Maringá recebe, nos dias 9 e 10 de outubro, o 4º Fórum Paranaense de Cannabis e 1º Simpósio de Cannabis da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento será realizado no Auditório da Biblioteca Central da UEM e contará com especialistas de renome nacional e internacional para discutir os avanços na regulamentação da cannabis no Paraná e no Brasil.
Organizado pelo mandato do deputado estadual Goura (PDT), autor da Lei Pétala, em conjunto com a Associação SEMEAR e a Associação Cura em Flor, o evento é presencial, gratuito e com certificação. As inscrições podem ser feitas aqui.
Além de discutir os avanços na regulamentação, o evento propõe a construção de políticas públicas que garantam acesso democrático à terapia canábica e debater inclusão social, economia solidária e reparação histórica por meio do cultivo legal da cannabis.
O Fórum da Cannabis também visa a articulação entre universidades, instituições públicas e privadas, e movimentos sociais, com o intuito de compartilhar experiências nacionais e internacionais de uso medicinal, cultivo, regulamentação e geração de renda com a cannabis.
O deputado Goura avalia que “promover fóruns de debate sobre a cannabis é fundamental, uma vez que a regulamentação é um caminho sem volta e, a cada dia, pesquisadores e pacientes descobrem novos usos, levando alívio e esperança a milhares de pessoas.”
Quem pode participar
O evento é voltado para pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes, parlamentares, representantes de movimentos sociais, ativistas, associações de pacientes, empreendedores do setor canábico, órgãos públicos e sociedade civil interessada no tema.
Organizadores
Goura foi o autor da Lei Pétala, sancionada em 2023, que insere a cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. A lei facilita o acesso a medicamentos à base de canabinoides e garante tratamento gratuito para pacientes com doenças graves.
As associações SEMEAR e Cura em Flor são instituições dedicadas a desmistificar o uso da cannabis por meio de informações de qualidade, oferecendo apoio médico, jurídico e psicológico a pacientes e familiares que dependem desse tratamento.
Apoios
O evento conta com o apoio da UEM, por meio Departamento de Enfermagem, pelo Laboratório de Saúde Mental da Enfermagem, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e da Diretoria de Cultura, e com o patrocínio do Grupo L.A. Master, por meio da marca Taima Essential e Taima Rituals.
Além de professores de outros setores da UEM, a comissão científica do evento conta com docentes e pesquisadores da UNIOESTE Toledo, da Universidade Estadual de Londrina, da UNILA, da UFPR e da Universidade de Coimbra (Portugal).
Histórico
O 1º Fórum Paranaense de Cannabis foi realizado em 2021 no modelo online. Em 2023, 2º Fórum foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu. Em 2024, Londrina sediou a 3ª edição do Fórum Paranaense de Cannabis.
Programação
O evento contará com especialistas de renome nacional e internacional, mesas de debate e plenárias deliberativas, além de oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos e comunitários.
Também haverá exposições, apresentações culturais, feira de empreendedores e de economia solidária, além de um Espaço Kids, garantindo que mães e responsáveis possam participar plenamente das atividades.
Dia 09/10 (Quinta-feira)
14h00 – Credenciamento
14h30 – Abertura Cultural
14h45 – 1ª Mesa Redonda: “Cannabis: status e avanços possíveis no Paraná e no Brasil” – Com representantes de órgãos e instituições responsáveis pelas regulamentações, ciência e tecnologia.
15h45 – Intervalo + Apresentação de Trabalhos
16h15 – Mesa Redonda: “Acesso Público de Terapia Canábica: caminhos para sua efetivação” – Encontro de associações e entidades relevantes para a democratização do acesso
Abertura Oficial
19h00 – Abertura Cultural
19h30 – Mesa Solene
20h10 – Palestra de Abertura
Dra. Jackeline Barbosa
Médica, com Doutorado em Ciências Médicas pela UFRJ e Mestrado em Neurologia
pela FMUSP-RP. Pós-graduada em Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos pela Cornell University. Diretora do Departamento de Fitoterapia e Plantas Medicinais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Coordenadora da Câmara Técnica de Fitoterapia do CREMERJ. Presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia – AMBCANN.
21h00 – Encerramento do 1o dia
Dia 10/10 (Sexta-feira)
08h30 – Credenciamento
09h00 – Abertura Cultural
09h10 – Oficina: “Extração de Óleo Artesanal”
Com especialistas em farmacologia e representantes de associação local:
Msc. Tiago Demeu
Químico e Farmaceutico Mestre em farmacologia, especialista em estratégia de extração e
pesquisador sobre a eficácia do canabidiol para dor inflamatória aguda.
Dalila Almeida Souza
Mãe, Presidenta da Associação Cura em Flor, técnica em meio ambiente e química.
Produtora de cosméticos naturais e óleos essenciais.
10h00 – Intervalo + Apresentação de Trabalhos
10h30 – 1ª Plenária Deliberativa do Fórum: “Avanços na Lei 21.364/23 e Democratização do Acesso”
Mediação: Profa Dra. Joice Maria da Cunha (UFPR) – Bióloga, mestre e doutora em Farmacologia pela USP e pós-doutora nas áreas de estresse oxidativo e neuropatia diabética, sobre analgesia associada ao estresse, na Universidade da Califórnia em San Diego, na USP e na Universidade de Maastricht, Holanda. Atualmente, é professora no Departamento de Farmacologia da UFPR, na graduação e na Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR..
14h00 – Abertura Cultural: Teatro Nada Ortodoxo
14h30 – Mesa Redonda: “Plantar Justiça: Geração de Renda com Cannabis Legal” Com especialistas em direito, empreendedorismo canábico, geração de renda para projetos sociais do terceiro setor.
– Aline Ferreira – “Experiência Colombiana de cooperativismo e reparação das
comunidades” – Economista pela FAE Business School, administradora da Brazcann e especialista em regulação e negócios internacionais da cannabis medicinal e industrial, com atuação no Brasil, América Latina, EUA, Europa e Canadá.
– Sergio Barbosa Ferreira Rocha – “Empreendedorismo canábico: tributação justa” – Engenheiro agrônomo, fundador da Startup ADWA Cannabis, primeira empresa autorizada a cultivar cannabis no Brasil. Membro fundador e pesquisador líder do Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L. – GBEC/UFV (CNPq).
– Emilio Figueiredo – Reparação de quê? – Advogado referência nacional no assunto do cultivo medicinal e regulação da cannabis no Brasil, é um dos coordenadores do curso Cannabis Law e membro da Rede Reforma. Autor do livro “Advocacia e Maconha: uma etnografia sobre os advogados nas defesas e demandas da cannabis no Brasil”.
– Mauro Leno – “Reparação histórica e social com relação às drogas: qual a papel do movimento pró cannabis?” – Cientista Social, Mestre em Antropologia Social pela UFPR. Indigenista Especializado na Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Membro fundador da Marcha da Maconha de Curitiba. Pesquisador sobre Povos Indígenas e Políticas Públicas; Direito e Populações tradicionais; Políticas Públicas sobre Drogas; Psicoativos; Movimentos Sociais; Militância e novos movimentos sociais.
Mediação – Dra. Mariana Germann – Advogada criminalista, militante antiproibicionista, membro da Rede Reforma e artista.
15h30 – Oficina: “Cultivo e Melhoramento Genético de Cannabis”
Sergio Barbosa Rocha – Engenheiro Agrônomo, Geógrafo e especialista em Agroecologia pelo IFSudeste MG. Mestre e doutorando em Fitotecnia, com foco no melhoramento genético de Cannabis pela UFV.
16h30 – Intervalo + Apresentação de Trabalhos
17h00 – 2ª Plenária Deliberativa do Fórum: “Inclusão Social e Geração de Renda:
Instrumentos de Reparação”
Mediação: Dr. Emilio Figueiredo – Advogado e Integrante da Rede Reforma
18h30 – Encerramento Cultural
Batalha de rimas da V.O.
DJ Estevão + DJ PsyGoo + DJ Nini Ana
20:30 – Encerramento Geral
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael
Redação do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Entrar no Canal do WhatsApp