Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa.
Créditos: Orlando Kissner/Alep
O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na manhã desta sexta-feira (26) a semifinal do projeto “Debatedores Nota Mil”. O evento recebeu dezenas de estudantes de seis colégios estaduais de Curitiba e tem como objetivo preparar alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A ação é promovida pela Escola do Legislativo, através de uma parceria com o Instituto Eureka e a Fundação Wilson Pickler, com apoio da UNINTER e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os temas escolhidos para esta etapa da competição foram a influência das redes sociais no regime democrático e o desenvolvimento da Amazônia.
O presidente da Assembleia, Deputado Alexandre Curi (PSD), esteve presente durante o evento, reafirmou a importância da ação no âmbito da educação paranaense e parabenizou os estudantes presentes, além de destacar a recente aprovação do novo Código de Ética da Casa.
O Diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, comentou a ação e reforçou a importância da aproximação do Legislativo paranaense da população: “Estamos aqui com estudantes do ensino médio que vêm participando de um projeto com o Instituto Eureka e a Secretaria de Educação justamente para aperfeiçoar as técnicas de debate porque elas são úteis para que eles utilizem nas redações do ENEM. É um privilégio nosso, que está diretamente alinhado com o nosso planejamento de receber as pessoas e mostrar que, de fato, a Assembleia é a Casa do Povo.”
Projeto faz a diferença na vida escolar dos estudantes
Jhully dos Santos Bernardes, aluna do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, destacou a importância da iniciativa para sua formação não apenas na preparação para ingressar no ensino superior, mas também para a promover a consciência cidadã nos jovens. “É uma honra poder estar aqui e é muito gratificante poder fazer parte dos debatedores. É uma iniciativa muito importante para nós adolescentes, para se criar seres críticos, elaborar oratória, porque a faculdade espera isso da gente. Eu, como estudante do segundo ano, acredito que isso vai me preparar tanto para o terceiro ano quanto para minha faculdade. Poder estar aqui e compartilhar esse momento com meus colegas é uma honra porque podemos ver como os alunos podem se dedicar a um projeto tão bonito como esse, é muito gratificante”, declarou a estudante.
Sobre o evento, o Prof. Marlus Geronasso, um dos jurados, comentou: “Trazer a garotada para cá, alunos da rede pública, com a possibilidade de debater temas que podem aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio – como aconteceu em 2023 – é um compromisso, assim podermos instrumentalizá-los para realizar uma grande prova no ENEM. Por isso, cumprimento a Assembleia Legislativa por abrir as suas portas e permitir esse exercício democrático.”
Confira a lista de colégios participantes:
Colégio Estadual Dom Orione (classificado para a disputa do 1º lugar)
Colégio Estadual Cívico-Militar Jayme Canet (classificado para a disputa do 1º lugar)
Colégio Estadual do Paraná (classificado para a disputa do 3º lugar)
Colégio Estadual Prof. Alcyone Moraes de Castro Vellozo (classificado para a disputa do 3º lugar)
Colégio Estadual João de Oliveira Franco
Colégio Estadual João Mazzarotto
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael
Redação do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Entrar no Canal do WhatsApp