Ao vivo: Lula faz hoje agenda ministerial sem horário para acabar: ‘a primeira reunião a gente nunca esquece’

O presidente Lula convocou para esta sexta-feira (06/01), pela manhã, a primeira reunião ministerial do governo. Segundo o próprio mandatário, o encontro começa às 9h30, porém não tem horário para acabar.

“Hoje temos a primeira reunião ministerial, para organizar os trabalhos na primeira semana de presidência”, disse Lula nesta manhã. Ele disse que está otimista com o início do governo.

“Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro”, afirmou o presidente.

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo de Lula é passar a mensagem de que ministros devem trabalhar em equipe, ou seja, implantar o “centralismo democrático” no governo – princípio de organização que combina democracia, discussão livre e disciplina com direção centralizada.

Na reunião de hoje, Lula pretende avaliar a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com outros entes federativos.

‘A primeira reunião a gente nunca esquece’, diz um os ministros que participará do encontro com o presidente.

Economia

O presidente ainda definirá as medidas que adotará nos primeiros 100 dias, a partir dos relatórios produzidos pelos grupos técnicos de trabalho da transição.

Lula também aproveitará a primeira reunião, hoje, para anunicar aos ministros que viajará ao menos por dois estados neste mês.

Além disso, o novo inquilino do Palácio do Planalto reforçará a convocação da reunião com todos os 27 governadores no final deste mês, no dia 27 de janeiro, em Brasília, indistintamente do partido ou preferência ideológica do mandatário estadual.

Assistir ao vivo Lula na reunião ministerial:

LEIA TAMBÉM