O velho Karl Marx ensinou em 18 Brumário que “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa!.
Quando disputou a prefeitura de Curitiba em 2008, a atual ministra Gleisi Hoffmann tinha o seguinte slogan de campanha: Melhorar o que está bom, fazer o que nunca foi feito!.
Em 2012, a ministra não é candidata. Apóia o aliado Gustavo Fruet (PDT) para a prefeitura da capital. Prova de seu empenho, Gleisi emprestou até seu marqueteiro — Oliveiros Marques — ao pedetista.
Não é que o moço da marquetagem repetiu o mesmo slogan de Gleisi? Na cara dura, Oliveiros voltou a 2008 para dar um Crtl+Crtv (cópia) de uma estratégia já derrotada.
Se está bom, como dizem Fruet e Gleisi na tevê, por que mudar?
Essa pergunta que eu faço hoje não é original. Há 4 anos foi exaustivamente levantada. Na época, tanto o marqueteiro quanto Gleisi fizeram ouvidos moucos para as críticas.
A história está se repetindo em 2012. Fruet comete o mesmo erro cometido por Gleisi em 2008.
Quanto ao marqueteiro, muito provavelmente, quer provar a Gleisi e a si mesmo que não foi o slogan que perdeu aquela eleição para Beto Richa (PSDB).
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.