Início / Lava Jato

Lula ataca Lava Jato ao inaugurar complexo da Petrobras

Meus caros leitores, parece que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolveu reacender antigas chamas nesta sexta-feira (13/9). Durante a inauguração do Complexo de Energias Boaventura, o antigo Comperj, em Itaboraí (RJ), Lula não poupou críticas à Operação Lava Jato, aquela mesma que paralisou as obras há 16 anos e sacudiu os alicerces da política nacional.

Com a verve que lhe é característica, o presidente disparou: “Esse ato de hoje é, na verdade, uma reparação ao que muita gente honesta, trabalhadora, sofreu dentro da Petrobras com as denúncias da Lava Jato”. Para Lula, a operação não tinha como objetivo principal prender corruptos, mas sim desmoralizar a Petrobras aos olhos do povo brasileiro. “A tentativa era desmoralizar a Petrobras para depois falar: ‘vamos vender'”, afirmou.

E não parou por aí. Lula questionou as privatizações de empresas públicas, como a Vale e a Eletrobras. Eu fico me perguntando, cadê a bondade dessa empresa privatizada? O que ela trouxe de lucro para o país? O que a Vale tem produzido de novo? Nada”, alfinetou o presidente, colocando em xeque os benefícios prometidos pelas privatizações.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também entrou na dança e classificou a interrupção das obras como “covarde e irresponsável. Segundo ele, se o complexo estivesse operando desde 2018, o país teria arrecadado mais de R$ 7 bilhões só com a produção de diesel. Parece que alguém andou fazendo as contas e viu que o prejuízo não foi pequeno.

Em um tom mais inflamado, Lula não hesitou em chamar os defensores da privatização da Petrobras de “um bando de imbecis”. Para ele, a Petrobras é mais do que uma empresa de petróleo; é uma indústria de energia que tem potencial para liderar em biocombustíveis, etanol e hidrogênio verde. “O dia que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior produtora de energia renovável deste país”, profetizou.

Sobrou até para o Banco Central e os especialistas do mercado financeiro. Lula criticou aqueles que se opõem ao aumento real do salário mínimo, afirmando que tal postura é “insensata e desumana”. E lançou a pergunta ao vento: “Onde essas pessoas estudaram? Em que Deus elas acreditam?”.

Enquanto isso, o complexo agora rebatizado está pronto para operar no processamento de gás natural, recebendo insumos do pré-sal da Bacia de Santos. Uma nova era para uma obra que já foi símbolo de escândalo e que agora busca se tornar exemplo de retomada econômica.

No meio de tantas declarações fortes e posições firmes, fica a pergunta: estamos vendo um Lula disposto a revisitar velhas batalhas ou a escrever novos capítulos na história política brasileira? Só o tempo dirá.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), dá pistas do valor estratégico da Petrobras para o governo Lula. É o Brasil e nossa indústria de óleo e gás retomando seu papel estratégico, gerando emprego e renda, depois da destruição lavajatista”, disse ela, na véspera da inauguração do complexo da petrolífera.

O antigo Comperj, hoje Braslub, volta a operar amanhã, processando gás que a Petrobras extrai no pré-sal. É o Brasil e nossa indústria de óleo e gás retomando seu papel estratégico, gerando emprego e renda, depois da destruição lavajatista. Nosso país é maior que a mentira.

— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) 2024-09-10T20:56:34.067Z

Leia também no Blog do Esmael: Lula fecha janela; Gleisi, Curi e Sandro disputam Paraná