Início / datafolha

Datafolha: Metade dos eleitores quer Bolsonaro inelegível

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de março mostra que 51% dos entrevistados defendem a condenação de Jair Bolsonaro por sua campanha contra as urnas eletrônicas, o que o tornaria inelegível por oito anos. Enquanto isso, 45% acreditam que ele é inocente e deveria ser poupado pelo TSE.

Entre os entrevistados, a maioria acredita que a perda dos direitos políticos seria a punição mais correta para o ex-presidente, que trabalhou para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro desde antes de assumir a presidência, em 2019.

datafolha“>Tudo sobre a pesquisa Datafolha

  • 51% dos entrevistados pelo Datafolha defendem a condenação de Bolsonaro por sua campanha contra as urnas eletrônicas.
  • Metade dos eleitores brasileiros quer que Bolsonaro seja inelegível por oito anos.
  • 45% acreditam que ele é inocente e deveria ser poupado pelo TSE.
  • A perda dos direitos políticos é a punição mais correta para o ex-presidente, segundo a maioria dos entrevistados.
  • Nos meios políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre grande risco de ser condenado em pelo menos uma das 16 ações que correm contra si no Tribunal Superior Eleitoral.
  • Homens pró e contra a condenação empatam, enquanto as mulheres e os mais pobres são os que mais defendem a punição.
  • Os mais ricos defendem que Bolsonaro deve ser liberado pela Justiça Eleitoral.

A pesquisa ainda mostrou que 4% dos entrevistados não souberam avaliar a questão. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos meios políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre grande risco de ser condenado em pelo menos uma das 16 ações que correm contra si no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre elas, está a proposta pelo PDT que coloca no centro da discussão a reunião que Bolsonaro promoveu com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado, na qual ele desfiou seu rosário conspiratório contra a segurança das urnas eletrônicas.

Os apoiadores de Bolsonaro têm opiniões divergentes em relação à sua condenação. Homens pró e contra a condenação empatam, enquanto as mulheres e os mais pobres são os que mais defendem a punição, e os mais ricos defendem que Bolsonaro deve ser liberado pela Justiça Eleitoral.

O levantamento do Datafolha foi publicado nesta terça-feira (4/4) pela Folha, um jornalão paulistano de alma bolsonarista.

LEIA TAMBÉM