As principais notícias desta sexta-feira no Brasil e no mundo (02/02/2024)

Hoje, sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, o Blog do Esmael traz as principais notícias que estão movimentando o cenário nacional e internacional. Confira o resumo detalhado dos acontecimentos mais relevantes do dia:

  1. Agro bate recorde no número de pedidos de recuperação judicial

Aumentou em 300% na quantidade de pedidos de recuperação judicial de empresas do setor entre janeiro e setembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2022.

2. Flávio Dino volta para o Senado antes de assumir o cargo de ministro no STF

Na presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assumiu o cargo nessa quinta-feira (1º) após a exoneração de Flávio Dino, que será ministro do Supremo Tribunal Federal. Dino, que é senador pelo Maranhão, afirmou que reassumirá temporariamente sua cadeira na Casa, antes de tomar posse no STF, em 22 de fevereiro.

3. Israel e Hamas mais perto de acordo de cessar-fogo em meio a alerta sobre crianças de Gaza

Israel e o Hamas parecem estar cada vez mais perto de um acordo para um cessar-fogo e a libertação de alguns dos reféns ainda detidos pelo grupo militante em Gaza, enquanto a agência da ONU para a infância alertou que 17.000 crianças ficaram sem família ou foram separadas delas pelo conflito.

Economia

4. Inscrições para o Prouni do 1º semestre terminam hoje

Segundo MEC, os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2/2).

5. Bolsonaro recebeu informações da Abin Paralela, diz PF

A Polícia Federal (PF) tem elementos de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria um dos beneficiários com o acesso a informações oriundas do esquema de espionagem ilegal da chamada “Abin parela”, que investigava adversários, autoridades, empresários, professores, jornalistas, advogados, professores, dentre outros profissionais. 

6. Eduardo Paes proíbe celulares nas escolas do Rio

Em agosto de 2023, um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) proibiu o uso de celulares durante as aulas. A prefeitura planeja estender a medida, proibindo o uso de celulares pelos alunos nos recreios e intervalos entre as aulas a partir do início do ano letivo em 2024. 

7. Kremlin diz que anunciará data da visita de Putin à Turquia em devido tempo

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, permaneceu calado na data da visita planejada do presidente russo, Vladimir Putin, à Turquia. “Anunciaremos a data no devido tempo”, disse o porta-voz presidencial russo aos jornalistas, recusando-se a especificar se a visita ocorreria em 12 de fevereiro, como noticiou anteriormente a mídia turca.

8. TSE aprova lista tríplice para vaga no TRE-PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta quinta-feira (1º), por unanimidade, a lista tríplice de indicados ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Agora, a relação é encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá escolher e nomear o integrante à cadeira vaga, conforme prevê a legislação. Isso impactará diretamente no julgamento do senador Sergio Moro (União-PR).

9. Filiação de Marta pode definir disputa em SP e influenciar as eleições de todo o país

Presidente Lula recebe Marta Suplicy no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert.
  • Na noite desta sexta-feira (2/2), a ex-prefeita Marta Suplicy realizará um retorno significativo ao Partido dos Trabalhadores (PT), sob a tutela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este movimento estratégico visa fortalecer a pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, sinalizando uma formação de frente ampla na capital paulista para enfrentar o bolsonarismo. O ato de refiliação de Marta será marcado por uma grandiosa festa, prevista para receber entre 1,2 mil e 1,5 mil participantes, com a assinatura da ficha de filiação a cargo do próprio Lula, na Casa de Portugal, região central de São Paulo.

10. Luciana Santos, do PCdoB, assume a presidência da Federação Brasil Esperança

  • A ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, deverá assumir a presidência da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) no sistema de rodízio após o Carnaval. Ela vai substituir a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ficou no comando da agremição por dois anos.

Fique atualizado com o Blog do Esmael para mais informações detalhadas e análises aprofundadas sobre os eventos que moldam nosso mundo.

Deixe um comentário