Elite começa a descobrir o monstro criado no STF

do Brasil 247

Merval Pereira, Dora Kramer, Marco Aurélio Mello!¦ várias são as vozes que começam a se levantar contra o desequilíbrio emocional e a postura autoritária de Joaquim Barbosa, características incompatíveis com a de um juiz do Supremo e, mais ainda, com o comando do Poder Judiciário; eles sabem que o mundo não acaba com a Ação Penal 470; como serão os próximos julgamentos?

Escondida, no fim da coluna da jornalista Dora Kramer, no jornal Estado de São Paulo, está a informação mais importante do dia. “O sucesso de Joaquim Barbosa ameaça criar pernas e levar o relator a perder a cabeça. O sentido da moderação é útil ao julgamento em curso e indispensável ao bom andamento dos trabalhos do Supremo que daqui a 15 dias ele presidirá”.

No caso de Joaquim Barbosa, o “sucesso”, ainda que na mídia, e não no meio jurídico, já lhe subiu à  cabeça. O ministro que distribui autógrafos já foi tratado por uma revista semanal como “o menino pobre que mudou o Brasil” e nada parece ser capaz de lhe dar um pingo de prudência ou humildade. Ontem, no intervalo de mais uma sessão acalorada no Supremo Tribunal Federal, em que Joaquim Barbosa debochou de seus pares, apostando nos aplausos da suposta opinião pública, Marco Aurélio Mello fez um desabafo. “A viagem à  Alemanha não fez bem a ele”, afirmou. “Não estamos aqui para ser vaquinhas de presépio do relator e dizermos amém, amém, amém”.

Barbosa trata com desrespeito todos os membros do colegiado que ousam divergir da sua posição. Se antes a ira era destinada apenas a Ricardo Lewandowski, a quem o ministro já acusou de “advogar para os réus” ou de “transformar réu em anjo”, ela agora se volta também contra Marco Aurélio, que teve apenas a “ousadia” de abrir um debate jurídico sobre um tema técnico levantado por um advogado (continuidade delitiva ou concurso material).

Num colegiado, a divergência entre ministros é salutar. Mas encantado com a sua “popularidade”, Barbosa tem adotado um viés cada vez mais autoritário, que não chega a ser surpreendente. Numa discussão recente no plenário do tribunal, ele já havia desafiado o ministro Gilmar Mendes a “sair à s ruas”. Agora, instados por Barbosa, vários ministros se sentem pressionados a seguir o comando “das ruas” e não das leis, salvo raras exceções.

Ocorre que o julgamento da Ação Penal 470 não será o último caso apreciado pelo Supremo Tribunal Federal. Depois dele, virão outros, em que os réus não serão propriamente adversários políticos dos que se proclamam porta-vozes da opinião pública. Por isso mesmo, Merval Pereira, colunista do Globo, publica um artigo nesta quinta-feira em que ensaia uma crítica à  “mão pesada de Barbosa”.

Segundo Merval, “na falta de critérios objetivos que norteiam as decisões, é previsível que os advogados de defesa terão muitas razões para apresentar embargos ao seu final, retardando a execução das penas”. Antes disso, Barbosa já havia sido criticado por aplicar penas a um réu, valendo-se de uma interpretação equivocada das leis.

Incensado e tratado como herói pelos meios de comunicação no início do julgamento, Joaquim Barbosa começa a perder popularidade. E a dúvida é que impacto isso causará numa personalidade já marcada pelo destempero e pela falta de inteligência emocional, seduzida por aplausos fugazes.

86 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E o André e a Lora que se cuidem, to sabendo que o Joaquim os esperam em breve…

  2. Tem algo, muito, muito errado com esse julgamento e principalmente com esse juiz. Em breve acho que teremos muitas surpresas…

  3. A verdade é a seguinte o Ministo J. Barbosa está deslumbrado, um pouco de prudência e boa educação com os seus pares não faz mal a ninguém.

  4. A luta de aqueles querem chegar ao poder pelo poder, não esmorece. Fazem jus ao mestre que perpetuam, o Maquiavel. A corrupção existente no Brail continua poderosa e todos aqueles que ousam combater seus lideres, tem de algum modo ser eliminados. O lider, aquele que troca de face com facilidade, esta lançando mão e continuara agindo para destruição dos que ousam impedir de atinga seus objetivos. A sociedade brasileira não pode continuar como um avestrus, enfiando a cabeça no chão para nada ver.

