Associação Brasileira de Imprensa exige compostura de Bolsonaro


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota nesta quarta-feira (4) sobre mais um ato de desrespeito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos jornalistas que fazem o trabalho de cobertura na porta do Palácio do Planalto. Nesta manhã de quarta-feira (4), Bolsonaro levou um comediante fantasiado de presidente que distribuiu bananas aos profissionais de imprensa.

“A ABI já procurou direções de veículos de imprensa e de entidades de representação de jornalistas para articular, conjuntamente, uma resposta polida, mas firme, às inaceitáveis agressões de Bolsonaro e de integrantes de seu círculo mais próximo”, diz um trecho da nota.

A entidade histórica da categoria diz que “continuará resistindo às agressões do presidente à imprensa”.

Leia a íntegra da nota da Associação Brasileira de Imprensa:

Compostura, senhor presidente

Nesta quarta-feira, a porta do Palácio da Alvorada foi palco de mais um episódio vergonhoso, em que jornalistas foram desrespeitados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Economia

Um humorista fantasiado de presidente e trajando um arremedo de faixa presidencial, chegou ao local num carro oficial com o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajmgartem, e distribuiu cachos de bananas aos jornalistas.

Em seguida, apareceu Bolsonaro e interagiu com piadas de mau gosto com o humorista, participando da palhaçada e ofendendo os jornalistas e o trabalho da imprensa.

Esse comportamento inaceitável do presidente com a imprensa vem se repetindo e se acentuou ao longo das últimas semanas. Demonstra pouco apreço à democracia e à liberdade de expressão – quando não também machismo e misoginia, ter como alvo preferenciais profissionais do sexo feminino.

Seja como for, está a exigir uma resposta firme de todos os democratas.

A ABI já procurou direções de veículos de imprensa e de entidades de representação de jornalistas para articular, conjuntamente, uma resposta polida, mas firme, às inaceitáveis agressões de Bolsonaro e de integrantes de seu círculo mais próximo.

E continuará resistindo às agressões do presidente à imprensa.

Continuará, também, exigindo do presidente um comportamento à altura de seu cargo.

Compostura, senhor presidente!

Paulo Jeronimo de Sousa – Presidente da ABI