Beto aposta em aliança com Belinati para vencer em Londrina

Beto Richa.
por Fábio Silveira,via Gazeta do Povo

O governador Beto Richa (PSDB) aposta numa candidatura única da sua base de apoio para vencer a eleição deste ano à  prefeitura de Londrina. Na prática, isso significa unir tucanos e grupos ligados ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Antonio Belinati (PP) em torno de um nome de consenso, a exemplo do que ocorreu na eleição estadual de 2010.

Para Richa, a dobradinha deu certo em 2010: ele obteve 71,87 % dos votos válidos em Londrina na eleição para o governo estadual. O problema, porém, é aparar arestas históricas entre tucanos e aliados de Belinati: em duas das quatro vezes em que disputou a prefeitura de Londrina, o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), foi ao segundo turno contra o ex-prefeito. Foi derrotado em ambas, com um discurso forte de denúncia das dezenas de processos judiciais a que Belinati respondeu em sua carreira.

à‰ importante ter uma boa participação e vencermos a eleição aqui. De preferência com um candidato do nosso partido!, declarou Richa ontem à  tarde. Se não houver essa possibilidade [de vitória com candidato tucano], vamos trabalhar uma candidatura de um partido aliado!, completou.

O governador admitiu que ainda não conversou com Hauly, considerado o candidato natural do PSDB à  prefeitura, nem com os partidos aliados. Com relação ao secretário, Richa afirmou que respeitará a decisão dele. Eu estou muito contente com o desempenho do Hauly na Secretaria da Fazenda, mas vou respeitar a opinião dele!, declarou o tucano, sobre a possibilidade do secretário não querer disputar a quinta eleição seguida para prefeito de Londrina.

Para Richa, o conveniente! é que a sua base tenha um candidato só, para que não haja nenhum tipo de conflito! com partidos que o ajudaram na eleição de 2010 e que poderiam estar juntos em futuras eleições. Ele disse ser aconselhável evitar um confronto com esses partidos [aliados]! e que pode tentar fazer o papel de magistrado [fazendo mediação entre eles]!. Apesar disso, Richa afirmou que essa definição não depende tanto da sua atuação. As questões locais sempre acabam prevalecendo!, afirmou.

Marcelo Belinati

Richa disse considerar que a candidatura do vereador Marcelo Be!­!­!­linati (PP), que deve ser o nome do grupo de Antonio Belinati para disputar a prefeitura, é competitiva! e com chances de vitória. Marcelo é sobrinho do ex-prefeito. Ele está muito bem posicionado.! Questionado sobre como se comportaria num cenário em que a sua base tivesse dois candidatos, Richa disse ainda não ter pensado nessa possibilidade. Segundo ele, sua participação na eleição começa com uma conversa com Hauly.

A entrevista com Beto Richa foi realizada durante visita do governador à  sede do GRPCom em Londrina.

Comments are closed.