Governo Trump fecha acordo com Talibã no Afeganistão


O governo dos Estados Unidos e seus aliados fecharam um acordo com Talibã em Doha neste sábado (29). O acordo implica na retirada de todas as tropas norte-americanas do Afeganistão em 14 meses e, em contrapartida, o Talibã suspende as ações armadas de desestabilização do governo de Cabul, apoiado pelo EUA. Um comunicado conjunto foi divulgado pelo governos norte-americano e afegão.

Após uma redução inicial de tropas para 8.600, dentro de 135 dias a partir da assinatura do acordo, os Estados Unidos e seus parceiros “concluirão a retirada de suas forças restantes do Afeganistão”, afirma a declaração.

O acordo de Doha prevê a saída de milhares de tropas americanas do país após mais de 18 anos em troca de vários compromissos de segurança assumidos pelos insurgentes e uma promessa de manter conversações com o governo em Cabul.

LEIA TAMBÉM:

Especialistas dos EUA questionam fraude eleitoral constatada pela OEA na Bolívia

Gleisi: “Deixe de ser mentiroso, Bolsonaro! Seu projeto econômico é um fracasso!”

Economia

Robôs bolsonaristas mantêm ataque contra Rodrigo Maia, o #NhonhoSafadão

Além disso, há o compromisso da libertação de cinco mil prisioneiros do Talibã. O grupo também se comprometeu em libertar mil reféns que estão em áreas controladas pela insurgência fundamentalista.

*Com informações de agências internacionais