Atacado pela velha mídia, Lula vai à s ruas para se defender

do Brasil 247

Onde mais Lula pode se defender?

Acusação de publicitário Marcos Valério será investigada pelo Ministério Público; jornal O Estado de S. Paulo anuncia em tom de começo de guerra a decisão do procurador Roberto Gurgel; ex-presidente sabe que mídia tradicional não lhe dará espaços para se defender; em 1954 e 1964, jornais em uníssono empurraram Getúlio Vargas para o suicídio e Jango Goulart para o exílio; em 2013, o único caminho para Lula é mesmo o de colocar suas Caravanas da Cidadania na estrada.

Acusação de publicitário Marcos Valério será investigada pelo Ministério Público; jornal O Estado de S. Paulo anuncia em tom de começo de guerra a decisão do procurador Roberto Gurgel; ex-presidente sabe que mídia tradicional não lhe dará espaços para se defender; em 1954 e 1964, jornais em uníssono empurraram Getúlio Vargas para o suicídio e Jango Goulart para o exílio; em 2013, o único caminho para Lula é mesmo o de colocar suas Caravanas da Cidadania na estrada.

Ao fugir na edição desta quarta-feira 9 de seu conservador padrão gráfico, expandindo ao máximo a manchete que informa sobre a esperada decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de pedir investigação do Ministério Público Federal sobre as acusações do publicitário Marcos Valério contra o ex-presidente Lula, o jornal O Estado de S. Paulo mais pareceu noticiar o início da terceira guerra mundial. E como se esta fosse uma informação exclusiva da publicação da família Mesquita, que ninguém soubesse. Um furo!

Fac-símile da capa.

Fac-símile da capa.

Na verdade, a manchete é apenas a impressão nas chamadas letras garrafais de mais um capítulo da guerra editorial em curso contra Lula. A notícia da iniciativa de Gurgel está em todas as publicações, apesar de somente para o Estadão ter ganhado ares de hecatombe. Por exemplo, na Folha de S. Paulo, página A5: Caso Lula irá para a 1!ª instância, diz Gurgel !“ Procurador-geral da República reafirma que essa é a provável medida a ser tomada em relação à s acusações de Valério!.

Pela tentativa de estardalhaço, no entanto, a carregada nas tintas feita pelo Estadão terá, de saída, uma reação previsível. Trata-se de mais um estímulo para Lula cumprir o que prometeu em Paris, no final do ano passado, e acelerar os preparativos para colocar na estrada a versão 2103 das suas Caravanas da Cidadania. O ex-presidente sabe que não será, como se vê, pela mídia, que ele terá o foro adequado para se defender do tiro de última hora, disparado por Valério no apagar das luzes do julgamento da Ação Penal 470, quando já estava condenado a duas décadas de cadeia.

2013, assim, anuncia-se, para o bem e para o mal, como o ano de Lula. Entre proteger-se atrás de um advogado para rebater desde a primeira instância as acusações de Valério, sabendo que o provável processo, caso a acusação venha a ser aceita, será coberto nos mínimos detalhes em grande espaços na mídia tradicional, ele já optou por sair a campo. Encontrar o povo. Falar e ouvir. Ser perguntado e responder. Saber a quantas anda, sem intermediários, o humor da base da sociedade brasileira. Testar, por que não, a sua própria popularidade.

O caminho das Caravanas da Cidadania é o único viável a Lula para se comunicar com o País. Ele nunca acreditou na isenção dos meios tradicionais de comunicação. E o que, no passado, parecia um erro de avaliação da parte dele, se mostra agora como uma verdadeira premonição. Nunca antes na história deste País, como ele gosta de dizer, a velha mídia se portou de maneira tão unânime e radical contra seu projeto político. Já aconteceu, nos idos de 1954 e de 1964, de essa mesma mídia ter tido um comportamento igualmente unitário. Primeiro em aliança contra o então presidente Getúlio Vargas e, dez anos depois, a favor dos militares e contra o titular Jango Goulart. Ambos ficaram em palácio mais esperando do que influindo nos acontecimentos. A novidade é a carga sobre um ex.

Guiado pela história e seu tino apurado, Lula sabe que, o quanto antes, tem de fazer diferente. A sua defesa será feita em praça pública, onde, acima dos jornais que já foram golpistas, ele será ouvido.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just new to blogging and site-building and absolutely liked you’re web page. Very likely I’m planning to bookmark your website . You definitely have wonderful stories. Many thanks for sharing with us your website page.

  2. I just want to mention I’m newbie to blogs and absolutely liked you’re web page. More than likely I’m likely to bookmark your blog post . You definitely come with superb writings. Thank you for sharing your blog.

  3. Olha portugal e espanha ,italia são os paises mais corruptos da união europeia.veja o beluscone pode voltar ao poder.o beluscone não é melhor e nem pior que o demostenes ,e a familia magalhães…os politica .se houver outras familias magalhães é mera coincidencia ,então esse comentario vale pro menino prefeito de salvador .que os pais e avos mamaram nas tetas da ditadura..a velha midia ja tem 500 anos .ou existe jovem de 500 anos?

  4. Você fala de velha mídia mas age como um fanático religioso para o qual o Lula é um santo intocável. Lula fez dinheiro para passar 2 gerações na rede, entre outras formas através do filho prodígio que descobriu sua veia empreendedora quando o papai foi presidente.

  5. Ao invés de populismo, deveria parar com as “velhas práticas” para que cesse o ataque da “velha mídia”. É só parar de roubar. Simples assim.

  6. Devemos proteger somente os tucanos da floresta!

  7. quem tem c… tem medo, e o barbosão tem hemorroida…

  8. Tem um tal de chapéuzinho pé vermeio que deveria mudar o nome dele para “pé azur”, pois azur é a cor do PSDB do Fernandinho que acabou com a inflação e vermeio é a cor do Lulinha do mensalão.

  9. Estou mesmo é ansioso para saber como será A Viagem.

    Acontecerão concentrações, reuniões, assembléias, coletivas?

    Onde?

    Com quem?

    Só ele fala?

    Quem pode se manifestar? Fazer perguntas?

    Ninguém? Qualquer pessoa?

    Só representantes de entidades organizadas?

    • chora parreira, manda teu fhc para as ruas, nem teu partido defende ele, se protejam atras da midia… que ja pos o bloco na rua… mas não confie na justiça, lembre-se quem tem cú tem medo e o barbosa, aquele que teve medo de mandar prender o Dirceu, tem hemorroida…

    • Estas reuniões e manifestações públicas deverão ser organizadas pelas entidades que recebem recursos do governo federal (PT), ou seja, sindicatos, centrais sindicais, UNE, CUT, MST e todo tipo de gente que de uma forma ou outra é beneficiado pelos recursos públicos.

  10. AINDA BEM QUE TEM ALGUEM COM CULHÕES NESTE PAISINHO SEM VERGONHA QUE AINDA TEM DE AGUENTAR SARNEY, RENAN, COLLOR, MARCO AURELIO GARCIA, ZÉ DIRCEI, DELÚBIO, GENOINO YTAMPA E OUTROS

  11. O BRASIL DEVERIA TER REGIMES POLITICOS IGUAIS A CUBA DO FIDEL,A VENEZUELA DE HUGO CHAVES,OU A BOLIVIA DE EVO MORALES,AI ESSE POVINHO QUE SÓ METE A RIPA NO LULA IA VER OQUE É ROUBO E MALANDRAGEM.NÓS NO BRASIL ESTAMOS NO CÉU,CRESCEMOS,DIMINUIMOS A MISÉRIA, CONTROLAMOS A INFLAÇÃO,PAGAMOS AS DIVIDAS COM O FMI,ISSO TUDO FEITO POR UM POBRE QUE SÓ PENSOU NOS POBRES E NÃO NA CLASSE AVASTADA QUE NESSE PAIS SÓ ATRAPALHA E NÃO QUER QUE O POBRE ESTUDE,COMA, OU MUDE DE FAIXA PARA PODER MANIPULAR NAS ELEIÇÕESCOM CESTA BASICA,OCULOS,DENTADURA,E AGUA (NO NORDESTE).
    É ISSO QUE O PSDB,DEM ETC QUEREM DO BRASIL.

    • APLAUSOS PARA “VIZINHENSE”
      Então quem diminuiu a miséria (a inflação foi controlada pelo Fernando Henrique) pode roubar que é lícito? Muito bem, merece aplauso, por dizer: os fins justificam os meios. Então, o Zé Dirceu podia organizar e chefiar o Mensalão, desde que o dinheiro fosse para comprar parlamentares para votar com o governo, e para comprar apoios para manter-se no governo? Aplausos, Vizinhense.

