O primeiro grande erro estratégico de Beto Richa na luta pela reeleição

Tentativa de “tratorar” o PMDB pode ser o primeiro erro fatal de Richa.

Antes de comentar em rápidos pontos o quadro político no Paraná, folgo em dizer que erros estratégicos são mais difíceis de serem mitigados. A próxima batalha eleitoral pelo Palácio Iguaçu, que se avizinha, pode levar o governador Beto Richa (PSDB) a repetir os equívocos que afundaram a candidatura do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), que sequer conseguiu avançar para o segundo turno mesmo com apoio das máquinas municipal e estadual. Vamos à  análise nua e crua:

1- O governador Beto Richa perdeu Curitiba com a vitória de Gustavo Fruet (PDT), neoaliado da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), na corrida pelo Palácio Iguaçu em 2014.

2- Mesmo com a derrota, o tucano tenta se reorganizar e formar uma frente partidária para a sua reeleição daqui dois anos.

3- Gleisi ainda não sabe se disputará o governo do Paraná na eleição vindoura. Poderá permanecer no cargo, ao lado da presidenta Dilma, se assim a conjuntura política determinar.

4- No tabuleiro do xadrez tem o PMDB, que se encontra em franco litígio. Três correntes almejam comandar a sigla no estado: a do senador Roberto Requião, a do deputado Luiz Cláudio Romanelli e a do ex-governador Orlando Pessuti.

5- Pessuti tem uma quedinha pela ministra Gleisi; Romanelli tem preferência por Richa; e Requião oferece o sonho da candidatura própria ao partido.

6- No próximo dia 15 de dezembro, cerca de mil convencionais peemedebistas vão à s urnas definir quem comandará a legenda e apontar que rumo seguir nos próximos meses.

7- Richa pode cometer o mesmo erro estratégico cometido pelo prefeito Luciano Ducci que, em junho passado, embrenhou-se na guerra intestina do PMDB. Seu movimento, além de viabilizar a candidatura de Rafael Greca, o fez alvo de artilharia pesada peemedebista do início ao fim da campanha. O resultado dessa operação o leitor já sabe: Ducci não foi ao segundo turno, perdeu a eleição.

8- O governo do PSDB nega interesse na disputa umbilical do MDB velho de guerra, mas correligionários de Requião denunciam que a máquina estadual trabalha a favor de Romanelli. Requianistas denunciam que servidores da Secretaria do Trabalho estariam cabalando votos entre os convencionais do partido.

9- A exemplo do que ocorreu com Ducci em 2012, o tucano Richa poderá tornar-se alvo principal da ira peemedebista em 2014.

10- Se a convenção do PMDB fosse hoje, dizem os requianistas, seria mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro do que o partido dar um resultado favorável Richa.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. BETO LEVA O SARAGIOTTO A MABEL A KIKA,O PAIAKAN,JUNIOR VARIZA.A MULHER DO SARAGIOTO.O MARIDO DA MABEL,O COELHO,P VC SE ENTERRAR DE VEZ!

  2. Esse Richa pensando em reeleição???
    Só deve pensar em reeleição quem faz pelo povo e pelo seu estado. O que foi feito aé agora, se não apenas acomodar uma corja de políticos que querem Poder para se perpetuar e continuar mamando nas tetas do estado?
    Fora Richa, Traiano, Rossoni, Romanelli e Alexandre Curi.
    Fora Diretoria da Copel. Aproveitem e apertem PF5 e se auto-deletem.
    Richa e sua turma nunca mais. Cambada de traira!!!!!

  3. Beto Richa + Ratinho Júnior + PC do B + DEM + PSB em 2014, eita barcona furada!!!!

  4. TEM UM DITADO QUE DIZ “CASA DIVIDIDA NÃO PROGRIDE E ONDE FALTA PÃO TODO MUNDO FALA E NINGUÉM TEM RAZÃO! ASSIM É O PMDB…!?
    http://blogdotarso.com/2012/11/17/pmdb-do-parana-requiao-ou-o-fim/

