Um mês após ataque, Lula afirma democracia é o patrimônio mais precioso da população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes sociais sobre os ataques golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. No vídeo publicado, ele mostrou imagens dos estragos causados no Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional pelos invasores.

Em sua postagem, Lula afirmou que a democracia é o bem mais precioso do povo brasileiro e que a justiça será firme contra quem tentar destruí-la. Um mês após o ocorrido, as investigações continuam em andamento. A Polícia Federal realizou a quinta fase da Operação Lesa Pátria para identificar os responsáveis.

A Justiça Federal já bloqueou R$ 18,5 milhões em bens patrimoniais de pessoas e empresas investigadas e a Advocacia-Geral da União pediu a elevação desse bloqueio para R$ 20,7 bilhões. Além disso, o governo federal pretende endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito através do chamado Pacote da Democracia.

Quem financia o golpe de Estado

A Polícia Federal iniciou a quinta fase da operação “Lesa Pátria” no dia 7 de fevereiro de 2023. A operação tem como objetivo identificar pessoas envolvidas no ataque contra o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, ocorrido em 8 de janeiro. Ao menos 20 pessoas já foram detidas e são suspeitas de crimes como abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição ou inutilização de bens protegidos.

Além disso, 920 pessoas que participaram do acampamento montado por cerca de dois meses em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, ainda estão custodiadas em duas unidades prisionais do Distrito Federal. 459 suspeitos foram liberados, mas precisam cumprir restrições judiciais.

As detenções foram feitas como resultado da desmontagem do acampamento que foi montado por pessoas que não aceitaram o resultado das últimas eleições, na tentativa de impedir a posse do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. No relatório do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, aponta que o acampamento se transformou em uma estrutura organizada que foi crucial para as ações de perturbação da ordem pública.

Economia

Exposição em Brasília enaltece a democracia

Uma exposição gratuita chamada “Brasil futuro: as formas de democracia” foi inaugurada em Brasília, no Museu Nacional da República. A exposição foi criada para marcar o renascimento do setor cultural no Brasil e destacar os novos direitos sociais e a diversidade do país. A exposição ganhou nova importância após a recente tentativa de golpe e pretende celebrar a democracia e criar um espaço de reflexão e diálogo. A exposição reúne mais de 200 obras de 104 artistas e estará patente até ao final de fevereiro.

LEIA TAMBÉM