O ex-deputado federal pelo PDT, Wilson Picler, surpreendeu ao afirmar que hoje se posiciona no campo da direita. O empresário da educação é apontado nos bastidores como possível suplente de Cristina Graeml (União Brasil) na disputa pelo Senado em 2026.
Picler construiu sua trajetória política vinculado à ala brizolista do PDT, tendo sido base de apoio da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Em 2012, foi um dos articuladores da vitoriosa campanha que levou Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba, em aliança com o PT. Agora, seu discurso procura se afastar da esquerda e se alinhar ao espectro conservador.
O Blog do Esmael obteve uma carta de Picler, enviada à redação, na qual ele agradece a menção feita em matéria anterior e detalha seus posicionamentos políticos. O documento confirma o movimento de aproximação com Graeml e com o União Brasil, partido do Centrão que abriga também o senador Sergio Moro.
Ao se declarar de direita, Picler sinaliza sintonia com bandeiras como a defesa do armamento civil, endurecimento no combate à criminalidade, oposição à legalização de drogas e valorização da Polícia Federal independente. Ele também ressalta sua admiração por Sergio Moro e aposta em vitória do ex-juiz ao governo do Paraná em 2026.
A eventual composição de Picler como suplente de Graeml abre um paradoxo político: de ex-brizolista a aliado de uma candidata que se reposiciona no campo conservador, o empresário reforça a guinada pragmática da jornalista.
Íntegra da carta enviada ao Blog do Esmael
Agradeço a gentileza do nobre Jornalista Esmael Moraes pela menção. Gostaria de esclarecer que fui deputado pelo PDT e defendi as causas da Educação como sendo um dos melhores instrumentos de desenvolvimento sócio-econômico. Devemos ensinar a pescar e não dar o peixe já limpo e preparado. Este é um dos pensamentos que me põe no espectro político de centro-direita. Sou a favor da liberdade de expressão. Ninguém pode ser proibido de se expressar mas deve ter ciência das consequências de seus atos na esfera civil e criminal, respeitando-se os devidos trâmites legais/constitucionais. Defendo uma Polícia Federal independente, ou seja sem influência política. Sou a favor de se dar condições para as polícias exercerem o combate a criminalidade com inteligência, tecnologia, respeito aos cidadãos de bem e com segurança jurídica. Defendo o direito dos cidadãos de terem armas legalizadas para sua defesa e de sua família, desde que tenha o devido preparo técnico, equilíbrio emocional e habitação legal. Sou contra a legalização da maconha e de outras drogas que alteram a consciência dos cidadãos. Em sã consciência as pessoas estão sujeitas a cometerem erros e até crimes, imaginem com a consciência alterada (tipo doidão). Há, no entanto, uma série de posicionamentos que poderemos debater livremente com a maior satisfação e respeito. Considero a Candidata Cristina Graeml uma cidadã de bem e plenamente qualificada para exercer a função de Senadora representando o espectro político de DIREITA. Fui ao evento para prestigiá-la e parabenizá-la pela inteligente decisão de se afiliar ao União Brasil. Tenho alta consideração e admiração pelo Senador Sérgio Moro, que de acordo com pesquisas que encomendei independente, possui alta probabilidade de ganhar a eleição para o Governo, já no primeiro turno.
A guinada pública de Picler confirma que a disputa pelo Senado em 2026 no Paraná será marcada por composições improváveis. A narrativa de Graeml, antes crítica ao Centrão, agora se funde ao discurso de ex-brizolistas convertidos à direita. A política, mais uma vez, revela como alianças e discursos podem mudar ao sabor da corrida eleitoral.
Leia também no Blog do Esmael: Paraná Pesquisas mostra Renan e Lira à frente na corrida ao Senado em Alagoas; Moro herda União Progressista no PR, isola Barros e desafia Ratinho; Michelle ativa pacto com Ratinho e empurra Barros ao Senado

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




