Beto Richa propõe criação de mais 140 cargos de confiança no Paraná

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deu início ontem (10) à  criação de mais 140 cargos comissionados – aqueles de livre nomeação, sem necessidade de concurso público – ao custo anual de R$ 16,3 milhões.

O governador vem tratando bem os comissionados há tempos. Em outubro de 2011, Richa concedeu reajustes que variaram entre 63% e 128% aos cargos de confiança (relembre clicando aqui), enquanto os servidores de carreira amargavam – e ainda amargam – arrocho em seus salários.

Deputados oposicionistas diziam ontem, na Assembleia Legislativa, que parte desses novos cargos seriam destinados à  acomodação de aliados políticos do governador, hoje ainda agasalhados na prefeitura de Curitiba, que ficarão sem emprego a partir do ano que vem.

No final do mês passado, a bancada do PT divulgou um relatório analisando as contas do governo. Segundo os petistas, “além de gastar em serviços supérfluos, o governo Beto Richa está perdendo a capacidade de investimento e também inchando a máquina, aumentando o gasto com pessoal”. (Clique aqui para ler a íntegra do relatório).

Além dos cargos, que serão distribuídos em diversos órgãos, o tucano também propõe a criação de mais uma pasta: a Paraná Edificações. Essa autarquia terá como tarefa centralizar todas as obras do estado, inclusive a de construção de escolas, hoje sob a aba da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ISSO É UMA PALHAÇADA, UM CANDIDATO Q QUE SE PREOCUPA EM AUMENTAR OS CARGOS DE CONFIANÇA AO INVÉS DE INVESTIR ESTE DINHEIRO EM BENS PÚBLICOS, AI SIM TERIA REALMENTE A CONFIANÇA…FORA BETO RICHA

  2. está na hora do povo se mobilizar e pedir o impitiman deste político… isto é uma vergonha. criar tantos cargos para acomodar copinchas … mas ele teve um bom Professor aprendeu com o EX Prefeito Cassio Taniguchii…….
    Para concursos não tem verba .

  3. Não bastasse o cabidão de empregos federal para os “cumpanheiros” vem essa agora. E claro que os nossos grandes e independentes deputados estaduais vão aprovar. VOTO NULO JÁ!!!

  4. Isso é que é governo contra o povo e contra o bom senso.
    Num dia ele fala em economizar 20% do orçamento. Noutro anuncia cargos comissionados.
    Isso é que é não saber para que veio. Isso é governo?
    Po!!!!!! (Para não dizer outra coisa). Vá embora e não volte nunca mais.

  5. Seria melhor ele mandar esse bando de puxa saco estudar e passar num concurso publico,pois senão em janeiro de 2015 a gleise vai ter que fazer outra limpa,estou curiosissima pra saber que cargo o marcelo betinho vai ter no estado.

  6. Fraco. Piá de prédio que faz campanha 24 horas. Trabalhar??? Tá fora.

  7. Isto é o famoso “XOQUE” de Gestão, tentar ganhar a eleição somente com comissionados. Fora PSDB.

  8. E todos estes cargos seriam ocupados por alguem de sobrenome Sarnicha Richarney !

  9. Eita, governinho ruim prá Carrramba esse tal de Beto Richa !

  10. Depois da virada nas eleições com o voto do estatutário municipal dando a vitória ao Prefeito Fruet, restou a turma do cabidão pedir socorro no governo estadual. Haja cabide para tanta gente. pois se forem todos os que viviam mamando na teta do governo municipal, vai faltar orçamento estadual para cobrir a folha desta cambada. E olha que este pessoal não está acostumado com pouco. O negócio é papa gorda e bem cheia de nutrientes. Que vão tudo….é melhor nem dizer para onde.

  11. O estado não precisa inchar a sua máquina administrativa com a criação desses cargos, mas o Beto Boy precisa acomodar alguns de seus cabos eleitorais que vão “espirrar” da Prefeitura. Mal ele sabe que mesmo acomodando essa “renca” de derrotados a viola dele já está em cacos.

  12. Os desalojados da Prefeitura vão para o Estado ….tá na hora de sentar o pau neste governinho chinfrim chega de comodismo…..se criar estes cargos precisamos dar um belo recado a este garoto metido a governador!

  13. Enquanto
    isso
    a
    Educação,
    Saúde,
    Segurança

  14. Eita governo abaixo da mediocridade! quando prefeito nada trouxe de novo para a Cidade, agora no governo do Estado nada de novo para o Estado. Pior do que ele acho ser impossivel!

  15. Pra colocar os encostos da prefeitura, pois Fruet vai fazer uma limpeza !!!

  16. quer garantir cabos eleitorais com o cabide de empregos visando sua reeleição. Será que o Beto não viu que o setor da Educação, os NREs não apoiaram o Luciano mesmo os chefes sendo cargos de confiança.

  17. Não concordo, inclusive com a presença de parentes em cargos do governo, mas é um comportamento igual ao procedido em relação a Osmar Dias, por exemplo.

    O espírito do dono do blogue lembra o do sen. Requião quando fala em fisiologismo, em peemedebê velho de guerra, em honestidade do seu governo, em Carta de Puebla (o copão de vinho de oitocentão a garrafa ao lado), por ai.

    • Tenho pena de você Parreiras Rodrigues, ou você é muito alienado ou é muito puxa saco. O Beto é muito mal caráter e mentirosos, acha que a maioria dos eleitores são idiotas, por isso ele disse que PM não precisa ter curso superior, ele quer a maioria alienada ou burra que não consegue assimilar uma mentira com a outra: ontem o cara disse que o Estado precisava economizar e determinou um corte de despesas de 20% em todas as Secretarias de Estado, hoje ele vem com esse projeto de aumento de 140 cargos em comissão para abrigar os puxa sacos que o Fruet vai colocar na rua… esses 140 cargos novos não é capaz de absorver nem os do primeiro e segundo escalão.