  5. Quem apóia o beto é aquele trouxa do galdino, só porque é filiado do mesmo partido kkkk

  6. AUDITORIA NO IPAGUAS OPERAÇAO PRAIA OPERAÇAO POÇO ARTESIANO

    ACORDA MP ACORDA TRIBUNAL DE CONTAS

  7. FORA ROSSONI, FORA TRAIANO, FORA DEONILSON, FORA EQUIPE DE SECRETARIOS INCOMPETENTES QUE NAO CONHECEM O INTERIOR

    CHAMA O REQUIAO PARA O SEU GOVERNO, SÓ FALTA ELE PARA VOCE COMPRAR

  8. beto richa vai plantar batata

    voce só pensa nos curitibocas , e ainda tem uma equipe politica desastrada

    rossoni,traiano, deonilso, kuri, vao levar fumo sempre

  9. Acho que o grande erro foi trair o Fruet, o segundo grande erro foi atacar o Alvaro Dias, resultado, se ele for para o PMDB e fizer campanha pelo Requiao a coisa tende a ficar ainda pior para o Rica. Quanto a interferir no processo de escolha dentro do PMDB, na verdade, até acho que é um acerto, se ele conseguir que o Romanelli vire presidente do PMDB, vai impedir que o Requiao saia a Governador e assim prejudique a sua candidatura. Mas que o Grupo do Richa está muito fraco e cada dia pior na politica está, política se faz não só através da ocupação de espaços, mas também de acordos e compromissos. O Richa nao cumpriu nada com ninguem e traiu muita gente, deu certo por muito tempo, mas só até um momento, depois quando se cansam de voce, nao tem futuro mais, ninguem confia e voce fica sozinho. O Requiao pode até querer voltar a ser governador mas traiu tanta gente que agora, a coisa ficou preta, quase perdeu para senador e nao volta para o Governo, tudo bem, ele pode se vangloriar dizendo que por ter agido assim foi o que foi e chegou aonde chegou. Eu sou uma pessoa religiosa, acredito tambem na justiça divina, a falta de caracter dos politicos se neste mundo vale a pena no outro é bem diferente

    • Esse papo de que o Requião traiu muita gente é conversa do pessoal da jogatina,pessoas ligadas ao Cachoeira e aos donos de maquininhas estelionatárias, bingões e cassinos clandestinos de Curitiba.Essa turma odeia o Requião.E são protegidos pelo Beto e Cia,que segundo as gravações da PF “adora um jogo”.

  10. o grande erro quem fez foi o povo do parana, que o elegeu.
    o grande acerto sera em outubro de 2014.

  11. ….POLÍTICA E PODER SÓ SE CONSOLIDA DIVIDINDO…..
    ….SOMANDO PESSOAS DE UM PARTIDO…..UNIR É A ARTE DE MESTRE…..
    ….BETO É MESTRE DE SI MESMO…PERDE E CAIRÁ NO ESQUECIMENTO……
    ….QUEM VIVER VERÁ…..

    …PN…

  12. Quem cometeu o erro estratégico foi o eleitor, a dois anos atrás. Este erro será sanado em 2014, enquanto isso, paguemos pela falta de capacidade de avaliação da maioria.

  13. O BETO Q SE ESPERTE,DEIXE ESSE POVO DO PMDB E VÁ TENTAR IR ATRAZ DOS VERDADEIROS COMPANHEIROS Q ELE DEIXOU DE LADO,ELES ALEM DE SER FIÉIS TEM MUITO MAIS LIDERANÇA Q ESSE POVO DO PMDB,O DUCCI PERDEU A PREFEITURA E O BETO VAI PERDER O GOVERNO,ACORDA GOVERNADOR,VC PRECISA DE VOTOS,NÃO DE PARTIDOS Q FINGEM T AJUDAR,FAÇA IGUAL A FERNANDA Q JA ESTÁ LEVANDO GENTE DO BEM E DE CONFIANÇA DELA!!

    • CONCORDO COM A MARINALDA E AINDA DIGO MAIS SE AFASTE DOS DESAGREGADORES ROSSONI E CIA LTDA.
      O ROSSONI FEZ 50.0000 VOTOS E MANDA NO PARANA ISSO É PIADA.

  14. Muinta agua ainda vai correr, por debaixo do rio, segundo seu Miró! agua por debaixo do rio essa e demais, como seria isso.
    kkkkk rrsrs

  15. SEMPRE VOTEI NA FAMILIA RICHA.
    MAS AGORA QUE DESCOBRI QUE QUEM MANDA NO GOVERNADOR É O DEPUTADO ROSSONI.NUNCA MAIS.

  16. AMIGO ESMAEL.
    É SIMPLES NUNGUEM VOTA EM PARTIDOS E SIM EM CANDIDATOS E HOJE INFELIZMENTE O BETO ESTA FRAGILIZADO.
    ELE SE ALIOU A VELHAS RAPOSAS DA POLITICA DO PARANA.

  17. O ideal para o Paranazão, em 2014, é alguém à altura do Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, e sintonizados com estes, que vêm aí, a partir de 2014. para o Brasil e o mundo. O Projeto Novo para a União, Estados e Municípios, como propõe o HoMeM do Mapa da Mina.

  18. Ih Beto, depois de ganhar um post desse – sim é uma sentença – te digo: adeus tucano do pensamento retrógrado, desocupado e incompetente.

  19. É playboy vc entende de quase tudo , uma hora com carros(stock car,formula turismo.nascar) e outra hora com (patrola, trator) . E a de governador começa quando…

  20. Digo na Gleisi.

  21. Meu voto é da Gleisi, caso ele seja candidata em 2014 ao governo do estado, mas se ela não sair, aí me obrigo a votar no Requião ou no adversário com maior probabilidade de derrotar os tucanos. Richa além de parecer não ter autonomia pra governar, é fraco e com ele estão uma porção de pessoas desagregadoras e incompetentes.

