Lembro-me de ter ficado impressionado com o trailer de revelação de 2024 de Possuidor(es)o novo jogo de Derivador hiperleve desenvolvedor Heart Machine. O trailer apresenta um design artístico impressionante, onde um personagem animado em 2D explora e luta em ambientes de rolagem lateral com lindos cenários 3D, e tudo isso com música poderosa e temperamental. O jogo final, lançado este mês, não foi tão inspirador quanto o trailer inicial fez parecer, e quase desisti – mas estou muito feliz por tê-lo visto até o fim.
Em Possuidor(es)você joga como Luca, uma garota possuída por Rehm, um demônio de outro reino. Após uma catástrofe, Rehm salva a vida de Luca criando pernas para ela – mas a partir de então, Luca serve como anfitrião para Rhem, o que significa que eles podem conversar um com o outro o tempo todo e ocasionalmente ver as memórias um do outro. Os dois têm um relacionamento contencioso. Eles brigam constantementeo que às vezes tornava difícil para mim me preocupar com eles. Mas ao longo do jogo, o relacionamento deles evolui à medida que eles passam a entender mais um sobre o outro e os mundos de onde vieram.


Máquina do coração descreve Possuidor(es) como um “scroller lateral de ação rápida”, mas este é um Metroide– ou Castlevaniaestilo de jogo completo. Você explorará um mundo interconectado com zonas distintas, passará muito tempo olhando o mapa para tentar encontrar o próximo caminho a explorar e coletará atualizações de travessia úteis, como uma corrida na parede, para ajudá-lo a acessar novas áreas. Muito cedo, você pegará um chicote, que tem função dupla como ferramenta de exploração para cruzar grandes lacunas e uma arma fundamental na batalha.
As lutas são inspiradas em lutadores de plataforma como Super Smash Bros.o que significa que eles são rápidos e crocantes, e você enfrentará inimigos com armas inspiradas em coisas normais que você pode ter em sua casa. Minha estratégia usual consistia em atacar os inimigos de perto com um grande taco de beisebol, chocá-los com uma explosão elétrica de um celular para criar espaço e lançar talheres demoníacos pelas salas para atingir alvos distantes. Aparar também é uma parte fundamental das lutas.

Imagem: Devolver Digital
No início, porém, Possuidor(es) era muito difícil. Inimigos normais batem forte e se você perder o foco por apenas um segundo ou for pego em um combo infeliz, poderá morrer sem tempo para reagir. Morrer manda você de volta para o Possuidor(es) equivalente a Almas Negras fogueiras, mas as viagens de volta ao local onde você morreu podem ser longas, árduas e cheias de perigos. (O jogo também usa um Almassemelhante a um sistema de frascos, trocando frascos por analgésicos para permitir que você recupere a saúde.)
Normalmente gosto desse tipo de desafio, mas algo sobre Possuidor(es)O nível e o design do inimigo muitas vezes faziam com que o início do jogo parecesse mais frustrante do que divertido para mim. Eu também consegui muito perdido após as primeiras horas, explorando muito mais o mapa do que o necessário porque não conseguia descobrir como passar por algumas paredes misteriosas com rachaduras brilhantes. Pensei em encerrar o jogo para sempre.
Porém, depois de finalmente aprender como abrir aquelas paredes (use o chicote!), conseguir alguns upgrades de saúde e analgésicos e ver mais nuances no relacionamento de Luca e Rhem, comecei a gostar muito mais do jogo. Eu finalmente me acomodei na satisfação Metroide ciclo de explorar uma nova área, encontrar uma nova atualização, usá-la para chegar ao próximo chefe, pegar o próximo MacGuffin e fazer tudo de novo na próxima zona.

Possuidor(es) não me possuiu da maneira que eu esperava. Com base nas minhas impressões iniciais, o jogo parecia preparado em laboratório para agradar exatamente ao meu gosto. Eu só precisava ter um pouco de paciência. O jogo culminou em um nível final que realmente colocou minhas habilidades à prova e um campo de batalha impressionante para o chefe final. Enquanto observava os créditos rolarem, percebi que tudo finalmente evocava alguns dos sentimentos que tive ao assistir ao primeiro trailer do jogo.
Possuidor(es) já está disponível para PC e PS5.
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