Evo Morales pode vencer na Bolívia deste domingo já no 1º turno

O candidato do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, pode vencer já no primeiro turno deste domingo (20) com a candidatura Luis Arce Catacor.

Ex-ministro da Economia e candidato à presidência da Bolívia pelo Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Evo Morales, Luis Arce lidera com 40,3% das intenções de voto entre os eleitores que irão às urnas. A sondagem é da Fundação Jubileo.

Em segundo lugar, segundo o levantamento, aparece o ex-presidente Carlos Mesa com 26,2% das intenções de voto.

A atual presidente interina, Jeanine Áñez, ficou em terceiro, com 10,6%, jogou a toalha. Ela anunciou que saiu da disputa.

Como era esperado, Añez declarou que tomou a decisão de retirar sua candidatura para as eleições de 18 de outubro “pelo bem maior” e para evitar que os votos de oposição ao partido de Morales, Movimento para o Socialismo, fiquem dispersos em candidaturas diversas.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 3 e 7 de setembro e entrevistou 15.979 pessoas em todo o país, com um nível de confiança de 95%, de acordo com seus realizadores, uma aliança de mais de 20 organizações bolivianas.

Economia

De acordo com a pesquisa, com ampla base de dados, o MAS de Evo Morales estaria a 3 pontos de obter uma vitória eleitoral no primeiro turno.