Coluna do Mac Donald: “Apesar de erros herdados, metrô curitibano ‘anda’ a preço mais barato do Brasil”

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, revela que o metrô curitibano, de 17,6km de extensão e 14 estações, está "andando" rápido; secretário Municipal de Governo apresenta tabela de custos, bem como cronograma de trabalho e vaticina: "é o mais barato do Brasil e, seguramente, um dos mais em conta do mundo"; capitão do time do prefeito, colunista diz que Gustavo Fruet teve de corrigir erros nos preços herdados da gestão anterior (Luciano Ducci); leia o texto.
Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, revela que o metrô curitibano, de 17,6km de extensão e 14 estações, está “andando” rápido; secretário Municipal de Governo apresenta tabela de custos, bem como cronograma de trabalho e vaticina: “é o mais barato do Brasil e, seguramente, um dos mais em conta do mundo”; capitão do time do prefeito, colunista diz que Gustavo Fruet teve de corrigir erros nos preços herdados da gestão anterior (Luciano Ducci); leia o texto.
por Ricardo Mac Donald*

Após a visita da Presidenta Dilma, a Prefeitura de Curitiba pisa no acelerador para a implantação do metrô. Enquanto uma equipe está em Brasília, ultimando as certidões, orçamento e a papelada, outra está aqui, escrevendo o edital de licitação, pois queremos, ainda em dezembro, anunciar a audiência pública para final de janeiro.

Cumpridas essas etapas, desejamos publicar a concorrência até o final de março de 2014. Uma coisa é certa: com extensão de 17,6km e 14 estações, o metrô de Curitiba se apresenta como o mais barato do Brasil, conforme a tabela abaixo:

tabela1_mac

Também fizemos um comparativo com custos de construção de vários metrôs do mundo, considerando o custo por quilômetro em dólares, que, no caso de Curitiba, será de 115 milhões.

tabela2_mac

Economia

A tabela acima confirma o acerto dos estudos determinados pelo Prefeito Gustavo Fruet no início deste ano, em que se reformularam os cálculos e a metodologia de construção herdados da gestão anterior.

P.S. Estou em Porto Alegre, na 6!ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, debatendo alternativas para o barateamento do transporte urbano, oportunidade para apresentar a Proposta de Curitiba para um novo financiamento do transporte público.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Deixe um comentário