Brasil tem a maior taxa de contágio da Covid-19 no mundo, diz estudo

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Imperial College de Londres mostrou que o Brasil tem a maior taxa de contágio do coronavírus do mundo. O índice nacional é de 2,8 – ou seja, cada pessoa infectada pelo SARS-Cov-2 transmite a doença para quase três pessoas. O estudo analisou a situação da pandemia em 48 nações.

De acordo com a pesquisa, o país poderá registrar mais 5.680 óbitos por Covid-19 na próxima semana. Até esta quarta-feira, o Brasil teve 5.466 mortes confirmadas pela doença. Entre as nações analisadas, apenas Brasil e EUA apresentam esta tendência na escalada do número de mortes.

O cálculo dos novos óbitos foi feito baseado em uma média de casos mínimos (2.360) e casos máximos (9.770) que poderão ocorrer no país na próxima semana, segundo os dados do Imperial College.

Além do Brasil, a taxa de contágio por coronavírus também é alta em países como Irlanda (2,24), México (1,95) e Polônia (1,78). Já as menores taxas foram vistas na Grécia (0,44), Suíça e Equador (em ambos os casos, 0,71).

LEIA TAMBÉM:

Coronavírus: Brasil tem 5.901 mortes e 85.380 casos confirmados

Economia

Bolsonaro descumpre ordem judicial e não apresenta resultado de exame para Covid-19

Com Maia, FHC e Alcolumbre no 1º de maio virtual, Boulos e FPSM desistem de participar

Os especialistas condicionam a análise do fim do isolamento ao cumprimento de cinco fatores: a quantidade de leitos de UTI, quedas sucessivas do número de mortes por 14 dias, baixa taxa de contágio, disponibilidade de equipamentos de proteção para saúde e testes, além de um sistema de monitoramento que verifique se a transmissão de casos está sob controle.

Nesta quarta-feira, uma carta assinada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência alertou que, se o Brasil não adotar em breve um plano de ação contra o coronavírus, “os pronunciamentos do governo se resumirão a informar o número de mortos”.

A entidade lembra que o país ainda não atingiu o pico da epidemia e que deve seguir as diretrizes estipuladas pela Organização Mundial de Saúde, como o isolamento social.

*Da Agência O Globo