Bolsonaro amplia a pobreza e apela ao terror como saída, por Milton Alves

A semana começa impactada pelos brutais acontecimentos ocorridos neste domingo (1) na favela de Paraisópolis, região sul da capital paulista, onde uma ação repressiva da PM resultou em nove jovens mortos e deixou dezenas de feridos.

Em São Paulo, no fim de semana, uma nova matança de jovens, pobres, negros e periféricos envolvendo a ação de forças públicas de segurança. Uma realidade que invade o nosso cotidiano e parece se naturalizar nestes dias de ode à violência e a barbárie.

Ao mesmo tempo, o governo Bolsonaro promete endurecer o que chama de combate ao crime, implementando uma legislação autoritária, punitivista e permissiva. Uma diretiva de comando para as forças policiais e militares que funciona como uma deliberada licença para matar, reprimir e aterrorizar.

A chegada da extrema-direita ao governo federal impulsionou a política de criminalização da pobreza e do extermínio como forma de um pretenso combate da criminalidade.

O discurso perigoso e fascista do governo Bolsonaro, cada vez mais, apela ao terror como saída para a profunda crise social que atravessa o pais de ponta a ponta.

As últimas iniciativas do governo apontam para mais repressão e violência: Bolsonaro quer banalizar o uso da Lei da Garantia e da Ordem (GLO) e instituir o famigerado projeto de Excludente de Ilicitude. Por sua vez, o ministro da Justiça, Sergio Moro, continua uma verdadeira cruzada em defesa do nefasto e demogógico “pacote anticrime”, que inclui até adoção de pena antecipada em tribunal do júri.

Economia

LEIA TAMBÉM
Estudantes farão protesto pelo massacre de Paraisópolis

Mortes em Paraisópolis foram execução, diz presidente do Condepe

Vídeos mostram cenas do massacre em Paraisópolis; assista

A violência estatal aumenta em meio ao crescimento da extrema pobreza e da miséria no país. A concentração de renda bate recordes. No período de 2014 até 2019, a renda da metade mais pobre da população caiu. A perda foi de 17,1%. No mesmo período, a renda da parcela que compreende o 1% mais rico avançou 10,11%. Nos últimos dois anos, o contingente de pessoas em situação de pobreza passou a contar com mais de 6,2 milhões de brasileiros.

O drama social no país é agravado ainda por um crônico e continuado desemprego de mais de 12 milhões de brasileiros e pelo desmonte da rede de proteção social construída durante os governos petistas, inclusive com o congelamento de novos ingressos ao programa Bolsa Família.

O custo do ajuste neoliberal, como nos demais países da América Latina, cobra a sua cota de sangue dos brasileiros mais pobres, apelando para o terror como solução para conter a inevitável explosão social que, mais cedo ou mais tarde, eclodirá como um gesto de reação pelo direito à vida.

*Milton Alves é ativista social e militante do PT de Curitiba. Autor do livro ‘A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada Contra Lula e o PT’