Beto Richa perde embate das aposentadorias para ex-governadores

Governador Beto Richa, ao jogar a torcida contra os ex-governadores Jaime Lerner, Mário Pereira, Roberto Requião e Orlando Pessuti, se isolou da política real; antecessores conseguem reaver aposentadoria na Justiça, mas não perdoam o tucano pela perseguição moral que sofreram.

Governador Beto Richa, ao jogar a torcida contra os ex-governadores Jaime Lerner, Mário Pereira, Roberto Requião e Orlando Pessuti, se isolou da política real; antecessores conseguem reaver aposentadoria na Justiça, mas não perdoam o tucano pela perseguição moral que sofreram.

Um a um, todos os ex-governadores do Paraná — Jaime Lerner, Mário Pereira, Roberto Requião, Orlando Pessuti — recuperaram suas aposentadorias canceladas pelo governador Beto Richa (PSDB) em 2011.

O tucano assessorado pelo então procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, parecia ter certeza que estava fazendo a coisa certa — tanto no campo jurídico quanto no campo político. Com esmero, Bonilha só preservou a aposentadoria da mãe do ex-chefe, dona Arlete, viúva do ex-governador José Richa, e do ex-coordenador financeiro da campanha do PSDB em 2010, ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.

Ao jogar essa questão para torcida, Richa ganhou uns pontinhos no Ibope — o que eu chamaria de gordurinha — mas se isolou politicamente. Sabia-se desde então que essa matéria era controversa até mesmo no Supremo Tribunal Federal (STF) e que esses benefícios eram passíveis de serem recuperados até o julgamento final do mérito.

Em 1!º de abril de 2011, por exemplo, eu alertava que “a história está recheada de exemplos de ex-presidentes e ex-governadores como exímios conspiradores políticos”. Dito e feito.

O governador Beto Richa perdeu aquela “gordurinha” adquirida com o rompante udenista; se arrasta para terminar o mandato; tem uma base de sustentação volátil na Assembleia, sujeita abandoná-lo a qualquer momento.

Os ex-governadores Mário Pereira (1994), Jaime Lerner (1995-2002), Roberto Requião (1991-1994 e 2003-2010) e Orlando Pessuti (2010) não perdoam o tucano pela perseguição.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Fator Previdenciário – Entre no Google, busque por: AVAAZ FATOR PREVIDENCIÁRIO e acesse o 2º link.
    Vamos provocar uma avalanche de assinaturas para esta Petição Pública e acabar de uma vez por todas com este maldito Fator Previdenciário.
    Agora com apenas 0,5% dos eleitores, cerca de 700 mil assinaturas, qualquer vontade popular é automaticamente transformada em lei.
    Vamos em busca desse objetivo, basta difundir através das redes sociais. EU ACREDITO!

  2. Desculpe-me por tomar a liberdade desse primeiro contato.
    Elaborei uma petição pública para abaixo-assinado pela extinção do FATOR PREVIDENCIÁRIO.
    Vamos nos engajar no embalo dos protestos. As pessoas já começaram a assinar.
    A hora é agora… clique no link abaixo para saber mais e assinar.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Fim_do_Fator_Previdenciario/

    Por favor, repasse aos seus contatos e redes sociais.
    Muito obrigado,
    Vlademir Vive

    Veja no link a seguir o andamento do Projeto de Lei 3.299/2008 que demonstra um total descaso para com o aposentado brasileiro. Desde 2008 nada foi feito, mesmo com aprovação em 25/04/2012, por unanimidade, do requerimento que exige a votação da matéria em caráter de urgência.

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=391382

  3. ditado popular ,boca fechada nao ?????.o unico que talves nao deveria receber ,jaime lerner polos trilhoes de prejuizo cauzado a este estado ,so para lembrar .deo degraca nosso banco pra o tal banco itau.este jaime deveria sim e estar atras das grades junto com beto e o mentirosso rossoni.

  4. Lei é lei……….. tem que ser cumprida………..pois está na constituição estadual de 1988…… esse pessoal que reclama só reclama porque não é eles ou parentes deles………. e tem mais tem que pagar os atrasados no grampo sem essa de precatório ……..isso está no despacho do desembargador e corrigido ………. veja o prejuizo que o Estado levou por causa do senhor Jurídico Ivan Bonilha…….. o certo é o Estado cobrar desse cabra da peste……….. Pessuti, volte ser candidato a deputado estadual e venha presidir a Assembléia Legislativa de novo. Os funcionários estão na torcida. Deus é pai.

  5. É o playboy quem perde alguma coisa??? Não, somos nós os otários que pagamos impostos e sustentamos a pouca vergonha dessa aposentadoria escandalosa.

  6. Amigos, desculpem, mas acho que nesse assunto não dá para condenar apenas Pessuti e Mário Pereira não. É vergonhoso para todos. É uma afronta ao cidadão. Desculpem, vamos deixar de ser tendenciosos, alguns criticando um lado e excluindo outro. Todos agem com a mesma falta de escrúpulos.

  7. O curioso é que na pomposa pensão de sua genitora e também viúva do José Richa, o ATUAL E FUTURO EX-GOVERNADOR não quis bloquear.

  8. Vejo que denominar como aposentadoria o caso deles chega a ser uma afronta aos aposentados por tempo de serviço. Melhor seria então que ao menos tivessem eles um pouco de sensatez e chamar isto de “premio”, e que fosse apenas ao titular. Agora ver Mario Pereira e Pessuti nesta, é por demais mesmo.

  9. Esmael e demais é aquele velho ditado, ou seja, “passarinho que come pedra sabe a “C.U” (Conta Única) que tem!”

  10. o cara trabalahar dias e ganhar quase trinta mil por mês pro resto da vida é sacanagem e as outras aposentadorias também é imoral. ainda se eles contribuissem do próprio bolso durante o mandato e anos depois seria justo.
    pior também é na câmara de curitiba as super aposentadorias o salamuni não deveria assinar e deixar que eles fossem a justiça.

  11. PARABÉNS ESMAEL!!
    O tucano assessorado pelo então procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, parecia ter certeza que estava fazendo a coisa certa “” tanto no campo jurídico quanto no campo político. Com esmero, Bonilha só preservou a aposentadoria da mãe do ex-chefe, dona Arlete, viúva do ex-governador José Richa, e do ex-coordenador financeiro da campanha do PSDB em 2010, ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.
    UM fato veridico e concreto, sem tirar nem por uma virgula se quer!!
    Sao os modos operandi da tucanadas do DEMO!!
    Na industria das multas do BETO RIXA, acontessia muito este tipo de pilantragens…”Aos amigos do REI deletasse as multas de transito, aos inimigos do REI[petistas e opositores]é multa adoidado!!!”
    NA QUESTAO DOS PEDAGIOS, É BOM NOS PARANAENSES FICARMOS BEM ALERTA!! POIS VEM MUTRETA POR AI… LEMBRAM DA MUTRETA DO JEIME LERNER?? É POIS É…FIQUEM LIGADOS!!

  12. Vergonhoso, estes exs, deveriam ter vergonha de olhar seus familiares, quanto tempo estes tar de Mário e Pessutão, governaram ?
    E muita gente recolhendo INSS pra se apoasentar com salario minimo e depois de uns 40 anos de carteira assinada.

  13. É muito interessante falar em moralidade né, como fala o Requião em todos os seus discursos e os outros aí. É uma grande moralidade aposentar-se com valor tão grande enquanto os pobres da Carta de Puebla ficam na fila para aposentar, alguns internados na UTI e não podem se aposentar. Eu teria vergonha. Agora, deve ser ótimo né ganhar 25 mil como senador e outros 25 mil de aposentadoria do Estado. R$ 50 mil. Será que ele quer aposentar no Senado também?

    • Rober, esta errado mesmo essa turma receber aposentadorias gordas com nosso direito mas vc sabe, que se dão brecha para eles terem esse direitos eles vão brigar por ele, o que nosso desgovernador deveria ter feito era cancelar todas as aposentadorias, mas o que fez? manteve o da mamãe agora se a mamãe tem direito que va ao inss e requera pensão e não salario de 25 mil por mes as nossas custas enquanto o trabalhador pra se aposentar tenque trabalhar 65 anos e ainda tem o teto e o fator previdenciario, assim como os governadores deveriam seguir o mesmo caminho, mas enquanto tiver essas discrepancias no estado essas coisas continuarão assim.

  14. Aposentadoria só deveria existir a do INSS, nas mesmas regras para os demais trabalhadores, quem quiser algo à mais que pague a previdência privada. Dinheiro público só pra beneficiar a coletividade, nunca a individualidade…

    Agora e curioso ver o Beto Richa se voltando contra um dos seus criadores, o Jaimer Lerner, pai do grupo que o fez prefeito de Curitiba e através disso virou governador do estado do Paraná. Essa tucanada é tudo uma trairagem só, se tratam um ao outro dessa maneira, imagine as montruosidades que podem fazer a nós, simples cidadãos. Temos que tomar cuidado com esse tipo de gente.

    • Concordo Trabalhador, aposentadoria só do inss e respeitando as regras que todo o trabalhador tenque respeitar ou se quiser contrata uma previdencia privada, mas aposentadorias dessas gordas não deveriam existir.

  15. Por mais que seja um absurdo aposentadorias gordas com nosso dinheiro, mais uma vez nosso desgovernador caiu do cavalo com atitudes oportunistas, que bonito né cancelar todas as aposentadorias mas o da mamãe não!!!!!!!!!
    ou cancela tudo ou libera tudo, agora para uns pode e para outros não, e não vem dizer que a lei permitia isso e não aquilo que a lei sempre abre brechas então mais uma atitude oportunista do pior governador da historia.
    Se tivesse cancelado todos talvez ninguem conseguisse requerer devolta, mas como o da mamãe podia abriu brecha para os demais requererem devolta.

    • Ale na época o (des) governador Beto Richa estava cercado de “gênios do direito com notável saber jurídico e reputação ilibada!”
      Deu no que deu!
      E assim continua a “agonia de cada dia” do “Piá de prédio” que “brinca de governador” do estado do Paraná!