Ratinho Junior vai embarcar no Republicanos, dizem deputados

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, há duas certezas entre a bancada federal paranaense: 1- que a terra é redonda e 2- que o governador do Paraná, Ratinho Junior, vai deixar o PSD para embarcar no projeto presidencial com o Republicanos.

De acordo com deputados ouvidos pelo Blog do Esmael, no Distrito Federal, as aspirações nacionais de Ratinho o colocam em atrito com a direção nacional do PSD, comandada por Gilberto Kassab, secretário de Governo de São Paulo.

O leitor do Blog do Esmael soube em primeiríssima mão, por meio de uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi ungido herdeiro bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026. Nesse cenário, o mandatário paulista se transferiria para o PL.

O PSD ficaria bloqueado para o projeto nacional de Ratinho Junior porque Kassab pode voltar a governar SP pelas mãos do vice-governador Felicio Ramuth, que é do PSD.

Kassab sabe que seria impossível manter um pé em cada canoa, isto é, um na canoa de Tarcísio, e outro na de Ratinho. Por isso o governador do Paraná estaria de malas prontas para o Republicanos.

O diabo é que isso teria problemas nas vésperas das eleições municipais, quando boa parte dos candidatos do PSD paranaense não têm condições de começar do zero as coalizações visando prefeituras e câmaras. Vide o caso de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, onde o grupo ligado à prefeita Elizabeth Schmidt rachou com os irmãos Rangel. Ela sonha concorrer à reeleição pelo PSD, enquanto os moços perderam o mando da legenda na cidade. os secretários Sandro Alex (Infraestrutura) e Marcelo Rangel (Inovação) tendem seguir o governador em direção ao Republicanos.

Economia

Irmãos Rangel pederam o mando do PSD em PG, mas eles seguirão Ratinho Jr. rumo ao Republicanos
Irmãos Rangel pederam o mando do PSD em PG, mas eles seguirão Ratinho Jr. rumo ao Republicanos.

Em outras plagas, idem, a saída do governador do PSD causaria desarranjos e estragos eleitorais. O Blog do Esmael ainda está apurando esse mapa eleitoral.

No entanto, domingo (25/2), quando o ex-presidente Bolsonaro promoverá uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, poderá ser um teste de fogo para Ratinho Junior. Se ele comparecer à marcha por “Deus, pátria, família e liberdade”, ficará nítido que ele [governador] recuou do projeto nacional. Caso ele não compareça, ficará patente essa tática eleitoral do governador do Paraná, que é deixar o PSD e embarcar rumo ao Republicanos.

Pelo que se sabe, até aqui, Ratinho Junior viajou no último dia 19 para os Estados Unidos. Ainda não se tem notícia de que ele voltou ao país.

O Republicanos no Paraná, que pode ser a tábua da salvação para Ratinho Junior, no contexto de concorrer contra o presidente Lula, em 2026, está sob controle do padeiro gourmet Marcelo Almeida, herdeiro do megaempresário Cecílio do Rego Almeira (CR Almeida). A empreiteira também tem envolvimento com pedágios no estado.

LEIA TAMBÉM:

Uma resposta para “Ratinho Junior vai embarcar no Republicanos, dizem deputados”

Deixe um comentário