  5. Toda quadrilha tem um chefe, concordam?Agora a cuica vai roncar, porque com certeza o homem que não sabia de nada ja esta por muitas noites sem dormir, preocupado que podera ocupar as mesmas celas dos seus cumplices.
    Mas como evitar isso? Usando os coitadinhos de mente fechada para irem as ruas protestando, berrando, tentando mostrar ao povo brasileiro, que um ex, mesmo sendo corrupto não pode ir para a cadeia, ou mesmo ser julgado na corte suprema do pais. QUEM VIVER, VERÁ.

  6. A Ação Penal 470 transformou-se em um julgamento político contra o PT. O que se acusa como crime são as mesmas práticas reputadas apenas como ilícito eleitoral quando se trata do PSDB, que desfruta de todos os atenuantes daí decorrentes. É indecoroso. São absolutamente idênticas. Só as distingue o tratamento político diferenciado do STF.

  7. Quantas mais provas serão necessárias pra botar na cadeia os réus? Isso aqui é um país de gente falsa, cínica e hipócrita. Um povo que tem mais tendência a fazer o que é errado do que ser honesto. Pelo menos Joaquim Barbosa demonstrou dedicação e interesse em punir os culpados (como se a gente já não conhecesse a fama dessa corja). Nesse país quando alguém se levanta pelo bem, para fazer justiça e defender a moralidade pública, logo é ridicularizado, caluniado e difamado por aqueles que querem que a situação continue como está, ou seja, ESTE ABSURDO QUE TEMOS VISTO ACONTECER. ONDE A “JUSTIÇA” PASSA A MÃO NA CABEÇA DE BANDIDO E DIZ QUE NÃO HÁ PROVAS SUFICIENTES. Isto só tem incentivado a mais práticas criminosas, num círculo vicioso e cúmplice. QUEM QUER UMA JUSTIÇA INOPERANTE SÃO AQUELES QUE TEM O RABO PRESO COM ALGUMA COISA, OU ESTÃO A USAR O SEU PODER E INFLUÊNCIA PARA DEFENDER AMIGUINHOS, PARCEIROS DE SACANAGEM E CRIME.

  8. sou afavor de justiça .mas a destlação de odio que noto jb e imensa,por que?

  9. OLá Tchurma,
    Dizem que quem quer conhecer o Inácio coloque-o no palácio. Pôxa mal o negão começou botar as manguinhas de fora e já estão puxando o tapete do negão e o tombo vai ser muito feio. Ele deve estar pensando: -caracas ninguém leva a negrada a sério, mas se eu fosse branquelo colocava essa petezada na cadeia.

  10. BOA TARDE ESMAEL!

    Se efetivamente é “o povo que estraga a política” como afirmam acintosamente, teríamos que TROCAR DE POVO! É muito cômico e cômodo culpar o povo pelas mazelas do Brasil; PORQUÊ esses “críticos iluminados” não se candidatam para restabelecer as verdades e comprovar a eficácia de suas teorias?
    Quanto ao ministro Joaquim “Crioulo-Cotista” Barbosa não é novidade os seus devaneios e suas notórias acusações SEM PROVAS! Pesquisando é fácil descobrir que “os condenados” pelo “eminente” ministro ESTÃO SOLTOS! Em síntese, repito: É MAIS FÁCIL O SACI CRUZAR AS PERNAS que os mensaleiros ir para a cadeia!
    Duvidam? Aguardem!…

    • É VERDADE CHARA, ATÉ PORQ Ñ TEM CADEIA PRA GUARDAR TODOS OS MENSALEIROS DO PAIS. E QUEM ESTA COMEMORANDO MUITO SAO OS POLÍTICOS DO PARANÁ, POIS AVIDA INTEIRA ELES PAGARAM MENSALINHOS PRA PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES, MORTOS DE FOME.ALGUNS VEREADORES DE CURITIBA, E ALGUNS DEPUTADOS ESTADUAIS SABEM MUITO BEM DE QUEM ESTOU FALANDO. PORQ ACPI DA CONSILUX Ñ SAIU DO PAPEL NA CAMARA DE CURITIBA? PORQ A CPI DO PEDAGIO FOI TRAVADA? EU SEI PORQ??!! O MENSALAO CORREU SOLTO…. HEHEHEHEHEH, ROLOU ISSO$$$$$$$$$$$$$$$$$$ A DOIDADO! PRA BARRAR AS CPIS!!!

      • Oh, Luizão! Vou dar-lhe uma dica. Escreve com “caixa baixa” porque é mais fácil de ler. “CAIXA ALTA”, na internet, significa gritar e é ruim de ler. Grato e parabéns pela sua constante participação neste blog!

        • OK Emael, esta registrado, amigo!! e parabens vc esmael pelas suas materias !! eu sei q de vez enquando eu pego meio pesado com a tucanadas do DEMO,por isso, entendo perfeitamente quando vc ñ libera alguns comentários meus, para q seu blog ñ seja prejudicado. vlw cara e muito obrigado vc!! parabéns!!! e continue assim cara!!tudo de bom!!!

  11. Tentem olhar para toda situação com uma visão apartidaria… ajuda a clarear a mente para o que vcs realmente pensam e, não para o que estão acostumados ou predispotos a pensar.

  12. O principal disso tudo é a necessidade de rediscussão dos critérios de nomeação dos magistrados nos tribunais superiores.
    Embora eu não seja eleitor do Requião, a proposta dele de Emenda Constitucional para instituir limite de permanência aos Ministros do STF é muito oportuna.

    • Justiceiro, eu concordo plenamente. Veja o caso ventilado por aí, que a Presidente pretende indicar para o STF, um cara com 35 anos de idade, com certeza não pelo seu notório conhecimento jurídico, mas pelo fato do mesmo ser filho de um ex-cumpanhero de presídio, o qual poderá permanecer no STF até até 2047. Pode?. Tem que limitar não só o tempo de permanência mas também na forma de indicação, a qual deveria acontecer por indicação das Associações de Magistrados do Brasil, as quais reunidas e através de critérios próprios indicariam em lista tríplice os nomes entre os quais a Presidente indicaria aquele que bem entendesse, e não da forma como vem acontecendo, privilegiando a cumpanherada.

  13. Transmito aqui matéria publicada na revista Carta Capital de 07.11.02., página 17. SUPREMO Vanitas vanitatum Mais uma vez o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, alertou para o excesso de exposição dessa Corte antes mesmo de assumir a função. Ele repetiu no plenário do Senado, na terça-feira 30, o que já havia falado antes, quando sabatinado na Comissão de Consttuição e Justiça. “Esse sistema brasileiro é inédito”, disse Zavascki. A rigor, além do histrionismo de alguns magistrados, o foco da crítica é a transmissão, pela televisão, das sessões de julgamento. É visível a preocupação dos magistrados com o visual, pelo exagero de certas gravatas coloridas, perucas bem tratadas e melenas brancas matizadas ou ocultadas pela tintura preta. Invoca-se o princípio de transparência em defesa da publicidade. Contra isso, no entanto, há uma lição da Corte Suprema dos EUA, adotada em 1965, no julgamento “Estes vs, Texas, repetida no Brasil em parecer do repeitado penalista Nilo Batista: “A publicidade do julgamento constitui uma garantia constitucional do acusado e um direito não um direito do público”. ,

  14. Acordaram tarde os que se insurgem e tentam desqualificar dr. Barbosa.

    Se ele, dentro deste três cantos formados por indicados por Lula, tivesse contemporizado no início dos trabalhos, todos os louvariam e o encheriam de loas e mimos.
    Mas, diante do barulho de chaves abrindo portas de cadeia, os togados do bolso do colete do verdadeiro mandante querem mostrar ao chefe o quanto são gratos ao Dedo Indicador.
    Ninguém é contra o mesmo tratamento ao Mensalão Mineiro.
    Que se o julgue e que os culpados também venham a sentir o fedor da cadeia.
    E que a Justiça faça valer o seu braço forte sobre o cangote do Cachoeira, o pessoal da Delta e também da Alfa, do Beta, até o Zeta, passando pelo Ômega.
    Tá na hora de limpar a remela dos olhos do Brasil.
    Duela a quien duela!
    Mas que se precavenham os massa de manobra que – desinformados e alienados, participam como paus mandados da corrente para detonar imprensa e stf.

    • Querido Peter,
      a matéria fala sobre pessoas que fizeram o JB de “Pop Star Justiceiro” e agora já estão pensando diferente.
      O pessoal do PT já não gostava deste senhor.
      Basta verificar nos blogs de esquerda.
      Não misture alhos com bugalhos.

  15. Não vamos politizar este julgamento, pois para mim o que interessa é que os bandidos estejam confortáveis em suas celas, sejam eles do partido que for.
    Quanto as posturas de JB, infelizmente o executivo está se metendo em todos os poderes da república, pois tem nas mãos o legislativo com os mensalões e indica os ministros do judiciário.
    Vamos focar as críticas nos reais problemas, pois política não é futebol.

  16. Curioso, foi so começar a por os Petralhas na cadeia que agora o Min. Joaquim virou vilão. Eta povinho!!

    • Curiosa é a falta de interpretação de texto do nosso povo, feito você. Por isso o Brasil, apesar do avançao da era Lula, ainda tem tantos atrasos. Preguiça de pensar por conta própria.

  17. Eu vejo assim: se ele não se impor, como juiz e como pessoa, certamente todos corruptos seriam absolvidos. Por ter chamado para si a responsabilidade, que os demais juizes não fazem, é criticado , principalmente aqui neste blog. Caso fosse omisso, sem valores éticos e morais, seria bonzinho para os criticos sua atuação, talvez estes criticos estejam a mando dos corruptos querendo desqualificar o trabalho dificil do Joaquim Barbosa.

  18. ESSE SUJEITO SE NOS PUSERMOS ELE NO TOPO DE UMA TORRE DE IGREJAS QUE EXISTE POR AI OU AQUELA DA CATEDRAL DE MARINGA QUE SE NAO ME INGANA É A MAIOR DO BRASIL E DISSERMOS A ELE O SENHOR
    VAI REEDITAR O PAI NOSSO O SUJEITO VAI ACREDITAR POIS É UM PAU MANDADO E NAO PASSA DISSO

  19. Acho que tem gente interpretando o texto de forma equivocada. Digo isso porque pelo teor de alguns comentários, parece que o autor é um defensor dos réus e tenta deliberadamente desqualificar o ministro Joaquim Barbosa. Do meu ponto do vista o texto apenas critica a postura do ministro relator de agir de forma autoritária perante os outros membros da corte, tendo como platéia a opinião pública. Acredito ser pertinente a crítica visto que existe um princípio no direito denominado livre convencimento do juiz, o qual ensina que o juiz é livre para formar sua opinião. A forma como o JB tem atuado como relator do processo, desrespeitando opiniões divergentes, é realmente questionável e pertinente.

  20. “Não estamos aqui para ser vaquinhas de presépio do relator e dizer amém! amém! amém!” Marco Aurélio Mello

    Mas que foram vaquinhas fazendo grossas presepadas, ah! foram, sim!
    E com todos os amens necessários.
    Agora que a vaquinha está indo para o brejo querem se safar?
    Eu disse safar e não “safo”… como um desrespeitoso disse um tempo atrás…

  21. Ora, ora… um dia a criatura descobre o monstro que seu criador a fez. O criador do século XXI está mais esperto. Utiliza a criatura pontualmente e depois….antes que ela se revolte, o próprio criador a liquida. Quando precisar de outra atuação, fabricará outra criatura.
    É chegada a hora do descarte!

  22. Será que o M in. Joaquim Barbosa tido como o herói da mídia, não sabe que essa mesma mídia o abandonará na estrada quando vier o julgamento do mensalão tucano?

    Por falar em mensalão tucano , quando a nossa atenta mídia vai vazar a lista dos 79 políticos envolvidos e denunciados por Marcos Valério?

    E o caso da modelo que recebeu 1.800.000 do esquema e apareceu morta? Queima de arquivo?

    E o Ministro Gilmar Mendes que recebeu 185.000 vai ser condenado ?

    E a Veja que também recebeu grana do mensalão tucano vai ser condenada?

  23. Por que o PIG quer que Joaquim Barbosa seja Barbosa no mensalão do PT e Joaquim no mensalão do PSDB? Seria a DOCEmetria?

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é mesmo MANOEL. MAS VEJA OQ ELES TANTO TEMEM; Advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, faz revelação bombástica. Diz que entregou ao ex-procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, uma relação com nomes de 79 políticos que embolsaram recursos do mensalão tucano, de Eduardo Azeredo, “com comprovantes”. Indagado, o ex-procurador teve surto de esquecimento. “Não tenho lembrança”, disse ele. KKKKKKKKKKKKKKK, DEU AMINESIA NO HOMEM… O EX PROCURADOR – GERAL DA REPUBLICA DO EX PRESIDENTE FHC[PSDB] ESQUECEU TUDO???RSRSRSRSRSRSRSRSR… ESSA TUCANADAS DO DEMO Ñ TEM JEITO MESMO.

