Stranger Things 5 ​​começa com uma corrida frenética até a linha de chegada

Já se passou uma década desde Coisas estranhas O fenômeno começou, e os irmãos Duffer tiveram tempo suficiente para criar um final forte para sua série de sucesso. Mas o início da quinta e última temporada da série parece uma corrida frenética até o fim.

Enquanto Coisas estranhas não foi o primeiro sucesso da Netflix, ele catapultou o streamer para um novo nível de proeminência cultural pop ao contar uma história extremamente cativante que fez todo mundo falar. A nostalgia moderna dos anos 80 nunca desapareceu, mas Coisas estranhas deu início a uma nova onda de programas e filmes que fez parecer que outros estúdios estavam fazendo tudo ao seu alcance para recriar o sucesso dos irmãos Duffer. Coisas estranhas foi um fenômeno importante que não mostrou muitos sinais de perder força ao longo das primeiras temporadas.

Na 4ª temporada, porém, os novos episódios do programa foram lançados em um ritmo muito mais lento graças aos atrasos na produção causados ​​pela pandemia de covid-19. Enquanto o maior Coisas estranhas a franquia estava crescendo com um show no palco e planos para um spinoff animado, depois que a greve dos roteiristas de 2023 levou a ainda mais atrasos, parecia que a Netflix poderia ter dificuldade em deixar todos animados para voltar a Hawkins para a temporada final da série principal.

Nos primeiros quatro episódios de Coisas Estranhas 5você pode sentir os irmãos Duffer tentando resolver problemas de produção anteriores que estavam além de seu controle, ao mesmo tempo que exploravam ideias narrativas que haviam mapeado muito antes de a série começar a ser exibida. Embora esta temporada recomece de onde parou, ela é repleta de detalhes que enfatizam quanto tempo se passou no mundo real desde a última vez que vimos esses personagens.

O elenco mais jovem parece e se sente muito mais velho de uma forma que não pode ser atribuída exatamente a surtos repentinos de crescimento. E os personagens têm a tendência de falar uns com os outros em exposições engraçadas, como se soubessem que as pessoas que precisam de suas memórias estão assistindo. Esses elementos de Coisas Estranhas 5 pede uma suspensão da descrença que parece razoável dados todos os fatores externos que impediram esta temporada de estrear mais rapidamente.

Embora muita coisa tenha mudado em Hawkins nos meses desde que foi quase totalmente destruído pelo Upside Down, a maioria das pessoas ainda consegue viver sua vida cotidiana. Todos se lembram de como a energia interdimensional que abalou a terra abriu as ruas. Mas eles tentam não pensar no que aconteceu agora que os danos foram cobertos principalmente por enormes folhas de metal.

Além dos exames médicos obrigatórios e da quarentena imposta pelos militares que impede os civis de deixar a cidade, as coisas parecem relativamente normais para quem não conhece Vecna.

(Jamie Campbell Bower) e seus muitos Demogorgons. Mas para Eleven/Jane (Millie Bobby Brown), Hopper (David Harbour) e o resto de sua tripulação, a calma anormal é um sinal de como as coisas estão prestes a se tornar mais perigosas.

Para lembrá-lo de como essa história sinuosa começou e para enfatizar que tipos de monstros Coisas estranhas‘Os heróis enfrentam, a nova temporada passa muito mais tempo com Will Byers (Noah Schnapp). Will insiste em desempenhar um papel maior nos planos dos adolescentes de levar sua luta até Vecna ​​no presente, mas a série também volta ao passado para explorar o que aconteceu com o garoto quando ele foi arrastado para o Upside Down pela primeira vez na primeira temporada. Por mais perturbadores (no bom sentido) e impressionantes que sejam muitos dos cenários e efeitos visuais de outro mundo desta temporada, os flashbacks focados em Will, apresentando um novo ator mirim sobreposto ao rosto envelhecido de Schnapp, minaram parte da fantasia do programa. Semelhante aos experimentos anteriores do programa para diminuir o envelhecimento de suas estrelas de rápido crescimento, o efeito não funciona muito bem no nível visual. Mas dá a você a sensação de que os Duffers realmente querem que esta temporada pareça que está fechando o círculo das histórias de certos personagens.

Você pode sentir o mesmo desejo em ação enquanto o programa corta para pôsteres de crianças desaparecidas de uma Eleven mais jovem, antes de revelar que ela está realmente se escondendo na floresta com Hopper e treinando para usar seus poderes em combate. Hop – originalmente apresentado como um bêbado bagunçado na primeira temporada – sabe que sua filha adotiva não é mais uma garotinha. Ele e Joyce Byers (Winona Ryder) entendem que Eleven pode ser sua única esperança de derrotar Vecna ​​para sempre, mas é difícil para eles aceitarem sua disposição de arriscar sua vida.

Seis adolescentes juntos em uma saliência de um prédio. Os adolescentes estão todos olhando para algo confusos.

(Da esquerda para a direita) Finn Wolfhard como Mike Wheeler, Caleb McLaughlin como Lucas Sinclair, Natalia Dyer como Nancy Wheeler, Joe Keery como Steve Harrington, Charlie Heaton como Jonathan Byers e Gaten Matarazzo como Dustin Henderson.
Imagem: Netflix

Coisas estranhas sempre teve um elenco enorme de personagens principais e fez um trabalho (principalmente) sólido ao entrelaçar seus enredos de maneiras que pareciam orgânicas. Mas porque esta temporada está tão focada em dar todos um último viva, o show rapidamente começa a parecer um pouco ocupado demais para seu próprio bem.

A temporada oscila entre o drama familiar de Hopper, problemas escolares para os outros membros restantes do Hellfire Club (Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Priah Ferguson) e um triângulo amoroso tenso entre alguns dos adolescentes mais velhos. Batidas como a crescente amizade entre Will e Robin (Maya Hawke) precisam acontecer relativamente rápido porque o show tem um limite de tempo. E as coisas ficam ainda mais agitadas à medida que Coisas Estranhas 5 dá novo destaque à irmã mais nova de Mike, Holly (Nell Fisher), e a seu colega de classe desbocado, Derek (Jake Connelly).

Enquanto Coisas Estranhas 5 tenta dar corpo a alguns de seus jogadores, muitas vezes parece que a série está partindo da suposição de que você ainda conhece e ama esses personagens o suficiente para que simplesmente ver seus enredos encerrados seja suficiente para criar uma história satisfatória. Depois de todo esse tempo gasto no pipeline, porém, o que Coisas estranhas precisa realmente acertar o ponto é um capítulo final que funciona como sua própria narrativa convincente. A série pode conseguir isso em seus quatro episódios finais se conseguir desacelerar e realmente se inclinar para o tipo de drama emocional que fez Coisas estranhas tal nocaute em suas temporadas anteriores. Mas com esta temporada já na metadeCoisas Estranhas 5 terá um trabalho difícil para isso.

Coisas Estranhas 5 também é estrelado por Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Brett Gelman, Cara Buono, Amybeth McNulty e Linda Hamilton. Os primeiros quatro episódios já estão sendo transmitidos, os próximos três estreiam em 25 de dezembro e o final estreia em 31 de dezembro.

Siga tópicos e autores desta história para ver mais como esta no feed da sua página inicial personalizada e para receber atualizações por e-mail.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *