A ministra Gleisi Hoffmann parabenizou publicamente o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) pela reeleição à presidência do PT do Paraná, confirmada no segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no domingo, 27 de julho. Arilson recebeu 8.687 votos e comandará o partido por mais quatro anos no estado.
“Confio no Arilson para seguir fortalecendo o PT e o projeto de Lula no Paraná”, afirmou Gleisi, em declaração divulgada logo após o encerramento da apuração. A ministra destacou que a vitória foi fruto de “diálogo, firmeza e muita presença na base”.
Para Gleisi, o resultado reflete o vigor da militância petista e a importância da democracia interna:
“O segundo turno do PED mostrou a vitalidade do nosso partido e a força da militância que acredita, participa e luta por um PT cada vez mais forte.”
Ela também reafirmou sua confiança na liderança de Arilson, em sintonia com o governo federal:
“Tenho plena confiança no Arilson para seguir conduzindo o PT com coragem, unidade e compromisso com o projeto do presidente Lula no nosso estado. Seguimos juntos.”
Além do reconhecimento à vitória de Chiorato, Gleisi fez questão de elogiar o deputado federal Zeca Dirceu (PT), adversário no segundo turno do PED, pelo papel desempenhado na disputa interna:
“O PED é uma experiência única de democracia interna, que fortalece nossa organização e reafirma o protagonismo da base nas decisões.”
Reeleito, Arilson agradeceu o voto de confiança da militância e reforçou seu alinhamento com o Planalto:
“Vamos continuar construindo um PT unido, forte, democrático, que dialoga com todas as forças, com cada filiado e filiada, que combate a extrema direita, e que defende o projeto do presidente Lula, rumo à sua reeleição em 2026.”
A eleição no PT do Paraná mobilizou mais de 16 mil filiados em 275 municípios e marcou uma das disputas mais acirradas da história da legenda no estado. O segundo turno entre Arilson e Zeca simbolizou diferentes visões estratégicas dentro do partido, mas também reafirmou a unidade em torno da liderança de Lula.
A reeleição de Arilson Chiorato sela o reposicionamento do PT-PR com foco nas eleições gerais de 2026 e amplia o protagonismo da legenda na política estadual, sob coordenação direta da ministra das Relações Institucionais.
Leia também no Blog do Esmael:
- Arilson diz que Gleisi Hoffmann foi decisiva para sua reeleição no PT-PR
- Arilson defende escuta ativa e diálogo direto com a população para ampliar votos de Lula no Paraná
- Arilson defende nova narrativa para ampliar militância e engajar simpatizantes do PT nas redes
- Arilson sobre vitória apertada no PED: “Agora é todo mundo junto pelo Lula”
Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Entrar no Canal do WhatsApp