Para se livrar de penas, Marcos Valério entrega tucanos

do Brasil 247

Publicitário já condenado pelo STF na Ação Penal 470 tenta agora se beneficiar delatando líderes do PSDB envolvidos no chamado ‘mensalão tucano’, iniciado por ele durante a campanha de Eduardo Azeredo pela reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998.

Sem chances de obter benefícios com a delação premiada na Ação Penal 470, que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF), o publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema chamado de “mensalão”, apela agora para a entrega de líderes do PSDB envolvidos no apelidado de “mensalão tucano”, suposto esquema ocorrido durante a campanha do hoje deputado federal Eduardo Azeredo pela reeleição ao governo de Minas Gerais.

Tanto para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, autor da denúncia do “mensalão” petista, quanto para o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, a sugestão de diminuir a pena de Valério em troca da colaboração do empresário tumultuaria o julgamento, que já está no final. Para Gurgel, porém, Valério poderia se valer da delação premiada nos processos que ainda não foram concluídos, como no caso da AP 536, que também tem Barbosa como relator.

De acordo com o advogado Dino Miraglia, de Belo Horizonte, “Marcos Valério está entregando todo mundo do PSDB”, informou o jornal Correio do Brasil. “O esquema todo, para se livrar das penas que deverá receber quando esta ação for julgada (…). Na ação contra os tucanos, ele está contando tudo o que sabe”, completou. Segundo Miraglia, “Minas está em polvorosa”. Ele é responsável por uma petição para que o STF estabeleça a conexão entre o caso conhecido como “lista de Furnas” e o “mensalão tucano”.

Numa carta publicada no blog do jornalista Luis Nassif, o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, confirma a delação de informações, inclusive de nomes. “Quanto ao chamado ‘mensalão mineiro’, o andamento do caso está em fase bem mais adiantada do que se imagina. A etapa das investigações já foi concluída, e nela Marcos Valério forneceu todas as informações, inclusive os nomes dos políticos ligados ao PSDB (deputados e ex-deputados) que receberam, em contas bancárias pessoais, recursos financeiros para custear as despesas do segundo turno da tentativa de reeleição do então governador Eduardo Azeredo, em 1998, tendo entregue as cópias dos depósitos bancários realizados”.

Os casos do ‘mensalão tucano’ e da lista de Furnas possuem entre os envolvidos do partido, além de Azeredo, o hoje senador Clesio Andrade e Walfrido dos Mares Guia, acusados de crimes como assassinato, explosões, incêndios, perseguições e até suborno de magistrados da corte suprema, atos que vão muito além da compra de votos de parlamentares.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ministro Barroso do STF é o Novo Relator da AP 536 do Mensalão Tucano de MG http://bit.ly/PFtiev

  2. Parreiras Rodrigues,estou com voce, nao pode querer dizer que no pt so tem gente boa, nem dizer que so tem gente boa no psdb,tem que envestigar a todos, e provando a culpa cadeia para todos, sem excecao,seja gente de alto ou baixo coturno,mas em regime fechado,tomar agua so a cada dois dias, em cela individual,chega de ver gente defendendo partidos politicos,ladrao e bandido tem em todas as classes, o que tem que fazer e extirpar quem estiver em desacordo com a lei, chega de fanatismo politico,como torcida de futebol, que para ver seu time ganhar nem que seja roubando um penalti ou fazendo gol de mao,os brasileiros tem que criar vergonha na cara, corrupto e sempre corrupto, seja do pt ou do psdb,tem que ser muito bem investigado, o lula e seu filho, as privatizacoes tucanas, os mensaloes tucanos e petistas,os mensaloes estaduais, a compra de deputados estaduais e federais, os mensaloes municipais, os desvios de verbas de propaganda ou de qualquer outra area, investigar se tem comissao em licitacoes de obras publicas, se aplicam material de quinta categoria em obras publicas,investigar concessoes de servicoes publicos,investigar empresas que dao retorno em dinheiro para continuarem explorando concessoes publicas, como transporte, rodovias pedageadas,merenda escolar,refeicoes para detentos, e etc, mas tem que ser a nivel de brasil, nao adianta querer dizer que tem coisas erradas so no parana e em curitiba, pois o pt nao consegue provar nada contra o psdb, o psdb no parana e limpo, e o governador beto richa esta colocando o parana nos trilhos, e o melhor governador que o parana ja possuiu, salve beto richa,vamos deixar de demagogia.