      • Aprendeu a esquecer com o Lula. Engraçado que na política, até as desculpas um político copia do outro…

        • E DAI, QUEM É Q NUNCA ESQUECEU DE ALGO? AGORA; A GRANDE MAGUA DE VCS, É SER DEROTADOS PELO MENSALAO, HEHEHEHEHEHEHEH, MENSALAO 3 TUCANADAS DO DEMO 0, É DURO NÉ?AKI EM CURITIBA, FALARAM TANTO DO MENSALAO, DO PT…TAMORAM UM CAMBAU TAO GRANDE , Q ESTAO ATÉ AGORA PROCURANDO O MOTIVO DA DERROTA, NÉ LUCIANO? SERA VC O DERROTADO COM MAQUINAS DE GOVERNOS E TODO PELO MENSALAO? OU É UM MERO CABEÇA ENCHADA PLA DERROTA DE SEU CHARA? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, VCS VAO TER DE ENGULIR O PT A SECO AGORA!!! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR, TOMA SEGO!!!

      • Como sofrem esses petistas. Raça nojenta.

    • crediospai…….

  24. Fernando Camargo Candido, ” Parabéns chamou os Evangélicos de retardados” sua colocação foi infeliz, de um ser mentecapto e mesquinho Parabéns foi um comentário excelente para seu mundinho!!!

  25. Abriram a caixa de Pandora…os mesmos que endeusaram Barbosa agora vêem que o mesmo tem problemas?!!

    E agora José?

  26. oblog do ESMAEL, o mais respeitado e democratico, do est. do parana.
    nao pode vender seu prestigio e credibilidade, a linha editorial do site
    http://www.brasil247.com.
    acho que temos muitos problemas politicos regionais, para pautar os assuntos de seu site.
    nao entrando na brigas dos grandes jornaloes, e midias tendenciosas.
    que acabam perdendo a credibilidade

  27. Canalhas de todos os matizes tentam desqualificar e detratar o ministro Joaquim Barbosa, relator de Mensalão, justamente num momento de grande tensão sobre a condenação dos envolvidos, fato esperado há muito tempo pela população brasileira. Se essa canalha que rouba diuturnamente o Brasil vencer no STF podemos começar a rezar. A sociedade brasileira não suporta mais tanta canalhice, covardia, corrupção e roubalheira neste país. O povo brasileiro acompanha todo o processo com sabedoria e saberá decidir de que lado ficará. Com a Justiça!

    • O mesmo povo que vota sempre nos corruptos. Com toda a sua sabedoria.

      • E qual a solução? De um povo mal educado, no sentido literal e despolitizado por força das circunstâncias, não há muito o que esperar, mas devemos continuar fazendo nossa parte. Pela última eleição de prefeito na capital, ao que consta temos aproximadamente 37% de eleitores mal informados, o que implica em uma maioria com algum senso crítico, na minha humilde opinião.

  28. o amigo da VEJA/GLOBO/GLOBONEWS/ESTADÃO/FOLHA SP, ESTA SE MOSTRANDO UM PESSOA MUITO TEMPERAMENTAL, ACHO QUE DE VIA SER OBRIGATORIO TESTE PSICOTECNICO PARA MINISTRO DA SUPREMO..

    CADE O JULGAMENTO DO MENSALÃO DO PSDB?

  29. E tem outra meu caro. Intolerância religiosa é crime.
    Não sou evangélico, mas reconheço que retardados não é uma faculdade dos evangélicos – tem retardados evangélicos, católicos e de todos os credos, além de ter muitos retardados que, como eu, não tem religião. Então deixe de ser retardado. Hoje você admira e endeusa esse JB e amanhã, provavelmente, você vai estar jogando pedra nele porque pessoas da índole deste juiz, fazem de tudo para aparecer e se promover, passando longe da ética e da justiça.

  30. Joaquim Barbosa não decide sozinho. Simples assim. Os demais ministros podem votar como bem entenderem. Querer marcá-lo como o responsável por tudo é ridículo. Na verdade, obsceno é um Toffoli da vida estar no STF. Obsceno é o tamanho do patrimônio do Dirceu, do Lulinha. Obsceno são os dólares na cueca, o Silvinho Land Rover. Obsceno é o Sarney no senado, o Maluf rindo de nós. Portanto, falsos moralistas, olhem para o lado antes de falarem besteira. Lembrem-se: se o Barbosa fosse um idiota, afetado, perseguidor de ptistas, restaria aos outros ministros a tarefa de absolvê-los. Fizeram?? Ao invés de desqualificar a denúncia, querem desqualificar o denunciante. Menos, bem menos.

  31. Quem estraga a política é o POVO

  32. Bom, ele é a favor do ESTADO LAICO: +1 PONTO PARA ELE, ou seja, sem retardados evangélicos desmoralizando a política brasileira.

    Ele é Honesto, +1 Ponto para ele.

    Ele é Justo, +1 Ponto para ele.

    Agora, além de tudo ainda querem que ele seja “Humilde”…

    É quase impossível ser perfeito em tudo, e eu dou a maioria moral para o EGO DELE para que ele continue DESUMILDE e JUSTO…

    Tópico de quem vota no PT/ PSDB, não é possível!

    • Entenda uma coisa meu caro: não creio que alguma pessoa pautada pela ética esteja esperando humildade do JB. O que esperamos dele é que faça a justiça e siga a lei sem pretensão de se autopromover perante a opinião pública pelo que é seu dever – só isso, eu espero que ele faça bem o serviço para o qual ele é bem pago.
      Ele deve se limitar a aplicar a lei em vez de dizer para os demais juizes irem as ruas e consultar o povo – tendo em vista que o povo, na sua maioria, está tão apto a julgar como está apto a votar nos corruptos. Ele deve se pautar pela lei e não pelo calor da opinião publica que muda de opinião conforme as vontades dos grandes meios de comunicação. Uma pessoa que só lê Veja ou assiste Jornal Nacional tem tanto senso crítico quanto meu filho de dez anos…

    • Fernando os evangélicos não são e nunca foram contra o Estado Laico, o único retardado é você com essa mentalidade retrógrada.

      • ñ sei ñ MM, ENTAO VC PRECISA CONVERSAR COM O SILAS MALA CHEIA DE DIZIMO… POIS SE ELES Ñ SAO CONTRA O ESTADO, PORQ ELES MENTEM TANTO?

        • Luizão, primeiro sobre o dizimo ninguem é forçado a dar. Quem dá, o faz pela fé e fé não se discute, pois cada um tem o direito de ter a sua. Segundo Silas Malafaia sempre deixou bem claro em seus programas que é a favor do Estado Laico.

    • Fernando,infeliz esse seu comentário a respeito dos evangélicos,não deveria generalizar pautando-se em um ou outro que conheça,quando o dia chegar em que vc precisar de um evangélico arrepender-se-a de cada letra descrita em seu comentário e Deus ajude que vc ainda encontre um evangélico para se desculpar.

      • Olha no comentário acima como alguns evangélicos são vingativos! Quando não tem força própria para se vingar – feito os grandes pastores – apelam para a ira divina! Que triste, Deus deve ter vergonha de nós.

  33. Que grande balela partidária esse texto!!!

  34. Então vejamos! O Magistrado quer punir os corruptos, mas os defensores dos corruptos são contra. Dentre os defensores estão magistrados nomeados pelo Lula e que, por obrigação pelo apadrinhamento, tentam, de todas as formas livrar a cara dos amiguinhos destes e, jornais e blogs igual ao seu, tentam desmoralizar Joaquim Barbosa, na expectativa de que o povo vá na onda e concorde com isso. Acho que é delírio demais da ptzada e simpatizantes.

    • O STF não e a casa do JB ele não respeita seus pares, quem gosta de monarquia que trabalhe para que ela seja instalada no pais.

    • Falando em delírio… Mas enfim, veja que você está defendendo o governo Lula. Já percebeu que APENAS com os juízes escolhidos pelo PT, no governo do PT, estão sendo julgados altos casos de corrupção? Peculiar, não?

    • Mas Joaquim Barbosa também foi nomeado pelo Lula, não?

  35. Parece aquela história da criatura se voltando contra o criador|.

  36. JOAQUIM BARBOSA seria muito ingênuo se não soubesse porque a VEJA tenta inflar seu ego.

  37. Estava demorando para os defensores de Lula se levantarem contra Joaquim Barbosa. Quando ele decidiu sobre Zé Dirceu e quadrilha ilimitada, ouviu-se um absurdo aqui, outro ali, e só. Mas bastou cogitar o óbvio (que Lula sabia do mensalão), e pronto: já é acusado de golpista! Enquanto os três poderes não forem realmente independentes, veremos este tipo de piada acontecer outras vezes.

