A adoração de Grok por Elon Musk está ficando estranha

Não é nenhum segredo que Elon Musk molda a plataforma social X e o chatbot Grok AI “que busca ao máximo a verdade” de X de acordo com suas preferências. Mas é possível que Musk tenha precisado de um impulso extra no ego esta semana, porque a adoração de Grok ao seu criador parece, digamos, mais perceptível do que o normal.

Como várias pessoas apontaram nas redes sociais no último dia, o chatbot público de Grok está atualmente propenso a insistir na habilidade de Musk em absolutamente qualquer coisa, não importa quão improvável – ou, inversamente, embaraçoso – seja um determinado feito.

Se pressionado, Grok também afirmará que Musk seria o melhor em comer cocô ou beber urina, mas preferiria se concentrar em quão bom ele é em fazer foguetes, por favor. Pelo menos algumas dessas postagens foram excluídas na última hora; X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o fenômeno feito por A beira.

Este envidraçamento parece ser exclusivo da versão X do Grok; quando pedi ao chatbot privado para comparar Musk com James, ele admitiu que “LeBron James tem um físico significativamente melhor do que Elon Musk”. A página do Github para os prompts do sistema do Grok indica que eles foram atualizados há três dias, com as adições incluindo uma proibição de “one-liners sarcásticos” e instruções para não basear as respostas em “quaisquer crenças declaradas em postagens anteriores do Grok ou por Elon Musk ou xAI”, mas não há nada que pareça explicar claramente esse novo comportamento – embora os prompts do sistema sejam apenas uma maneira de moldar como os sistemas de IA funcionam.

De qualquer forma, isso está longe de ser o mais estranho que Grok já conseguiu, e é menos perturbador do que a breve obsessão do bot com o “genocídio branco” ou seu intenso anti-semitismo – que, aliás, ainda está em chamas na forma de negação do Holocausto. Grok já procurou a opinião de Musk para formular suas próprias respostas, então mesmo a preocupação com Musk não é nova. Mas isso nos lembra a conexão estranhamente íntima que Grok – um produto que foi lançado em todo o governo dos EUA, entre outros lugares – tem com seu proprietário, e como essa conexão tende a aparecer aleatoriamente.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *