PF irá investigar explosão em ministério que deixou 27 feridos

A Polícia Federal irá apurar apurar a explosão registrada na subestação de energia do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (25/11). Por se tratar de um órgão federal, a apuração caberá exclusivamente à PF, sem atuação da Polícia Civil do Distrito Federal ou do Instituto de Criminalística da PCDF.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento do resgate.

A detonação, ocorrida por volta das 10h, provocou pânico entre servidores e obrigou o esvaziamento total do prédio que abriga o Ministério da Igualdade Racial e outras cinco pastas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o incidente começou durante um serviço de manutenção em uma subestação externa, onde funciona o gerador que abastece o ministério.

Três trabalhadores terceirizados ficaram feridos — um deles em estado gravíssimo, com 60% do corpo queimado. Ele estava diretamente manuseando o gerador no momento da explosão. Outro funcionário, também presente na subestação, sofreu ferimentos mais leves. A terceira vítima, que tentou resgatar os colegas, sofreu intoxicação pela fumaça.

Veja imagens:

11 imagensFechar modal.1 de 11

O prédio no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde funciona o Ministério da Igualdade Racial, foi evacuado por volta das 10h desta terça-feira (25/11)

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova2 de 11

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, houve uma explosão em uma subestação de energia perto do local

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova3 de 11

Os servidores evacuaram o prédio e deixaram o local com auxílio das equipes do CBMDF

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova4 de 11

A PMDF foi acionada para ir ao local

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova5 de 11

A subestação onde fica o gerador do Ministério fica na parte externa do bloco C e a explosão ocorreu durante um serviço de manutenção realizada por funcionários terceirizados

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova6 de 11

A explosão deixou 6 feridos

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova7 de 11

Informações preliminares obtidas pelo Metrópoles apontam que dois servidores estavam mexendo na rede elétrica, quando houve a explosão.

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova8 de 11

O prédio foi evacuado com auxílio dos militares Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova9 de 11

O incidente também deixou pessoas presas dentro do elevador

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova10 de 11

O incidente deixou também um homem com 60% do corpo queimado, além de duas pessoas intoxicadas pela fumaça que fora levadas ao hospital. Outras 27 também inalaram fumaça após o incêndio

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova11 de 11

Segundo a CEB Ipes, o acidente ocorreu durante serviço de manutenção feito por um trabalhador terceirizado “que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados”

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Muitos feridos

Ao todo, 27 pessoas receberam atendimento no local, e seis precisaram ser encaminhadas a hospitais. “No geral, a maioria estava apenas com intoxicação leve por ter inalado a fumaça”, afirmou o capitão Charles Palomino, do CBMDF.

Servidores relatam momentos de desespero. A funcionária Joana Silva, 27 anos, contou que houve pessoas presas em elevadores quando a fumaça começou a se espalhar. “A gente só escutou a explosão e a fumaça preta subindo rápido. Foi questão de segundos”, disse. “Mas a maioria conseguiu descer pela escada de incêndio, apesar da tensão.”

A CEB Ipes, responsável pela subestação, divulgou nota informando que o equipamento é de uso compartilhado com a distribuidora Neonergia e que todos os trabalhadores utilizavam EPIs obrigatórios, incluindo uniforme antichamas. A empresa afirma estar acompanhando a situação dos feridos e garante que “a subestação está totalmente controlada”.

Já o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela administração do Bloco C, anunciou que o prédio permanecerá interditado durante todo o dia para avaliação estrutural e perícia.

Confira nota na íntegra:

“O Ministério da Gestão e da Inovação  informa sobre o incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na área externa o Bloco C na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ocorrência teve início com um curto-circuito elétrico em razão de uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação localizada na área externa do lado oeste do bloco C.

Em razão do curto houve um princípio de incêndio que foi debelado pelas equipes de brigada de incêndio do prédio e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A fumaça atingiu o interior do bloco C e houve necessidade de evacuação imediata. As equipes responsáveis atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação.

Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros outras 20 pessoas foram atendidas no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem no bloco C.

A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, responsável pela gestão administrativa do Bloco C — que abriga seis ministérios — solicitou aos dirigentes dessas pastas que orientem seus trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem a jornada de hoje em teletrabalho.”

Metrópoles é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *