Morre fundadora do Magazine Luiza, dona do Poder360

No início desta segunda-feira (12/2), o Brasil perdeu uma figura ímpar do mundo empresarial, com o falecimento de Luiza Trajano Donato, aos 97 anos. A notícia foi confirmada pela assessoria do Magazine Luiza, empresa da qual Luiza Trajano Donato foi a visionária fundadora.

A informação é do site Poder360, que tem um aporte financeiro do grupo por meio do acionista Frederico Trajano. Ele é CEO do Magazine Luiza, sobrinho neto da fundadora Luiza Trajano Donato e filho de Luiza Trajano.

Nascida em Cristais Paulista (SP) em 1926, Luiza Trajano Donato iniciou sua trajetória como uma vendedora em Franca, interior de São Paulo. Em 1957, em parceria com seu marido, deu os primeiros passos ao fundar a “A Cristaleira”, uma modesta loja que mais tarde se transformaria na primeira unidade do gigante varejista Magazine Luiza.

O Magazine Luiza, hoje um dos maiores varejistas do Brasil, reflete os valores e a visão empreendedora de sua fundadora. Com mais de 30 mil empregados, a empresa mantém viva a essência do jeito de pensar e agir de Luiza Trajano Donato.

Engana-se, porém, que o Magazine Luiza venda apenas geladeiras e televisores. Ledo engano. Além de possuir um braço na mídia, por meio do Poder360, a empresa vende crédito para que seus clientes adquiram eletrodomésticos e eletrônicos com os juros de mercado, qual seja, a Magalu é um banco, uma fintech, que desenvolve produtos financeiros totalmente digitais.

A empresária, que era tia de Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, deixou uma marca indelével no cenário empresarial brasileiro. Sua energia incansável para o trabalho e os valores que cultivou continuam a orientar o Magalu mesmo após seu falecimento, diz um comunicado da empresa.

Economia

“Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30.000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho”, destaca a nota oficial do Magazine Luiza.

LulaxBolsonaro DataMagalu PesquisaPoderData
A fintech Magalu “inspira” site Poder360, que está de luto pela morte da fundadora da empresa.

O velório de Luiza Trajano Donato está marcado para ocorrer às 10h no Velório São Vicente, em Franca (SP). O enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade, no município do interior paulista.

A notícia do falecimento ressalta não apenas a perda para a família e amigos, mas também para o setor empresarial brasileiro. Luiza Trajano Donato deixa um legado que transcende fronteiras, influenciando gerações de empreendedores e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do comércio no país – ressalta a Magalu.

A trajetória de Luiza Trajano Donato, desde os dias iniciais como vendedora em Franca até a fundação e consolidação do Magazine Luiza como potência varejista, é uma narrativa inspiradora, dizem o admiradores da empresária. Seu falecimento representa uma perda notável para o Brasil, mas seu legado continuará a inspirar e moldar o cenário empresarial por muitos anos, acreditam eles.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário