55% dos tuítes pró-Bolsonaro são feitos por robôs, aponta estudo

Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), obtido pelo Site Valor, mostra que robôs foram responsáveis por mais da metade das publicações favoráveis ao presidente Bolsonaro no Twitter.

Por meio de ferramentas de ciência de dados, as professoras Rose Marie Santini, da UFRJ, e Isabela Kalil, da Fesp, demonstram que robôs responderam por 55% dos 1,2 milhão de posts que usaram a expressão #BolsonaroDay para homenagear o presidente em 15 de março, dia de atos de rua pró-governo.

A pesquisa identificou a ação de 23,5 mil usuários não humanos a favor do presidente em um universo total de 66 mil usuários que publicaram a “hashtag” naquele dia.

É um exército de “bots” e ciborgues criados, cultivados e programados para fazer bombar o assunto que for conveniente para quem os comanda, no exato momento escolhido para o ataque.

A essa tropa somam-se 1,7 mil contas que publicaram sobre #BolsonaroDay e, horas depois, foram apagadas do Twitter. O comportamento, segundo as pesquisadoras, é típico de robôs. Antes de sumir, o grupo foi responsável por 22 mil tuítes a favor de Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM
Pesquisadores mostram como as ‘fake news’ são propagadas pelos robôs bolsonaristas

Economia

Coranavírus começa a derreter aprovação de Bolsonaro, diz pesquisa XP Ipespe

WhatsApp é a rede social que mais cresceu na pandemia do coronavírus

As informações foram processadas no software com inteligência artificial “Gotcha”. O classificador de bots foi desenvolvido nos últimos dois anos pelo Laboratório de Microssociologia e Estudo de Redes (NetLab) da UFRJ, com apoio da startup Twist System.

A parceria com o Núcleo de Etnografia Urbana (NEU) da Fesp consistiu em treinar, ao longo de um ano, o algoritmo para funcionar com base em um banco de dados de temas relacionados à política brasileira.

As informações são do Valor.