo do mesmo modo na Criméia. Quanto à Ucrânia, se cair vier a cair nas garras dos EUA e da UE (o que não acredito, esse governo usurpador cai antes) vai ser uma nova Grécia de pires na mão.

    • Completando sobre a situação futura da Ucrânia nas mãos da UE+EUA+FMI é ver esta análise, que aliás já conhecemos da época de FHC: http://www.voltairenet.org/article182583.html

    • Apenas para completar, a elite oligárquica argentária entreguista ucraniana está tomando conta da Ucrânia para depois entregá-la ao FMI e ferrar a população (FHC já nos deu esse exemplo!). Quem desejar ver a história política recente da Ucrânia, inclusive a entrega atual, pode clicar aqui: http://port.pravda.ru/news/sociedade/09-03-2014/36381-alemanha_oligarcas-0/

      • Henrique com todo respeito vamos comentar sobre a possível 3a. guerra mundial; porém não compartilhe com posições passadas de FHC; politicagem enoja-me! dê sua opinião e o FHC dê a dele individualmente ok. Quanto a Ucrânia acredito que a Rússia poderia ter tomado um caminho diferente(votação sem invasão)o plebiscito ilegal pós invasão irrita os aliados da Ucrânia; agora se juntarem Rússia, China, Coréia do Norte e Irã vai dar trabalho para os EUA/Reino Unido/Canadá e outros. Mas acredito que o primeiro grupo que mencionei perderão feio.

  52. O grande problema hoje é que a Europa está nas mãos da Rússia, os russos fornecem um terço do gás consumido por lá. Quem vai perder com essa história toda são os europeus que vão sentir muito frio… Melhor eles mandarem o Obama baixar a bola. Depois vale lembrar que 58% da população da Crimeia é de origem Russa, o Ucranianos representam apenas 24%; portanto a Criméia é ucraina só no papel e não no coração.. Melhor deixar essa polacada resolver os problemas entre eles…

    O risco de guerra nuclear existe, Dmitri Rogozin, o vice-primeiro-ministro russo disse em dezembro de 2013:

    “As nossas forças nucleares estratégicas são um grande nivelador de chances. É possível experimentar quanto quiser, instalando armas não nucleares em portadores estratégicos. Mas é necessário ter em conta que, enquanto formos atacados, iremos recorrer sem dúvida, em conformidade com a Doutrina que aprovamos, armas nucleares, para defender o nosso território e os nossos próprios interesses estatais. Qualquer agressor ou grupo de agressores devem dar-se claramente conta dessa possibilidade.”

  53. A verdade é uma só: a Crimeia não compensa!!!!

    • A VERDADE É UMA SÓ: A CRIMÉIA COMPENSA, POIS ALI ESTÁ LOCALIZADO O PORTO/BASE MILITAR RUSSA DE SEVASTOPOL (ALIÁS, A PRONÚNCIA E ESCRITA CORRETAS É COM “V”).

      • É verdade que a Criméia compensa sim…e o Obama vai ter que chupar essa manga!!!kkk

        • A VERDADE E QUE A RUSSIA E VARIOS OUTROS PAISES POR AI TEM VONTADE PROPRIA E NAO SE SUJEITAM A OTAN E MUITO MENOS A ESTADOS UNIDOS ELES QQUEREM E VAO E TOMAM TERRITORIO QUE ALIAS JA ERA DELES ,AMERICANOS E EUROPEUS PENSAM QUE SAO POLICIA DO MUNDO MAS ESTAO COLECIONANDO INIMIGOS AO LONGO DOS ANOS CUIDE DE SUA CASA AMIGOS….

          • Cara concordo como e que o brasil ainda e aliado dos estados unidos querem nosso petroleo a amazonia espionaram a presidente a petrobas o brasil mantem mas o povo nao gosta muito dos eua apoiamos a russia por que ela e contraditoria a os eua

      • Acha mesmo que isso é apenas pela criméia ? se fosse só por isso tudo isso já teria sido resolvido…

      • os paises acordarao chega de americanos mandando em todo o mundo tem que acabar isso viva a Russia

    • Como não compensa? É a saída do sul para a Rússia.

    • É hora de saber parar.O Obama sabe que não tem condição o EUA entrar num conflito desse. A Russia é altamente bélica e estrategicamente sábia! Invadiu e vai continuar invadindo os que desejaram se agregar a Russia. A nossa opinião é previsível diante da complexidade que passa a região quanto a vários fatores que desconhecemos dos bastidores dos poderes envolvidos! Não posso afirmar que não haverá uma guerra ou que haverá. Tudo depende de cada passo tomado pelas partes envolvidas. Mas uma coisa eu tenho a certeza: EUA , UE e Russia voltaram para um tempo de que toda guerra é possível de iniciar e sem noção de terminar!…. Deus queira que nunca comecem…

    • Compensa sim amigo; mas do ponto de vista estratégico e moral; já que descumprem tratados internacionais., exemplo: …para cada crime à uma sentença certo? portanto esta invasão e posse forçada da Criméia é um crime internacional passivo de intervenções militares por parte da U.E. e EUA.
      Quanto a Ucrânia acredito que a Rússia poderia ter tomado um caminho diferente(votação sem invasão)o plebiscito ilegal pós invasão irrita os aliados da Ucrânia; agora se juntarem Rússia, China, Coréia do Norte e Irã vai dar trabalho para os EUA/Reino Unido/Canadá e outros. Mas acredito que o primeiro grupo que mencionei perderão feio.

    • Quanto a Ucrânia acredito que a Rússia poderia ter tomado um caminho diferente(votação sem invasão)o plebiscito ilegal pós invasão irrita os aliados da Ucrânia; agora se juntarem Rússia, China, Coréia do Norte e Irã vai dar trabalho para os EUA/Reino Unido/Canadá e outros. Mas acredito que o primeiro grupo que mencionei perderão feio.

      • Ola!! marco, parece que vc está equivocado com esses confronto da Rússia e EUA, os EUA querem por toda lei destruir os que se mostrarem como potencia mundial pois eles sempre pretendem ser os cara.

    • guerra n quanta briga pra que isso ne melhor cada um ficar em seu canto em

    • vamos torçer para a contecer a 3 guerra que acaba logo com essa merda de mundo eu so sei que se acontecer a 3 querra prefiro morrer ao lado do loucos russo do que os iprocritas americano