Rodrigo Rossoni é cassado por abuso de poder econômico

* Filho do presidente da Assembleia fica no cargo enquanto recorre da decisão

Rodrigo Rossoni (PSDB).
O prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni (PSDB), foi cassado ontem à  noite (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) devido abuso do poder econômico nas eleições suplementares de 3 de julho de 2011.

De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual (MP), o prefeito eleito abusou do poder econômico ao contratar para a campanha 528 cabos eleitorais, o equivalente a 11,44% dos votos recebidos nas urnas (4.614).

Segundo o MP, se os candidatos ao governo do Paraná tivessem adotado o mesmo critério de contratação de cabos eleitorais de Bituruna, proporcionalmente, nas eleições de 2010, seriam 868 mil cabos eleitorais para cada candidatura.

A decisão foi proferida pelo juiz Irajá Pigatto Ribeiro, da 153!ª Zona Eleitoral, do TRE, porque a juíza de União da Vitória, Leonor Pisolo Constantinópolos Severo, declarou-se impedida em 23 de agosto por motivos de foro íntimo!.

Para o juiz, houve desequilíbrio na disputa em virtude do ambiente de desigualdade criada pela excessiva massificada propaganda que realizaram em favor da sua candidatura, e firmada no excessivo número de cabos eleitorais que contrataram, a ponto de influir no resultado das eleições, decidida, repito, em meros 64 votos!.

Além de Rossoni, o vice João Vitório Nhoatto (PSC) também perdeu o cargo. O Ministério Público requereu que ambos fiquem inelegíveis pelo período de oito anos.
O prefeito cassado é filho do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), cujas bandeiras principais são a ética e transparência!.

Economia

Caso a cassação seja mantida, o segundo mais voto Roberto de Oliveira, o Robertinho, do PDT, assume o cargo. Ele é tio do prefeito e cunhado de Valdir Rossoni.

Ainda cabe recurso à  decisão do juiz Irajá Pigatto Ribeiro. Outros cinco processos tramitam na Justiça Eleitoral contra o prefeito de Bituruna.

No que pese o foguetório da oposição em Bituruna, Rodrigo Rossoni e João Nhoatto permanecem no cargo enquanto os tribunais superiores analisam recurso da defesa.

Clique aqui para ler a íntegra da decisão do TRE-PR.

Leia também:

TRE cassa filho do presidente da Assembleia do PR
Eleição em Bituruna: Oposição reconhece vitória de Rodrigo Rossoni
Oficialmente, Bituruna ainda não sabe quem é o novo prefeito
Eleição em Bituruna: TRE ainda não confirma vitória de Rodrigo Rossoni
Na apuração oficial do TRE, Robertinho ainda lidera
Rossoni diz que venceu em Bituruna (PR)
Parcial da eleição em Bituruna (PR)

Deixe um comentário