Beto Richa “persona non grata” em Toledo (PR)

O governador Beto Richa (PSDB) poderá se tornar nesta segunda-feira (9) “persona non grata” do município de Toledo, próspero município no Oeste do Paraná.

Moradores da cidade planejam uma sessão “paralela” à da Câmara Municipal que, a partir das 14 horas, votará a concessão do título de Cidadão Honorário ao governador tucano.

A ideia dos toledanos é agraciar Beto Richa com o título de “Persona non grata” na cidade.

“Persona non grata” é uma expressão latina que significa literalmente “pessoa não agradável”, “não querida” ou “não bem-vinda”.

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) se posicionou contrária à concessão do título porque, segundo ela, o envolvimento do governador Beto Richa na Operação Quadro Negro e o recente congelamento por dois anos de avanços dos servidores públicos do estado “não o qualificam” para a honraria máxima.

“Como professora há 30 anos, é uma vergonha propor menção honora a Beto Richa. Me admira muito o município de Toledo fazer voto de louvor a um cara desse”, disparou a vereadora vermelha, que, no entanto, foi vencida na comissão que deu parecer favorável ao título.

Economia

A surra que os educadores levaram no Centro Cívico, no dia 29 de abril de 2015, também não pode ser esquecida.

A iniciativa do título de Cidadão Honorário partiu do prefeito Lúcio de Marchi (PP) e a justificativa para o agraciamento foi lida pelo relator da matéria, vereador Leandro Moura (PSL).

De acordo com o relator da proposta, Beto Richa “vem se destacado pela defesa da democracia” e pela “concepção de desenvolvimento com impacto na vida dos cidadãos toledanos”.

Traduzindo: o k-suco vai ferver no Oeste do Paraná na próxima segunda-feira; acompanhe aqui.

Assista ao vídeo da reunião que aprovou o parecer sobre o título:

Deixe um comentário