    • ESTA POR FORA MATEUS, CAIU A FICHA NA ELEITE TUCANA DO DEMO E NO PIG. NA VISAO DELES; SE O JOSE DIRCEU , MARCOS VALERIO FORAM CONDENADOS A MAIS DE 40 ANOS, PENA ESSA,IMPOSTA PELO JOAQUIM BARBOSA. DEU A TREMEDEIRA NELES, POIS COM OS TUCANOS DO DEMO PARTE DA IMPRENSA MARROM, O JOAQUIM BARBOSA Ñ VAI ALIVIAR NO PROXIMO JULGAMENTO DO MENSALAO MINEIRO, OU SEJA CADA UM DELES PEGARA+OU – UNS 200 ANOS DE CADEIA. VAI SOBRAR ATÉ PARA O POLICARPO JR, JORNALISTA DA REVISTA VEJA . ENTAO…COM MEDO DA PUNIÇAO RIGOROSA CONTRA ELES NOS PRAXIMOS JULGAMENTOS… MENSALAO DO DEMO,MENSALAO DO PSDB, ELES TENTAM DESQUALIFICAR O MINISTRO J . B… A CRITICA É DA ELITE MIDIATICA, E Ñ DO PT. ENFIM; NA VISAO DA ELITE MIDIATICA,O PIG [REVISTA VEJA, GLOBONEWS,ESTADAO, FOLHA. PUNIÇAO RIGOROSA SÓ PRO PT, PRA ELES DO PSDB DEMO,PIG Ñ. ESPERTINHOS OS CARAS NÉ?

      • Se os mensaleiros tucanos merecem 200 anos, o Lullabia merece a pena de morte, mas como ela não aplicada no Brasil, uma perpétua ficará bom.

        • VA DE RETO TUCANADAS DO DEMO!!!UNS DERROTADOS, E DESORIENTADOS COM AS DERROTAS EM SP E CURITIBA, E EM OSASCO O PREFEITO ELEITO DO PT GANHOU NO PRIMEIRO TURNO, A MIDIA PODRE ARMARAM CONTRA O PAULO CUNHA DO PT. TIRANDO -O DA DESPUTA PELA PREFEITURA DE OSASCO SP, MAS NAO ADIANTOU NADA… PERDERAM, POIS O SUBESTITUTO DO PAULO CUNHA DO MESMO PARTIDO PT, GANHOU NO PRIMEIRO TURNO. E IMPÔS UMA DURA DERROTA HUMILHANTE, AOS TUCANOS DO DEMO, AS ELITES MIDIATICAS,[REVISTA VEJA, GLOBO NEWS,ESTADAO, ]

    • Escorregou na maionese hein.. a matéria refere ao fato da mesma mídia que promoveu JB estar iniciando agora um processo de desqualificação do mesmo, até para quem não entende direito basta.

    • Saudades dos tempos que os tres poderes eram sérios, que eram o Exército a Marinha e a Aeronáutica.

      • AINDA SÃO SÉRIOS, E A ÚNICA INSTITUIÇÃO QUE DA SUSTENTAÇÃO A ESTA NAÇÃO, CASO CONTRARIO JÁ TERÍAMOS UMA GUERRA CIVIL, O LEGISLATIVOS O TEMPO TODO ACHACANDO O EXECUTIVO, O EXECUTIVO O TEMPO TODO INVENTANDO FALCATRUAS PARA MANTER O LEGISLATIVO[ E A IMPRENSA] CALADINHOS E TAMBÉM SE MANTER, O JUDICIÁRIO QUE ERA UMA DAS ANCORAS DA MORALIDADE DE UNS TEMPOS PRA CÁ TAMBÉM ANDA MERGULHADA EM UM MAR DE LAMA, E AGORA SEM MORAL NENHUMA POR CAUSA DESTE JOAQUIM BARBOSA . MAIS MORAL PARA AS FORÇAS ARMADAS JÁ.

  38. Não é de hoje que venho dizendo que esse cara é uma farsa. Tá fazendo do STF o que o Ratinho faz do seu programa de auditório. Vergonhoso. Postura medíocre. Se é para julgar e aplicar a lei, tudo bem, nada mais correto que isso, mas fazer deste fato um ato de autopromoção? Te enxerga.

