Quando a Qualcomm anunciou seu chipset Snapdragon 8 Elite Gen 5 de última geração em novembro, ela mencionou que uma versão não Elite estava a caminho, projetada para alimentar uma camada mais acessível de telefones principais. Agora, esse chip finalmente chegou, com algumas quedas no desempenho, mas com o mesmo conjunto de recursos principais.
A Qualcomm compara o 8 Gen 5 com o 8 Gen 3 de 2023, apresentando uma melhoria de 36 por cento no desempenho da CPU e uma melhoria de 11 por cento no desempenho da GPU em comparação com esse chip, junto com melhorias de eficiência. Mas como o 8 Gen 3 tem dois anos e a Qualcomm mudou a arquitetura da CPU nesse meio tempo, o recente 8 Elite Gen 5 é uma comparação mais útil.
O 8 Gen 5 tem uma estrutura de CPU Oryon semelhante à Elite, mas em velocidades de clock mais lentas – seus seis núcleos de desempenho têm limite de 3,32 GHz, com seus dois núcleos principais de 3,8 GHz, em comparação com 3,62 GHz e 4,6 GHz, respectivamente, no Elite. No papel, isso também define seu desempenho abaixo do Snapdragon 8 Elite do ano passado, mas teremos que esperar para ver como os smartphones reais se comparam na prática.
Existem alguns outros downgrades do novo Elite. O modem X80 normal da Geração 5 tem velocidades de pico 5G ligeiramente mais lentas, embora o desempenho de Bluetooth e Wi-Fi deva ser o mesmo, e tanto satélite quanto banda ultra larga (UWB) sejam suportados. Ele também reduziu ligeiramente as especificações de sua GPU Adreno e NPU Hexagon AI, embora a Qualcomm tenha entrado em menos detalhes nas comparações exatas e não possa usar o armazenamento UFS 4.1 mais recente. Mas outras especificações são idênticas nos dois chipsets, incluindo recursos de carregamento, suporte de exibição e a grande maioria das opções de hardware da câmera.
A Qualcomm afirma que vários fabricantes, incluindo Motorola, OnePlus e Vivo, já concordaram em usar o chip em novos telefones, com os primeiros aparelhos previstos para aparecer “nas próximas semanas”. Isso pode significar que veremos isso no OnePlus 15R, agora confirmado para lançamento nos EUA em 17 de dezembro.
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.




