Veja essa: Quebra da bolsa é culpa de Lula, diz a Folha

Não cobre honestidade intelectual da velha mídia. A Folha, por exemplo, culpa o presidente Lula pela quebra da bolsa. Os especuladores arriscam tudo na jogatina, perdem, e põem na conta do bom velhinho.

O sistema bancário mundial entrou em colapso depois da falência de bancos nos Estados Unidos e na Suíça, que, a despeito do socorro dos respectivos bancos centrais, a crise ainda aparova a economia mundial que é lastreada em especulações de mercado.

Nesta quinta (23/3), a bolsa de valores caiu mais de 2% e atingiu o patamar de 97.000 pontos. Embora seja um reflexo da crise global do capitalismo, a Folha fez uma ginástica danada para atribuir isso a Lula – demonstrando falta de honestidade intelectual.

Segundo o jornalão paulistano, a queda ocorreu depois que o presidente Lula reagiu à decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 13,75% ao ano, sem dar indícios de que poderia cortar a taxa.

[Ora, os juros mais altos do planeta era tido como contidio sine qua non para manter a bolsa bombando!]

Em sua insanidade, talvez a Folha esperasse que o presidente Lula concordasse com a manutenção da taxa escorchante e até pedisse que se aumentasse mais os juros.

Economia

Ainda de acordo com a publicação, a decisão era esperada pelo mercado, mas a declaração da autoridade monetária mostrou uma postura dura, agradando os economistas, mas também provocando uma revisão das expectativas.

A Folha, que é um banco, diz que o mercado “interpretou” a comunicação do Banco Central como um sinal de que um corte de juros no futuro próximo é improvável, levando a reações negativas. Ou seja, especula…

O dólar também subiu, enquanto as taxas de juros subiram em vários vencimentos.

O governo Lula criticou a decisão do Banco Central, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamando o tom da comunicação de “muito preocupante”.

Na semana passada, a mesma velha mídia tentou colocar nas costas da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, a crise do capitalismo mundial. No entanto, o jornal britânico Financial Times desmentiu a Globo ao esclarecer que a quebradeira do sistema bancário era uma tendência mundial. De acordo com a publicação liberal, da terra do Rei Charles III, os bancos globais perderam quase US$ 500 bilhões em valor de mercado como resultado da recente crise causada pelo colapso do Silicon Valley Bank (SVB).

Moral da história: eles fazem a m**** e culpam o vizinho na maior cara de pau.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário