Notícias ao vivo da Covid-19: Jair Bolsonaro provoca apagão no balanço global da Universidade Johns Hopkins

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) provocou um verdadeiro apagão no balanço global da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sobre o coronavírus no Brasil.

Os dados brasileiros são importantes para que a instituição consiga totalizar o avanço da pandemia da Covid-19 pelo mundo. Até sexta-feira (5), no último levantamento da Johns Hopkins, o Brasil era país em segundo no ranking internacional de casos e em terceiro no de óbitos;

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a decisão de excluir o Brasil do balanço global foi tomada após a omissão de dados do governo brasileiro. O levantamento da instituição americana é referência no acompanhamento da pandemia.

Em nota, neste sábado (6), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) acusou o governo do presidente Jair Bolsonaro busca tornar invisíveis os mortos pela Covid-19 no país. O colegiado reúne os secretários de Saúde dos estados.

LEIA TAMBÉM

Governo Bolsonaro quer esconder número de mortos por Covid-19, dizem secretários de Saúde

Economia

Homens carecas são mais vulneráveis à Covid-19, diz jornal britânico

Prefeito de Curitiba surta contra velhos e deficientes durante uma live sobre Covid-19

Paralelamente, à manifestação do Conass, a Defensoria Pública da União (DPU) afirmou que irá ajuizar uma ação na Justiça a fim de obrigar o governo a divulgar os dados completos da Covid-19 no País.

O portal do Ministério da Saúde começou a omitir o tal de mortes e de casos confirmados do novo coronavírus.

“Não pode qualquer chefe do poder executivo, federal, estadual ou municipal, escolher ou não tomar providências de enfrentamento ao coronavírus. Isto é um dever do administrador público. Do mesmo modo que é um dever informar correta e adequadamente à população não só sobre as medidas que as pessoas devem adotar para evitar sua contaminação e a dos demais, mas também todos os atos adotados pelo poder público no combate à disseminação da doença”, afirma um trecho do pedido da DPU.

Além disso, nessa guerra de números e de versões, o presidente Jair Bolsonaro determinou ontem (5) que os dados da doença sejam atualizados sempre após as 22h para evitar que os telejornais divulguem o aumento de mortes no Brasil.

O Jornal Nacional, da TV Globo, acionou seu “Plantão da Globo” na noite de ontem, às 21h45, para anunciar os novos casos e mortes por coronavírus. Teve mais audiência que na programa regular, ou seja, o tiro de Bolsonaro saiu pela culatra.