ProUni encerra inscrições nesta sexta-feira: entenda a classificação para mais de 200 mil bolsas

O Programa Universidade para Todos (ProUni) encerra as inscrições nesta sexta-feira, 3, oferecendo um total de 288.112 bolsas de estudo em faculdades e universidades privadas em todo o Brasil. Desse total, 209.758 são integrais e 78.354 são parciais. Os interessados podem consultar a sua classificação parcial até o final das inscrições.

A classificação parcial é um ranqueamento que mostra a posição do estudante em relação aos concorrentes diretos e é feito a título de consulta para o candidato, durante todo o período de inscrição. A classificação se baseia na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de cada candidato, em ordem decrescente, e obedece a critérios de prioridade, que incluem professores da rede pública de ensino e estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou parcialmente em escolas públicas na condição de bolsistas.

O que você precisa saber sobre o ProUni 2023:

  • O Prouni é dividido em duas chamadas sucessivas, sendo a primeira em 7 de março e a segunda em 21 de março.
  • Os pré-selecionados devem comprovar as informações disponibilizadas no ato da inscrição até 16 de março e 30 de março, respectivamente.
  • Para participar da lista de espera, o candidato precisa confirmar seu interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 5 e 6 de abril.
  • O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 10 de abril e a documentação deve ser entregue pelo candidato entre 10 e 19 de abril.
  • A inscrição gratuita deve ser realizada exclusivamente pela internet, na página do Prouni.
  • A pré-seleção dos inscritos ocorrerá de acordo com a classificação, obedecendo à ordem decrescente de modalidade de concorrência.
  • As modalidades de concorrência são: professor da rede pública de ensino; estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição ou não de bolsista; estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; e estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
  • O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.
  • O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, e as instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Os requisitos para participar do ProUni incluem ter prestado as edições do Enem 2021 e/ou 2022, com nota acima de 450 pontos e não ter feito o exame na condição de treineiro. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou particulares, mesmo sem ter sido bolsistas, e atender aos critérios de renda familiar per capita: 1,5 salário mínimo para as bolsas integrais e três salários mínimos para as parciais.

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do MEC. O candidato deve informar suas opções por curso, instituição, turno e cidade e pode consultar a lista de cursos e vagas disponíveis. Candidatos que se autodeclaram pardos, pretos, indígenas e pessoas com deficiência podem optar por concorrer pelos sistemas de cotas e ações afirmativas.

Os candidatos aprovados serão convocados pelas instituições escolhidas em duas chamadas: nos dias 7 e 21 de março. Após a divulgação dos resultados, o aluno selecionado terá nove dias para apresentar a documentação comprobatória.

Diferentemente do que aconteceu no ano passado, o ProUni não está divulgando a chamada “nota de corte”, índice mínimo considerado suficiente para um estudante ingressar em determinado curso.

Economia

LEIA TAMBÉM