Pesquisas pelo telefone favorecem mais Bolsonaro

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (25/08), via telefone, é um exemplo de como essas enquetes são mais favoráveis ao presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) em comparação às entrevistas pessoais.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente dessas sondagens, no entanto, com margem de vantagem mais estreita que nas pesquisas presenciais.

– Na média, pesquisas telefônicas tendem a subestimar a taxa de intenção de votos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a superestimar a do presidente Jair Bolsonaro – explica o Estadão ao apresentar um “agregador de pesquisas“.

– É possível que isso aconteça porque sondagens feitas por telefone tenham mais dificuldades de aferir a opinião dos mais pobres – segmento em que o petista se sai melhor – esclarece a publicação, um lampejo de honestidade intelectual em tempos de trevas.

Há uma disparidade muito grande entre os institutos de pesquisas – sem entrar no mérito de quem contrata essas empresas para investigar a intenção de votos [os bancos estão fazendo uma farra nestas eleições 2022 jamais vista em qualquer parte do mundo].

Dito isso, o levantamento Exame/Ideia mostra Lula com 44% das intenções de voto na estimulada e Jair Bolsonaro com 36%. A vantagem para o petista é de oito pontos.

Economia

A pesquisa jura que Bolsonaro ganhou 3 pontos, enquanto Ciro Gomes (PDT) surge com 9%, à frente de Simone Tebet (MDB), que tem 4%.

Os outros candidatos têm 1% ou menos. Brancos e nulos somam 2% e os que não sabem/não responderam, 3%.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone entre 19 e 24 de agosto e foi registrada no TSE sob o número BR-02405/2022.

Comparação: telefone x presencial

Crise interessa a bancos e especuladores
A crise econômica e a continuidade de Bolsonaro interessam à velha mídia, aos bancos e aos especuladores

A título de comparação, a pesquisa Datafolha diz que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 15 pontos [47% x 32%] e aponta vitória do ex-presidente no primeiro turno.

O Datafolha aplica seus questionários com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional.

A pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, vê 12 pontos de diferença a favor de Lula [44% x 32]. O instituto faz entrevistas pessoais, segundo registro no TSE.

Alguém está mentindo nisso aí. A primeira vítima sempre é o eleitor brasileiro.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário