URGENTE: Morre o cantor e compositor “Novo Baiano” Moraes Moreira

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13), aos 72 anos, no Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pela assessoria do artista em contato segundoo Metro1. De acordo com familiares do artista, não se sabe o que teria causado a morte. “Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, informou um familiar do cantor.

LEIA TAMBÉM
Campanha #TaxarFortunas para salvar vidas é lançada nesta segunda

A paixão e ressurreição da verdade

Bolsonaristas fazem dança do caixão zombando dos mortos da Covid-19; assista

Antônio Carlos Moraes Pires começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, o “Portal da Chapada Diamantina”. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia.

Economia

Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 a 1975. Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo.

O álbum Acabou Chorare, lançado pela banda em 1972, foi considerado pela revista Roling Stone Brasil em primeiro lugar[6] na lista dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira divulgado em 2007.

Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita. Em dezembro de 2015, o grupo Novos Baianos anunciou um retorno com a formação original.

Com informações do Metro1 e Wikipédia.