      APLAUDOS PARA O ANDRÉ AP LINO:
      Ao ler o que este dissimulado escreveu, tive pena do mesmo. Mas tem que ser aplaudido, pois teve a cara de pau de justificar os descalabros dos PTistas, com o fato do Senhor Luiz Inácio ter vindo do sertão nordestino. Conhece muito pouco da história mesmo este dissimulado: Na década de 60 e 70, grande maioria dos trablahadores urbanos vieram de rincões deste Brasil a fora. E todos vieram pobres. Boa uma parte continuou pobre, uma pequena parcela prosperou. Então, quem não prosperou, manteve-se pobre e no anonimato, não pode roubar. Mas quem veio pobre e prosperou, este sim pode roubar, pois o fato de ter sido pobre um dia lhe dá este direito.
      Chega de VITIMAR-SE com este fato de ter vindo do sertão nordestino. Milhares e milhares vieram nas mesmas condições e não ficam choramingando seu passao. Este mesmo que aqui escreve, veio da roça, pobre, humilde, estudou, prosperou e NÃO PRECISOU ROUBAR nem fica CHORAMINGANDO, fazendo-se de vitima, de COITADINHO.

      • Muito bem Pé Vermeio…kkkkk!
        Concordo plenamente!!! Vamos fazer uma faxina!
        Vamos começar pelo Mensalão tucano, que começou bem antes dos petistas ocuparem a casa, pois se a justiça deste país funcionasse teria prendido os bandidos quando foram denunciados a mais de 13 anos passados e assim não teria acontecido o mensalão do Pt.
        Vamos por na cadeia a turma do FHC e Jaime Lenner que vendeu as estatais e conseguiram a proeza de multiplicar por dez a dívida do Estado do Paraná…kkkk…esse é o choque de gestão tucano!!!
        Vamos cobrar do Barbosão a convocação da quadrilha da Privataria Tucana comandada pelo Zé Serra para depor e explicar ao país como 400 milhões do Banestado foram depositados na conta da filha dele, Sr. Mônica Serra em uma offshore em NY. Onde está o resto da dinheirama que foi para o ralo com a venda do Banestado e da Telepar???

        • AGORA ENTENDI
          Agora ficou claro no texto do “Henri”. Ou seja, se o PSDB roubou, “nós, petistas, que nos elegemos com um discurso da ética e anti-corrupção, tbém podemos roubar”. Se pensa assimm, deviam ter dito na campanha eleitoral que não tinham nada contra a corrupção. Se o povo os elegessem com este discurso, aí sim, teria legitimidade pra roubar.
          Não estou dizendo que o Mensalão Tucano, que os roubos e corrupão tucana seja certo. Estou dizendo que o fato deles roubarem, não dá o direito de vcs dizerem que roubar é lícito.

          Engraçado que não vejo ninguem aqui no blog dizer que o Lula e O PT não se corroumpeu. Apenas se limitam a dizer: roubamos menos, corrompemos-nos menos, e roubamos depois deles já terem roubado, fizemos o que eles já faziam.

          Obrigado Henry, por esclarecer os leitores sobre a posição de vcs.

          • Como é que é:
            “Não estou dizendo que o mensalão tucano, que os roubos e corrupções tucanas seja certo” ……..kkkkkkkkkkkk! que argumentação profunda …heim!
            Vc é um comediante Pé Vermeio!
            Como dizemos aqui no interior, suas argumentações não vale o que o gato enterra…kkkkk!
            Por isso a ampla vantagem de se votar em candidatos do PT! Pois os petistas são fiscalizados pela imprensa partidária, são julgados e condenados pelo seus crimes como prevê a Lei!

            Conforme sua argumentação o candidato petista tem que ser um cidadão exemplar, pois a ele não permite-se qualquer falha o qualquer desvio das virtudes humanas! tá bom!!!! kkkkkkk!
            Olha que do lado tucano tá cheio de políticos deste naipe, mas estão liderando o ranking dos partidos mais corrupto do país na lista suja do TSE.

            Do outro lado os Tucanalhas “que rouba, que é corrupto, e que vc acha que não é certo, nossa soa como lição de uma madre Tereza de Calcutá, são poupados e mimados pela imprensona que mama nas fartas tetas do dinheiro público derramado para encobrir os escandaloso casos de corrupção e crimes contra o erário!
            Não seria bom que todos fossem tratados com a mesma vigilância e rigidez sob a luz da justiça e com a cobertura implacável da imprensa investigativa! Não precisaríamos gastar tempo neste flaflu psdb x pt!

    • Vinhense, teu comentário não tem pé nem cabeça, voce cita aqueles países como mais corruptos do que o Brasil, mas a petezada defende eles, como explica isso?. Qunado voce diz que o Lula só pensou nos pobres, é ele realmente deixou algumas pessoas muito ricas, como é o caso do seu filho, que era um simples seridor de um zoológico, hoje é dono de uma fazenda que comprou pela penchincha aproximada de R$-50.000.000,00, ou voce não sabia?, procure se informar e verás que o seu comentário não tem nada a ver, é rídiculo.

    • Pura demagogia, que discurso mais ridículo esse. Quer dizer que ajudando alguns milhares eu posso roubar de milhões? Então vamos instituir no Brasil uma nova lei, a de Robin Hood, roubar dos ricos, das elites, dos que se ferraram uma vida inteira para ter alguma coisa, ou deixar algum patrimônio para seus filhos, e distribuir com os mais carentes, os mais pobres, que no caso entrariam eles também nesta partilha.

      Você pelo visto é adepto ao discurso de Lula, eu roubo mas faço! Ou ainda: Roubei menos que os anteriores! kkkkkkkkkkkkkk

  12. Tudo bem.

    Não quer mesmo convocar uma coletiva para rebater os ataques do PIG virulento, do MP político?

    Que venha prás ruass, então.

    Mas que seja liberado um microfone pro público.

    Nada de trepar (epa?) no palanque e ficar se justificando que está sendo perseguido por causa da inveja que a direita reacionária tem por ter tirado 38 milhões da miséria…

  13. Acho engraçado a elite brasileira que comanda os meios de comunicação. Até o presente momento podemos presenciar que a elite do Brasil até agora não engoliu o fato de uma pessoa que veio lá do sertão nordestino e que passou fome mudasse a realidade do Brasil, ou seja para eles presidente do Brasil tem que nascer em berço de ouro. A folha de São Paulo, a revista veja, a rede globo e a gazeta do povo que é uma veja disfarçada defendem a tucanada, pois quando a tucanada estão no poder despejam dinheiro para essas empresas de comunicação. A corrupção existe desde o descobrimento do Brasil. Se existiu o mensalão de PT podemos crer que também existiu o mensalão de PSDB. Nenhum dos dois são santos. No Brasil infelizmente todos os partidos políticos tem os joios e o trigos. O dia que o PSDB voltar ao poder vai ter mensalão do mesmo jeito. Além disso o PSDB é partido de ricos, fazendeiros e filhinhos de papai. No governo Fernando Henrique tivemos a aprovação da reeleição para presidente e eu tenho certeza que naquela época tivemos um mensalinho,pois deputado federal para funcionar no Brasil é so na base da mensalidade extra.

    • Isto aí… investigação já do “mensalão mineiro”… Abertura de CPI para investigar as relações do Crlinhos Cachoeira com a turma da VEJA…

    • Pior André! Vc tem toda razão!
      A imprensa canalha e vendida esculacha ministro que compra tapioca de R$ 6,00 reais e encobre os tucanalhas que desviaram bilhões de reais do roubanel tucano em SP.
      O Sr. Alvaro Dias foi pego com de calça curta no aparecimento da venda de 05 mansões no valor de 16 milhões não declarado ao IR e imprensa maldita fica muda e faz cara de paisagem! Se fosse o nobre Senador um petista estaria pautando as capas de revistas e jornais e edições do JN por dias até ser cassado!
      Lanço aqui um desafio aos fãs do Barbosão do STF:
      Cassa o mandato do Senador tucano, Barbosão!!! Cassa Barbosão!
      É inadimissível um homem que ocupa um cargo público tão importante praticar crimes contra a União e continuar servindo a mesma!
      Pergunto? Qual empresa ou patrão manteria um empregado roubando seu patrimônio!

      • IMPRENSA CANALHA, VENDIDA, PIG…

        Mas é só graças a esta imprensa que a PTzada chama de canalha e de PIG que as mutretas estão aparecendo e o povo finalmente tem como saber quem é quem nessa zona toda.

        Sabe por que PTista odeia a Veja? Porque a revista tem meios e fontes de descobrir muita putaria e não deixa a turminha do mensalão roubar em paz, então o negócio é tentar desconstruir a imagem da revista e de seus jornalistas.

        Terão que aturar a Veja denunciando vocês por muitos e muitos anos, e se realmente querem que a revista pare de divulgar em suas páginas as falcatruas PTistas, parem de fazer sacanagem com o dinheiro do povo, garanto que o PT sumirá das páginas de tão odiada revista.

    • Que conversinha mais sem fundamento….porque foi pobre, passou fome, dormiu na sarjeta, tomou cachaça até cair na valeta, etc…pode passar a mão???? Eles têm o país nas mãos faz 10 anos. Que denunciem e façam justiça contra o PSDB, mas se antes deles alguém roubou, isso não os permite roubar. Bando de picaretas.

  14. Lula enfrentou o tuma e baptista figueredo e o dops ,mas venceu.não é um desesperado que pode amedrontar ..no tempo do baptista figueredo os jornais e redes de tv andavam com o rabinho entre as pernas. tanta força que o figueredo tinha ,que o supremo não consiguiu derrubar a anistia assinada pelo joão..o joão criou mais i senador para cada estado,os bionicos.antes os estados tinham somente 2 senadores cada um.pois o pds ,pfl,hoje dem ,sofreu uma derrota nas eleições majoritarias. então para subjulgar a nova força politica .o presidente figueredo criou os senadores bionicos.

  15. Precisa mesmo sair às ruas se defender, pois está cada vez pior a situação do canalha.

    “Em sua 2ª edição, Troféu Algemas de Ouro é realizado na internet e o ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar, desbancando o senador José Sarney, vencedor do ano passado”.

    Parabéns Lula, você merece o prêmio!

  16. PRESIDENTE SE EXPLIQUE PARA A CONTA DE QUEM FOI DEPOSITADO O DINHEIRO DO MENSALAO

    EXPLIQUE, NAO FUJA, NAO VIAJE, VC. TEM O DEVER DE EXPLICAR A SOCIEDADE.

  17. O Brasil é um campo fértil para defesas. O contraditório e a ampla defesa são prerrogativas democráticas bem vindas. Mas, nem tudo é perfeito. Por trás de uma mancha de corrupção pode haver uma teia de articulações e interesses capazes de inocentar até “judas”. Ou não.
    Concordo que a defesa de Lula se dará em praça pública e, principalmente, em cima das ações positivas que tanto a imprensa divulgou à época de seu governo.

  18. Que tal o Lula começar por Ponta Grossa… aí ele mata dois cão com uma “talagada”: Defende ele/PT e a fessora aloprada, pega de calças curtas simulando-se vitima de sequestro

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Seria bom mesmo começar pelos Campos Gerais, assim ele poderia até mesmo dar uma aulas de malandragem pra tal “fessorinha” tonta, até porque neste tipo de coisa Lula é mestre e está concluindo seu “doutorado”.

  19. Procurador nega a mentira do estadão, mesmo assim eles mantem a matéria.Mídia golpista não tem compromisso nenhum com o país.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/90067/Gurgel-nega-investiga%C3%A7%C3%A3o-Furo-%C3%A9-barriga-do-Estad%C3%A3o.htm

  20. Não só o Lula.Nós estaremos com ele.

  21. Interessante a reflexão gerada por parte do título: “velha mídia”…

    Sugere a divisão da mídia em duas, uma parcela tradicionalmente conhecida, pois já experimentou diversos governos federais, até mesmo os de exceção…

    Outra parcela, recente, são os novos veículos, criados já com apoio direto ou indireto de verbas e ou interesses públicos, as quais, na minha opinião, carecem de seriedade e imparcialidade.

    Realmente o título não ajudou em nada a defesa da imagem do ex-padrinho da Pre$identa, a qual rifou o mesmo, o deixando à mercê da Procuradoria da República sem nenhuma blindagem, tudo em razão da corrida eleitoral Presidencial…

  22. Se defender de quê, seu traidor dos aposentados (trabalhadores).
    Mas a Ideli se aposentou (DOU de quinta-feira antes do ano novo) com 6.100 reais de salário e mais 43 mil de retroativos. Para eles (militantes petistas) não há teto nem Fator Previdenciário.
    Não sabe de nada. Não viu nada. Nem uma filha fora do casamento ele sabia ter.
    Precisamos urgentemente de novos personagens.