O deputado Arilson Chiorato (PT) disse que o governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD) desembarcou em Brasília, nesta quinta-feira (19/1), para discutir as concessões de rodovias e implantação do pedágio no Paraná.
Segundo Chiorato, o mandatário estadual insiste em manter o modelo de pedágio construído com o governo derrotado de Jair Bolsonaro, que prevê 15 novas praças, 35 anos de contrato e tarifas 40% mais caras após o fim das obras.
A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da qual o deputado é coordenador, é contra esse modelo defendido pelo govenador Ratinho Jr.
“Ouvimos o povo paranaense que também é contra, por isso, duvido muito que o governo Lula concorde com a proposta. Defendemos tarifa a preço justo com qualidade nas rodovias. Pedágio caro nunca mais!”, pregou Arilson Chiorato, que tem atuado como uma “muralha” para segurar o lobby das pedageiras.
Há duas semanas, também em Brasília, uma expedição paranaense visitou o advogado-geral da União (AGU), ministro Jorge Messias [“Bessias“], para encaminhar contra a privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o modelo de pedágio proposto pelo governador Ratinho Jr.
Nessa empreitada, além de Chiorato, estiveram presentes a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
Na campanha eleitoral de 2022, no Paraná, o então candidato Lula prometeu implantar pedágio de manutenção nas rodovias do Paraná – com tarifa máxima de R$ 5 por trecho. A proposta também era encampada por Roberto Requião, que concorreu ao governo do estado pelo PT.
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