Nunca antes na história deste país os bancos ganharam tanto quanto no governo Bolsonaro

Isso a Globo não mostra, e o Blog do Esmael explica por quê.

Nunca antes na história deste país os bancos ganharam tanto quanto no governo do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL). [Veja abaixo a tabela evolutiva dos últimos dez anos.]

Por isso os bancos defendem Bolsonaro até debaixo d’água comprando pesquisas de intenção de votos e empresas de comunicação social, a tal propriedade cruzada adquirida pelas instituições financeiras.

[Aos olhos dos banqueiros, essa farra não pode parar de jeito nenhum!]

Segundo o Banco Central, em 2021 os bancos tiveram lucro recorde histórico de R$ 132 bilhões mesmo com a pandemia.

A título de comparação, o lucro dos bancos tinha sido de R$ 94 milhões em 2020.

Economia

O Relatório de Estabilidade Financeira do BC atribuiu o crescimento do lucro das casas bancárias à alta na taxa básica de juros e ao crescimento de empréstimos, bem como ao juro bancário cobrado de pessoas físicas, que era 349,6% nas operações com cartão de crédito rotativo em dezembro de 2021.

Enquanto os bancos lucraram alto, as empresas quebraram, o desemprego aumentou, e os salários foram aviltados à níveis de semiescravidão.

Não é foi à toa que Bolsonaro, na segunda-feira (08/08), ao visitar a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), sentiu-se em casa para atacar o ex-presidente Lula e dizer que não vai assinar “cartinhas” – referindo-se à “Carta pela Democracia” que será lida na quinta (11/08) na USP.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

Lucro líquido dos bancos entre 2011 e 2021, segundo o BC.

LEIA TAMBÉM