  22. Eu aqui na minha ingenuidade politica, como dizem os petistas, acho que o Beto já era; até porque quando ele ganhou do Osmar, foi por poucos votos, não foi uma vitória convincente, não; o que se vislumbra, é que se sobressaem Requião, Gleisi, Osmar, até mesmo o Álvaro, a não ser que surjam outras vias que convençam o povo paranaense. Essa gestão betista não convenceu, como já era esperado, eu mesmo me pronunciei na imprensa por aí, jornais, blogs; o velho Requião, com o velho MDB de guerra é mais convincente; não sei ainda pra quem voto, pra quem pendo, não sei se até lá estarei ligando ainda a algum partido politico, , mas é o que consigo ver de momento; lógico que as coisas não são estáticas e vão se movimentando de eleição a eleição, elém disso, ainda pode mudar muito até as conveções.

    • Osmar Dias perdeu pra ele mesmo e não para o beto. Sua indecisão de ser candidato ou não, a demora pra por a campanha na rua, deu a vantagem pra beto richa, que foi diminuindo durante a campanha, mas em razão da demora em osmar começar a campanha não deu tempo de reverter.

  23. O PROBLEMA ESTA NO GOVERNADOR, ELE É FRACO DE ADMINISTRAÇÃO MESMO… SENDO ASSIM, NÃO TEM ACORDO,GRUPO NADA RESOLVE.. QUEM GANHA UMA ELEIÇÃO É O CANDIDATO, VEJAMOS O DUCCI, FEZ ACORDO, JUNTO PMDB.PPS.PSDB,PSB,GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL, ATE A DILMA , E PERDEU,, NÃO ADIANTA.. CANDIDATO RUIM NÃO LEVA MESMO

  24. No tabuleiro do PMDB, o senador Roberto Requião é o que reune as melhores condições de comandar o partido no Estado.
    Em segundo plano, o deputado estadual, Luiz Cláudio Romanelli e o ex-governador, Orlando Pessutti.
    No pleito de 2014, se a ministra Gleisi Hoffmann não concorrer ao cargo, Beto Richa poderá enfrentar o Ratinho Jr. que já teve e terá o apoio do PMDB de Requião.
    Vamos aguardar o posicionamento de Gustavo Fruet.
    Vai ser muito difícil o atual governador, Beto Richa, vencer a coligação PT, PDT, PMDB e PSC, se ela se confirmar no pleito estadual de 2014.

  25. Caro Esmael,

    Essa é sua análise, a qual respeito, porém, acredito( SOU RATINHO JR), crucificar agora nosso Governador é cedo demais….Acredito até que ele errou na sua estratégia nas últimas eleições,mas, não foi só ele. Vamos esperar, muita água ainda vai correr por baixo do Rio…..Apenas, acho, que crucificar ele agora, é a mesma coisa do que crucificar Fruet, por causa das suas coligações…..Meus respeitos…..

    • Ou você é Rogério ou é Ratinho, esta escolha é só tua, no entanto você pode também optar entre ser brasileiro ou ser tucano, neste último caso compre bastante vaselina para passar no nariz#####….

    • Bem diferente meu caro. Ele, Beto Richa e seus comparsas do PSDB – Rossoni, Traiano e o Derosso que queria ser vice do Ducci -, tentaram crucificar o Fruet e se deram mal. Muito cedo? O Beto Richa vai encerrar dois anos de Governo e não começou a governar ainda. Você acha mesmo cedo para ele ter dado o pontapé inicial no seu prometido choque de gestão? O Beto vai perder o Governo por incompetência e excesso de soberba. Tá deslumbrado com o poder.

  26. Esmael, vitória de FRUET à Prefeitura de Curitiba, sinaliza que houve uma mudança POLÍTICA, não só na capital paranaense…Eles choram “leite derramado”. Só no título, homenagem ao Chico Buarque ( maior compositor da MPB ). Eles continuarão, com medo de “TRAIRAS”…!

    • A vitória de Gustavo Fruet na capital nada tem de “mudança” política, pois Fruet seria o prefeito de Curitiba ate mesmo pelo PSOL. Gustavo só perderia a prefeitura da capital se o Ducci tivesse conseguido passar para o segundo turno, todos sabemos que o voto do curitibano é conservador e jamais elegeriam o Ratinho Jr prefeito, até pela falta de experiência que o menino demonstra ter.

      Não subestimem a articulação política de Beto Richa, pois ele é um candidato fortíssimo em qualquer situação e acreditem, pelo menos 70% dos votos que ajudaram Fruet se eleger, são votos que fatalmente virão para Richa em um possível confronto com Gleisi Hoffmann. E também não esqueçam que a ala mais gustavista ainda se ressente da falta de Lula e Dilma no palanque de Fruet.

  27. Esmael, não fale nada, deixe que ele se arrebente!!!

  28. Enquanto isso os companheiros de primeira hora do Beto, competetentes, estão fora do governo. São os mesmos erros do Ducci, o governo inteiro vai votar Requiao, pois 70% dos comissionados do governo Richa eram do governo Requiao. Vão mamar 3 anos e meio e depois vão dar uma banana ao atual, sob o argumento da fidelidade partidária.

  29. outro erro estratégico sera´a acomodação dos derrotados de curitiba e tirar a galera que está no governo, isso vai criar um descontentamento e raiva de quem levar o pé na bunda para ser substituído pelos cuecas de seda. creio que de quem sair das tetas gordas do governo beto sai atirando.