Álvaro Dias luta para manter o comando do Podemos no Paraná

O ex-senador Álvaro Dias (Podemos-PR) trava uma disputa direta pelo controle do partido no Paraná.

O deputado federal Felipe Francischini e o deputado estadual Do Carmo, ambos oriundos do União Brasil, articulam para tomar o comando da legenda. Eles se aproveitam do desgaste interno e do caráter provisório da comissão estadual.

Francischini e Do Carmo mantêm relação próxima com o governador Ratinho Júnior (PSD). Caso não concorra ao Palácio do Planalto, o chefe do Executivo paranaense poderá disputar uma das vagas ao Senado.

Nesta terça-feira (30), o deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) foi a Brasília com a missão de assegurar o mando político do Podemos no estado. Ele tem na agenda uma reunião com a presidenta nacional da sigla, Renata Abreu.

O movimento de Denian busca impedir que Francischini e Do Carmo assumam a direção partidária, o que significaria a perda de espaço de Álvaro no Paraná, onde tenta reconstruir sua base para voltar ao Senado.

Na semana passada, o Podemos perdeu a jornalista Cristina Graeml, que migrou para o Centrão, isto é, para o União Brasil federado ao PP.

AEP-0050-25-WEB-BANNER-CODIGO-DO-CONSUMIDOR-728x90

Aliados de Álvaro dizem que o partido já estava “pequeno demais” para as ambições da ex-líder de direita que também cogita disputar uma cadeira no Senado em 2026. A mudança coloca Graeml em rota de colisão com o próprio Álvaro, que também projeta candidatura.

Nos bastidores, dirigentes do Podemos reagiram com ironia à saída. “Agora ela é um problema do Moro”, comentou um quadro da legenda, prevendo atritos entre a jornalista e o senador Sergio Moro (União-PR).

Álvaro Dias, que encerrou em 2023 um ciclo de 24 anos no Senado, enfrenta o assédio de parlamentares ligados ao União e ao Palácio Iguaçu. Ele tenta manter o Podemos vivo no tabuleiro político do Paraná. O comando da sigla no estado tornou-se peça-chave para definir se terá fôlego eleitoral em 2026.

Segundo pesquisas de opinião, que circulam no Centro Cívico, Ratinho Júnior lidera para o Senado, seguido por Alvaro Dias.

O Blog do Esmael acompanha os bastidores da disputa partidária no Paraná e em Brasília. Leia também sobre a federação União-PP, a movimentação de Sergio Moro e as articulações rumo a 2026.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Deixe uma resposta