  3. Petezada, o que o Parreiras comentou é corretisssimo. Eu particularmente não me preocupo a que partido pertence, fez coisa errada tem que ser julgado e condenado. Porque voces tanto defendem o Lullarápio?, esse deve e deve muito, tem que meter algema no bicho e mandar pra cadeia com pena máxima. Não por ele pertencer ao PT, mas pela roubalheira que ele acobertou neste País durante os dois mandatos e ainda continua infernando a vida dos brasileiros descentes e trabalhadores. Sai de retro satanás,

  4. Mas o odio e grande contra o pt, seu pereira que isso rapais! a verdade e que lula viaja como qualquer cidadão . o lula não tem nem um cargo na admistração publica, voce sabe de algum? voce sabe que filho do lula foi inocentado?que isso cara , 2014 esta chegando ai voce tenta derrubar o pt..

  5. O aumento da criminalidade se registra no Brasil todo, em todos os seus Estados, mas o que acontece em São Paulo, é culpa do tucanato;

    O filho do Lula fatura cinco milhões numa tacada, ninguém depõe, a petezada vibra;

    Beto Richa viaja – todo mundo cai de pau.

    Lula viaja, nem um pio.

    PT ganha em São Paulo – orgasmo geral dos lulistas. Perde em Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, ninguém chora pitanga alguma.

    STF condena lulistas – É a Imprensa PIG, é o tribunal de exceção, de Inquisição.

    O PSDB privatiza, lenha. O PT ídem, cria-se um novo nome para a concessão.

    Gustavo ganha em Curitiba, atribuem a vitória ao casal ministerial. Que não é responsabilizado pelas derrotas em Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Paranavai, etéque, etéque.

    Eu, hein?

  6. agora entendi porque o senador alvaro dias esta descendo a borduna nos caciques do psdb paranaense e anunciando sua saida do partido, e porque ele sabe que tambem aqui no parana a coisa vai ficar feia,muito feia mesmo,quem viver veras,

  7. Pronto. com o julgamento do mensalão mineiro, o STF deixa de ser o tribunal de exceção, o tribunal político, pautado pela mídia?

    Os petistas são como certos famosos. Só se deixam fotografar por um lado.

    E se esquecem de que o petê frustrou os seus mais autênticos e sérios ideólogos e os seus simpatizantes mais sensatos e coerentes.

    Permanecem agora, os lulistas, os que rasgaram as bandeiras da decência, da transparência, da incorruptibilidade.

    O que a sociedade brasileira deseja é que se faça justiça ampla, geral, irrestrita e que ela feche as algemas em torno dos pulsos de todos os culpados, independente da sigla, da carteirinha partidária.

  8. agora que ver GLOBONEWS E SEUS COMENTARISTAS, A VEJA , AS CAPAS DO OESTADO DE SP, DA FOLHA…. IMPRENSA DO GOLPE… O PSDB NÃO VALE NADA.

  9. Para completar mais um pouco da materia do Correio do Brasil
    “Os casos do “˜mensalão tucano”™ e da lista de Furnas possuem entre os envolvidos do partido, além de Azeredo, o hoje senador Clesio Andrade e Walfrido dos Mares Guia, acusados de crimes como assassinato, explosões, incêndios, perseguições e até suborno de magistrados da corte suprema, atos que vão muito além da compra de votos de parlamentares.”

  10. É O BATMAM VAI TER QUE JULGAR OU NAO POIS O TAL BARBOSA ESTA PERDENDO O CREDITO COM OS TUCANOS E A GLOBO
    ELE ESTA VENDO QUE FEIS PAPEL DE BOBALHAO NESSE ASUNTO

  11. Vou ficar aguardando a materia na capa da Veja , na Folha , no Estadão e materia do Jornal Nacional e da Globonews sobre essa noticia.E aguardo ansioso …
    Acho melhor eu comprar uma cadeira pois esperar sentado cansa menos…

  12. Entenderam agora, essa “independência” do Senador Álvaro Dias para com o seu partido(PSDB) no Paraná. A merda vai escorrer para o sul.

  13. E joaquim fazer vai fazer o menos gosta , condenar os tucanos! o stf prevaricou tambem, por não ter julgado o mensalão tucano,e privataria primeiro.a gora o tiro da verdade recocheteia ,e pega os tucanos ..