“Bolsonaro deve sofrer um impeachment”, diz Lula à CNN

Em entrevista à CNN International, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou Jair Bolsonaro pelas mortes de milhares de pessoas no Brasil na pandemia e defendeu que o presidente responda por crime de responsabilidade na condução da crise sanitária. “São 35 pedidos de impeachment no Congresso. Em algum momento o presidente da Câmara [ Rodrigo maia] terá que escolher um para votação”, disse.

A emissora norte-americana diz que Lula continua sendo uma força política relevante no cenário brasileiro. “Herói da esquerda, o ex-presidente viu o Covid-19 abrir um caminho de morte em todo o Brasil, dizimando uma economia já em dificuldades”, aponta a CNN. “E ele atribui a culpa ao atual presidente, Jair Bolsonaro”.

Em entrevista à CNN por webcam, Lula disse que Bolsonaro merece ser acusado pelo que considera uma conduta “irresponsável” e “negligente” no gerenciamento da crise do coronavírus, mas também da economia do país, que entrou em colapso. “[Bolsonaro] cometeu muitos crimes de irresponsabilidade e acho que ele já merece ser punido por isso”, disse. Ele descrevendo o líder de extrema-direita como o pior da história do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Democratas expulsa ‘bolsonazi’ Sara Winter da legenda

Augusto Aras reafirma que Constituição não admite intervenção militar

Economia

Trump e Bolsonaro discutiram uso hidroxicloroquina contra o coronavírus

A CNN descreve a gestão de Lula pelo boom econômico, apontando que o governo do presidente do PT ajudou o Brasil a crescer em 2003, chegando a ser a sexta maior economia do mundo até 2012. “Ele também implementou políticas sociais que reduziram significativamente a desigualdade e tiraram mais de 29 milhões de pessoas da pobreza, segundo o Banco Mundial”, aponta a emissora de notícia, uma das mais prestigiadas do mundo.

Lula lamentou a deterioração econômica e disse que o coronavírus piorou ainda mais as coisas. “O Brasil está passando por uma profunda crise de saúde, uma profunda crise econômica e uma crise de irresponsabilidade por parte do Presidente da República”, disse.

Lula reconhece que a oposição ainda não está unida o suficiente para colocar o impeachment em movimento. Mas ele acredita que é apenas uma questão de tempo. “Hoje existem 35 pedidos de impeachment no Congresso Nacional”, disse. “[Em algum momento] o presidente da Câmara terá que escolher um dos pedidos para votar”.

*Da Redação da Agência PT