    • NÃO PODEMOS COMPARAR O PROGRAMA DO RATINHO COM STF, É DESMERECER UM PROGRAMA FAMILIAR, E QUE TODOS QUE ASSISTEM SABEM QUE É DE COMEDIA , E STF AS PESSOAS ASSISTEM ACHADO QUE COISA SERIA…

      • ESTE BARBOSA , O JOAQUIM– ESTA ACABANDO COM A IMAGEM DO JUDICIÁRIO QUANDO ELE ENXOVALHA OS MAGISTRATURA DA MAIS ALTA CORTE DO BRASIL, ORA CHAMANDO UM MINISTRO DE JAGUNCEIRO E COMANDANTE DE CAPANGAS, E NÃO TEVE CONTESTAÇÃO, FICOU A IMPRENÇAO DE QUE O CARA O E.ORA FALANDO QUE O OUTRO MINISTRO NÃO TEM MORAL PARA O REPREENDER, E O MINISTRO TAMBÉM NÃO O REPREENDEU MAIS, FICOU… E AGORA USA O CARGO PARA ARRUMAR UM EMPREGUINHO NA GLOBO— SALVE-SE QUEM PUDER. FORA BARBOSA.

    • NÃO PODEMOS COMPARAR O PROGRAMA DO RATINHO COM STF , É DESMERECER O PROGRAMA , POIS TODOS SABEM QUE É DE COMEDIA …NO STF AS PESSOAS ACHAM QUE COISA SERIA …

  39. Engraçado, justamente agora que íamos ver o julgamento do mesnsalão tucano o cara já não tem mais apoio,é autoritário,é louco… agora se ve que o joaquim barbosa foi um boneco usado pelos poderosos. Os holofotes lhe cegaram!? Nada disso, agora contra a turma do PSDB/globo//veja não pode ser tão rigoroso,nem que agora tenha provas! Pra que provas contra o PT, já para o PSDB nem com provas! Joaqui barbosa é mesmo um frouxo! Usado e “corno manso” do judiciário!

    • Essa questão que você levantou é essencial, mas acho que a coisa vai além da manipulação, deve estar rolando um bilhãozinho da privataria por fora dos amados holofotes.

      • Como dizia o Sérgio Motta, prócere tucano profundo conhecedor do assunto: “a imprensa come na mão se farto for o grão”.

    • Para a mídia golpísta comandada pelos seus Barões o Joaquim “Bagaço de Laranja” Barbosa, já fez o trabalho que eles queriam, agora quando começar o julgamento do Mensalão Tucano ele não serve mais.

      O que me admira que que a classe média brasileira sempre procura ir para o lado dos milionários – eles sempre usam a classe média como escada – em vez de ir para o lado dos pobres, para se se fortaleça a nossa jovem de mocracia.

      O exemplo do Joaquim Barbosa e viveficante, a Casa Grande só suporta a Sernzala quando ela esta fazendo o seu trabalho sujo. Exemplos no Paraná e em Curitiba; Abib e Derosso = senzala o próximo é o Cleiton= senzala, quem da Casa Grande de Curitiba e do Paraná foi preso pelas roubalheiras na privatização do Banestado, na do passivo do BADEP que o próbo senador Álvaro Dias – quando governador – pôs na contabilidade do Banestado, Jogos Mundias da Natureza no governo JL……NENHUM!!!!!!!!

  40. Interessante, a grande mídia tão criticada pelos petistas e cia. agora é trazida para alavancar críticas ao Min. Joaquim Borbosa. Não falam que o Min. Levandowski é amigo da família do Lula e que o Min. Tofolli foi advogado de petistas e do PT.
    Querem desqualificar o Min. Joaquim Barbosa, pois convém à “estabilidade”(!?).
    CHEGA!

    • Faltou interpretação de texto aí, hein?

      • Pelo poder, a elite ““ na época representada pelos saduceus , apoiada pelos juízes, os ditos fariseus ““ crucificaram Cristo. E vai ser assim sempre. A elite já enforcou Tiradentes, trucidou estudantes na Ditadura e “¦ só vai parar seu jogo demoníaco quando as pessoas de bem se vacinarem contra seu veneno maquiavélico.E qual é a vacina contra o golpismo da elite? O conhecimento. Saber que as mentiras são as armas da direita.

    • Você leu e não entendeu nada, ou finge que não entendeu.