osma terra

A terra é plana: Osmar Terra depõe hoje na CPI da Covid; acompanhe ao vivo

O deputado Osmar Terra (MDB-RS) será ouvido nesta terça-feira (22/6) pela CPI da Covid. Ele é considerado o padrinho do “gabinete paralelo” no Ministério da Saúde, que orienta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas decisões sobre a pandemia. O Blog do Esmael transmite a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo.

CPI da Covid ao vivo

Simpático à teoria terraplanista, o parlamentar gaúcho era ministro da Cidadania e nesse período se posicionava antiquarentena, contra o isolamento e o distanciamento social. Lockdown para ele soava então como palavrão.

Além de negar que a terra é redonda, Osmar também negou o potencial mortífero do vírus.

Em março de 2020, Terra afirmou que o total de mortes por H1N1, o vírus que provoca a gripe suína, seria maior do que o de covid-19 no país. O H1N1 vitimou 2.098 pessoas, de 2009 a 2010 no Brasil.

No sábado (19/6), no entanto, o Brasil perdeu mais de 500 mil vidas na pandemia.

Quem é Osmar Terra na fila do pão

O gaúcho Osmar Terra é médico com especialização em saúde perinatal pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em neurociência pela PUC do Rio Grande do Sul. Deputado no sexto mandato como deputado federal pelo MDB do Rio Grande do Sul, ele tem 71 anos.

Defensor de que a Terra é plana (terraplanismo), o deputado foi ministro da Cidadania em 2019, tem propagado as mesmas ideias que o presidente sobre o coronavírus: defende o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da doença e o isolamento apenas de idosos e pessoas com doenças preexistentes (o chamado grupo de risco).

Considerado chefe do “gabinete paralelo” da Saúde, Terra deixou o governo Bolsonaro após 14 meses no Ministério da Cidadania em virtude de problemas na gestão do programa Bolsa Família e também para reacomodação do ministro Onyx Lorenzoni (DEM-RS), fiel aliado do presidente, que vinha sendo criticado pela condução da Casa Civil.

Na década de 70, no Rio, Osmar Terra era militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Atualmente, Osmar Terra é conselheiro político e espiritual do presidente e da família Bolsonaro.