Jair e Michelle Bolsonaro têm sigilo bancário quebrado por determinação de Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na quinta (17/8) autorização para a quebra do sigilo bancário e financeiro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A Polícia Federal (PF) está atualmente investigando o possível envolvimento do casal na venda de presentes de luxo [joias] por indivíduos ligados ao ex-chefe de Estado.

A Operação Lucas 12:2, que visa esclarecer o destino dos presentes recebidos por Bolsonaro durante visitas oficiais, conta com o respaldo do Tribunal de Contas da União (TCU), que afirma que esses presentes deveriam pertencer ao governo, não à coleção pessoal de Bolsonaro.

Investigação da Operação Lucas 12:2

A Operação Lucas 12:2, nomeada com uma alusão bíblica, tem por objetivo esclarecer a trajetória dos presentes de valor conferidos ao ex-presidente Bolsonaro.

A Corte de Contas enfatiza a natureza pública desses presentes e insiste que eles devem ser propriedade do governo, ressaltando a importância da transparência e da preservação do patrimônio público.

Economia

A investigação concentra-se na avaliação de presentes de luxo que foram concedidos a Bolsonaro durante suas visitas oficiais, levantando questões cruciais sobre o destino e a legalidade da disposição desses presentes.

Indivíduos envolvidos e negociações sob escrutínio

De acordo com as informações divulgadas, a investigação incide sobre um círculo de indivíduos próximos ao ex-presidente, incluindo o ex-chefe de gabinete Mauro Cid, seu pai, o General da reserva Mauro Cesar Lourena Cid, e ex-assessores de Bolsonaro.

Estes indivíduos teriam, alegadamente, negociado a venda de joias de luxo para estabelecimentos comerciais nos Estados Unidos.

Notavelmente, a defesa de Mauro Cid veio a público declarando que ele tinha a intenção de vender os itens de luxo a pedido de Bolsonaro, tornando o ex-presidente diretamente envolvido nas negociações.

Vínculo com investigações anteriores e prisão de Mauro Cid

A investigação em curso não é a única frente pela qual o ex-ajudante de ordens Mauro Cid enfrenta problemas criminais.

Ele também foi detido no contexto de uma investigação relacionada à falsificação de certificados de vacinação de Bolsonaro.

Esse fato ressalta a complexidade do cenário jurídico em que Mauro Cid se encontra atualmente, com a interseção de múltiplas investigações e implicações legais.

Cooperação internacional e ampliação da investigação

Além de autorizar a quebra de sigilo bancário, o ministro Alexandre de Moraes também sancionou a solicitação de cooperação internacional da Polícia Federal para obter informações financeiras do ex-presidente Bolsonaro e Michelle nos Estados Unidos.

A abertura desse canal de cooperação destaca a amplitude da investigação e o compromisso das autoridades em esclarecer completamente todas as facetas desse caso complexo.

Posicionamento dos advogados

Até o momento, não houve resposta oficial dos advogados de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro em relação a essas recentes ações judiciais.

O desenvolvimento desse caso continuará a ser acompanhado de perto pelo Blog do Esmael, à medida que novas informações emergem e os desdobramentos legais se desenrolam.

A presente investigação, sob a égide da Operação Lucas 12:2, coloca em foco a importância da transparência e da integridade no cenário político e jurídico do país.

A determinação das autoridades em investigar a fundo as alegações de envolvimento do ex-presidente e de sua esposa em transações financeiras de joias pode ter reflexos nas eleições 2024 e 2026.

LEIA TAMBÉM

3 Respostas para “Jair e Michelle Bolsonaro têm sigilo bancário quebrado por determinação de Alexandre de Moraes”

  1. Estes dois safados já deveriam estar trancaviados. Eles usaram e abusaram da boa fé dos evangélicos, ajudados por “pastores” como Malafaia e CIA que os ajudaram a enganar este povo. Também fizeram uso maciço da máquina pública para enriquecerem a si e aos seus familiares. Arrigimentaram militares corruptos e golpistas para os ajudar a dar um golpe na democracia brasileira, montaram uma verdadeira quadrilha dentro do Palácio do Planalto para fazer o que bem entenderem, fez um curral para DESPROVIDOS DE INTELIGÊNCIA de plantão que iriam lá todos os dias pedir abenção ao larápio. Acabou com vidas brasileiras de forma vil e sinica. E agora o que os BRASILEIROS PATRIOTAS, DO VERDADEIRO LADO DO BEM estão esperando! A PRISÃO DE AMBOS E DE SEUS CÚMPLICES.

  2. O povo brasileiro quer ver esse criminoso ser julgado e sentenciado como culpado em Haia pelas quase 700 mil mortes na pandemia. As vidas perdidas devido à crueldade do desgoverno Bolsonaro não tem preço!!! É inaceitável a blindagem que o grande capital financeiro e produtivo estão fazendo à esse genocida! Aliás, ele(Bolsonaro) agiu dessa forma à mando de seus patrões(banqueiros e donos de multinacionais). Esse é o resultado de termos perdido o bonde da revolução social! Não quero dizer que essa e outras investigações não são importantes, pelo contrário. Entretanto, a negligência do governo Bolsonaro em relação às medidas sanitárias que deveriam ter sido aplicadas durante a pandemia no Brasil caracterizou um crime contra a humanidade!

  3. Lendo uma matéria em um outro conceituado site, uma das colunistas pontuou com muita propriedade a situação em que Bolsonaro e Cia impuseram aos brasileiros. A situação das jóias surrupiadas do Patrimônio Nacional e vendida na clandestinidade no Estados Unidos é o mínimo do que este cara sem moral e indole vez. Mas grave do que isso, além da tentativa da ruptura democrática no Brasil, ele roubou algo muito mais preciso do que um Rolex, uma caneta de ouro e etc…
    Ele roubou de muitos brasileiros e seus familiares as ALMAS E SONHOS dos seus familiares falecidos na COVID devido a sua inapta e desumana forma de agir. MATOU MUITOS BRASILEIROS, E NÃO DEVEMOS DEIXAR ISSO PASSAR EM BRANCO. TEM QUE RESPONDER POR ISSO E SEUS CÚMPLICES NA ÉPOCA QUE ESTAVAM A FRENTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. E não vamos esquecer isso. Iremos cobrar de um jeito ou outro a PRISÃO DELE por este CRIME CONTRA A VIDA.
    Estou certo que mais cedo ou mais tarde ele irá preso, mas, só pelas jóias roubadas é muito pouco. TEM QUE IR PELAS VIDAS ROUBAS DOS BRASILEIROS NA PANDEMIA.

Deixe um comentário