    • Parreiras por que vc não vai defender o Beto Richa lá no blogue do Campana, aqui tudo mundo está convertido na imcapacidade de gestão do Governo Beto Richa e dos seus “cuecas de seda”.

  18. Quando assumiu o governo, a primeira coisa que Beto Richa fez foi dizer que o estado estava quebrado. Porém, já no primeiro ano, ele já concedeu aumento de mais de 100% para seus “cabos eleitorais” comissionados. Copel, Sanepar, Celepar, Assembleia Legislativa e secretarias já estão inchadas com os cabos eleitorais de Beto Richa, e ele ainda vai colocar mais do seu pessoal nestes lugares que, a cada dia que passa, ficam menos eficientes. Dias atrás o governador disse que o estado precisava economizar 20% cortando gastos. E agora ele cria novos cargos para comissionados. Ineficiência, esta é a marca do governo de Beto Richa.

  19. pra abrigar os que o Fruet vai mandar embora, rsrsrs

  20. Pra colocar todo mundo que deve sair da PMC ele vai ter que abriri mais uns 4000 cargos e é capaz de ainda assim não dar!

  21. Me coloca na li$ta.
    E$tou intere$$adí$$ima…..
    Também quero um.
    E$pero que seja para muito breve.
    Aguardo !!

  22. Com a vitória de Fruet em Curitiba, os apadrinhados do Beto Richa que estavam na Prefeitura precisam de outro lugar para se “encostarem”, certo?

  23. A proposta tem objetivo claro de receber os “CUEQUINHAS DE SEDA” que perderão emprego na prefeitura de Curitiba.

  24. É por essas e outras que a Lei de Respnsabilidade Fiscal fica difícil de ser cumprida pelo Estado do Paraná. Quando é hora de corrigir os salários do funcionalismo público, mesmo que seja por imposição de lei federal (como é o caso da implantação do Piso Nacional dos professores), alega-se que ultrapassou o limite legal. Nosso retroativo a janeiro está no congelador, à espera da economia paranaense pegar fogo, porque só aquecer não resolve. É muita boca prá pouco leite…

  25. Vai até faltar familiar pra ele alojar nesses cargos hehe

  26. E para os professores do Governo?

  27. Isso é responsabilidade do FRUET, ele irá colocar na rua da amargura até o terceiro escalão na prefeitura.
    O desmame dos cabides, precisa de solução, pena que o principio da motivação nunca é lembrado nessa hora e o ministério público nunca irá questionar os fundamentos da decisão.

  28. EU ESCREVI EM OUTROS COMENTÉRIOS
    NAM SUBSTIMEM O SR BETO RICHA,CASO ELE ASSUMA O PROCESSO DE RECONSTRUÇAO DE SEU GRUPO POLITICO,ELE SERA BEM SUCEDIDO.
    POIS ELE É UM POLITICO HABIL E AGREGADOR.
    E O USO DA MAQUINA FAZ PARTE DO PROCESSO ELEITORAL.

  29. Que vergonha isso. Aonde é que vamos parar. E cade o Ministério Público que não faz nada. 16 milhões a mais no orçamento? E as escolas caindo na cabeça dos alunos, paraná afora. Esse playboyzinho escroto se acha o dono do mundo. São tarifas de cartório reajustadas a 1000%. Cargos comissionados recebendo mais de 100% de reajuste. Mas os professores, servidores em geral e aposentados sem qualquer perspectiva de melhora. Achei que havia justiça. Mas pelo visto tá tudo na caderneta do homem. Dificil é esperar até 2014 pra acabar com tamanha canalhice e desrespeito com o dinheiro público. Isso faz a gente perder qualquer esperança.

  30. TRENZÃO DA ALEGRIA . O GOVERNO BETO PLAY PARECE PALANQUE DE POLÍTICO OU CORAÇÃO DE MÃE ITALIANA, SEMPRE CABE MAIS UM AINDA MAIS SE FOR DA PANELINHA.

  31. Se havia alguma possibilidade do Beto Richa ganhar meu voto em 2014, acabou.

  32. Meu Deus! Nem estão disfarçando mais o balcão de negócios.

  33. O governinho do Richa já está inerte e vai ficar ainda mais, haja gente exprimida. Engraçado que pra baixar a tarifa de energia elétrica e o pedágio abusivo eles não são capazes, agora pra dar um jeito e abrigar os amigos “capachos”, nisso eles são craques. Que chegue logo 2014, o Paraná precisa de um governador (a), mais sério e comprometido com o seu povo.

    • O escândalo de Richa: nomear 140 pessoas para trabalharem no governo do Estado…

      QUE CRIME HEDIONDO…

      Avisem a Procuradoria !

      Exijam penas severas do Judiciário !!!

      RICHA deveria fazer um curso em Brasília, no Governo Federal… Ao invés de nomear alguém para trabalhar, QUE TAL NOMEAR PARA FAZER TRÁFICO DE INFLUÊNCIA E ROUBAR DESCARADAMENTE O DINHEIRO SOFRIDO DOS IMPOSTOS PAGOS PELOS TRABALHADORES ???

      O Presidente do STF, Joaquim Barbosa, já opinou: A Procuradoria da República deve pedir abertura de Inquérito para investigar LuLLa… Este sim deve ser um grande professor de seus asseclas, parasitas e oPTantes…