“Vocês vão ter que me engolir” | Zagallo morre aos 92 anos

O ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo, conhecido como Zagallo, morreu nesta sexta-feira (5/1), aos 92 anos. 

Zagallo morreu às 23h40 no Hospital Barra D’Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos. 

Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro. 

Zagallo foi o único tetracampeão mundial de futebol, tendo estado presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.

“Vocês vão ter que me engolir”

“Vocês vão ter que me engolir” é uma frase de Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos principais nomes do futebol brasileiro. 

Economia

Zagallo é o único tetracampeão mundial de futebol. 

Zagallo disse esta frase para comemorar a conquista da Copa América de 2007. A frase tornou-se uma das mais famosas de Zagallo

A morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos, gerou grande repercussão: 

  • O São Paulo FC lamentou a morte do tetracampeão mundial pelo Brasil, que marcou história como atleta, treinador e dirigente.
  • Corinthians: Nos despedimos hoje de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Obrigado por tudo que fez pelo nosso futebol, Zagallo. E claro – ETERNO ZAGALLO – tem 13 letras. Nossa gratidão a você, Velho Lobo!
  • O Botafogo lamentou a perda de um dos seus maiores ídolos, campeão como jogador e treinador.
  • O Fluminense Football Club lamentou a morte de uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial.
  • O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou a morte do único tetracampeão mundial de futebol.
  • Vasco da Gama disse que foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do tetracampeão mundial Zagallo. Ao longo de sua longa e vitoriosa trajetória no futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo defendeu as cores do Vasco da Gama em duas oportunidades, ambas na função de treinador, com 49 vitórias, 34 empates e 16 derrotas. O Velho Lobo conquistou três títulos pelo Gigante da Colina: o Troféu Colombino de 1980, a Taça Gustavo de Carvalho de 1980 (equivalente ao segundo turno Estadual) e a Taça Adolpho Bloch de 1990. O Vasco da Gama se solidariza aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação.

Zagallo é o único brasileiro a vencer 4 copas, duas como jogador, uma como técnico e outra como auxiliar.

Além da repercussão no mundo da bola, a partida do “Velho Lobo” também chegou à política.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (6/1), registrou a seguinte mensagem em suas redes sociais:

Mário Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970. Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial. Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores.

Guilherme Boulos (PSOL-SP), deputado federal, publicou:

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do Zagallo. O velho lobo foi um dos grandes responsáveis por muitas das conquistas do futebol brasileiro. Meus sentimentos aos familiares, amigos e apaixonados pelo esporte. Zagallo eterno!”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também escreveu no X:

“Que Deus, em sua infinita bondade, o acolha em seus braços e conforte seus familiares, amigos e admiradores.”

Flávio Dino, futuro ministro do STF:

“Homenagens ao Zagallo, brasileiro multicampeão, que brilhou no Botafogo e na Seleção. Timaço do título mundial de 1958 está todo reunido no céu”, escreveu no X, ao postar uma foto da icônica seleção.

Paulo Pimental, ministro da SECOM:

“Quero expressar minha solidariedade aos familiares, amigos e fãs de Zagallo, um dos maiores da história do futebol. Como atleta Zagallo foi brilhante, como treinador um dos melhores do mundo, além de ser o recordista em conquistas individuais de Copas do Mundo. Descanse em paz, velho Lobo!”

Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-JR):

“Foi-se um dos homens que mais alegrias deu ao Brasil em sua História: Mario Jorge Lobo Zagallo. Único tetracampeão mundial, exemplo de garra, um dos protagonistas da era de ouro do futebol brasileiro e um vencedor nos clubes onde atuou como atleta ou técnico. Sua contribuição ao nosso futebol foi imensa. Meus sentimentos à família, amigos e ao povo brasileiro, que perde um ídolo.”

Ministro da Casa Civil, Rui Costa:

“Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do único tetracampeão mundial de futebol, o nosso eterno Zagallo. O Velho Lobo deixou um legado que jamais será esquecido e seu nome gravado para sempre na história do futebol em todo o mundo. Força aos amigos, familiares e fãs.

Deixe um comentário