Kremlin vê tentativas estrangeiras de provocar agitação na Sérvia

A Rússia vê tentativas do exterior de provocar distúrbios em Belgrado, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em comentários sobre os recentes comícios na capital sérvia, onde os manifestantes exigiram uma revisão das eleições parlamentares.

“Existe legislação nacional, agências eleitorais. Há também observadores que não registaram quaisquer violações que tenham o potencial de pôr em causa a legitimidade das eleições realizadas”, disse o porta-voz. 

“Além disso, é evidente que existem processos e tentativas de forças terceiras, incluindo as do exterior, para provocar tal agitação em Belgrado. É isto que estamos a testemunhar.”

“Não temos dúvidas de que as autoridades do país garantirão a lei e a ordem”, sublinhou Peskov.

Anteriormente, o bloco de oposição sérvio “Sérvia contra a violência” tentou atacar o edifício da administração municipal de Belgrado. 

Os manifestantes usaram mastros para desmontar a porta e quebraram as janelas, jogando latas de cerveja e pedras dentro. 

Economia

Eles também destruíram as câmeras de vigilância. 

A polícia dispersou os manifestantes por volta da meia-noite.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, alertou que todos os protestos e declarações provocativas da oposição não produzirão resultados, observando que “o poder só pode mudar através de eleições”.

Segundo Vucic, “não haverá mudança forçada de regime, não importa o que a oposição faça”. 

A oposição alega o seu desacordo com o resultado das eleições para o parlamento da cidade de Belgrado, onde a coligação, liderada pelo partido no poder, venceu anteriormente.

Deixe um comentário